«Festa da 1º Comunhão e da Profissão de fé!…»

Estamos em festa da catequese neste fim de semana com a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé das nossas crianças do 3º e do 6º ano da catequese. Tiveram um percurso de três e seis anos de preparação até este dia que é um marco para as crianças, para as famílias e para a paróquia. Agradeço desde já as catequistas que acompanharam os diversos grupos que fazem a 1ª Comunhão e a Profissão de Fé ou Comunhão Solene e bem visto, no sentido que há quem só volte para fazer esta festa, mas é sempre bom, pois é razão para dizermos que não perderam o que receberam, esperando que seja um recomeço de uma nova caminhada com os demais. Não estamos sós no caminho da fé e todos precisamos de guias.

Recordo os avós que foram ensinado os netos a rezar e vieram com eles à igreja e lhes falaram de Jesus e foram dizendo aos filhos que era preciso batizá-los e levá-los à catequese. É o costume da família e sempre fizeram assim! Recordo os pais que passam na igreja e com eles falam de Jesus e até vêm a missa e às festas da catequese e vão passando pelas outras festas paroquiais. Precisamos todos do testemunho da presença, pois da ausência, essa é fácil habituar-se como é fácil cair no facilitismo da crítica. Juntos formamos comunidade e grupo e força que embala e ampara a vida. Necessitamos voltar a sentir a “saudade de voltar a estarmos juntos, celebrar juntos e juntos “perder tempo” pois já quisemos e não podíamos. Tudo o que investimos na família nunca é demais. Investir no tempo que damos a Deus, melhora a nossa qualidade de vida. Todo ganhamos em estima e em união, pois é bom estarmos juntos: “é como o orvalho que cai do Hérmon”

Sejam estas festas um “verdadeiro orvalho” sobre as famílias e que a união destes momentos com as crianças sejam oásis de paz, alegria, bem-estar, compreensão e sobretudo viva-se a alegria das crianças. Não sejamos estorvos e empecilhos da presença de Deus nas suas vidas. Ver o entusiasmo com que vivem estas “coisas de Deus” e queira “Deus consumar o bem que nelas começou!”. Possam saborear o amor de Jesus neste início do mês do Coração de Jesus, participando nas celebrações onde vão e vejam que não estão sós nesta aventura de acreditar em Jesus. Têm muitos colegas da mesma idade. Deus seja Louvado|

 

MESA DA PALAVRA – IX DOMINGO COMUM – B.

1ª Leitura: Dt 5, 12-15 – Guarda o dia de sábado para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus. 13 Trabalharás durante seis dias e neles farás todos os teus trabalhos; 14 mas, o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás trabalho algum, nem tu, nem os teus filhos e filhas, nem o teu escravo ou escrava, nem o teu boi, o teu jumento ou qualquer outro animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15 Lembra-te que foste escravo na terra do Egipto, donde o Senhor, teu Deus, te tirou com mão forte e braço estendido. Por isso te ordenou o Senhor, teu Deus, que guardasses o dia de sábado.

Salmo: Sl 80(81): Aclamai a Deus , nossa força.

2ª Leitura: 2Co 4, 6-11 – Porque o Deus que disse: das trevas brilhe a luz, foi quem brilhou nos nossos corações, para irradiar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo. 7 Trazemos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que este extraordinário poder é de Deus e não é nosso. 8 Em tudo somos atribulados, mas não esmagados; confundidos, mas não desesperados; 9 perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não aniquilados; 10 Trazemos sempre no nosso corpo a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo. 11 Estando ainda vivos, estamos continuamente expostos à morte por causa de Jesus, para que a vida de Jesus seja manifesta também na nossa carne mortal.

Evangelho: Mc 2, 23-28 –  Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho. 24 Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Por que fazem eles ao sábado o que não é permitido?» 25 Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? 26 Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?» 27 E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. 28 O Filho do Homem até do sábado é senhor.»

 

 AGENDA PAROQUIAL DA RIBEIRA BRAVA

R MÊS de JUNHO

1 Junho – 1ª Comunhão, 17h. 42 Crianças do 3º ano catequese

2 Junho – Profissão de Fé, 12h: 48 crianças do 6º ano de catequese

7 Junho – Dia do Coração de Jesus, 8h. Dia do Clero.

8 Junho – Batismos, 16h

9 Junho – Casamento, 14h

12 Junho – Dia da Criação da Diocese do Funchal

13 Junho – Santo António, 8h

15 Junho – Caminhada – (5º ano catequese)

16 Junho –Capítulo Geral SCJ em Roma até 5 julho

24 Junho – S. João, 8h

28 Junho – Véspera S. Pedro: Romagens (14h), Barco da Achada (17h) e Charola Fajã Ribeira (19h), Novena S. Pedro, 21h, Marchas, 22h. Fogo Artifício fim Marchas

29 Junho–Festa S. Pedro,16h: Missa e Procissão. Animação Musical

  1. A festa e arraial é feito em colaboração entre paróquia e Câmara

 

  1. . ADORAR É permirtir a Deus que habite o nosso tempo” (Papa Francisco)

ATO DE LOUVOR (Bênção do Santíssimo)

Bendito seja Deus

Bendito seja o seu santo nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.

Bendito seja o seu preciosismo sangue.-

Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.-

Bendita seja sua santa e imaculada conceição.

Bendita seja sua gloriosa assunção.

Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.

Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.