«Eu sei que há-de ressuscitar!…»
Entramos na última semana da Quaresma com a Ressurreição de Lázaro no Evangelho deste domingo. Jesus ressuscita Lázaro, amigo de Betânia, irmão de Marta e Maria. Este ato de Jesus é sinal/milagre do seu ser divino. Jesus passou pela morte e a sua palavra final é a vida, a sua Ressurreição. Este vocábulo vem do latim resurrectio, regresso à vida. O mistério da Ressurreição de Jesus é o mistério central do cristianismo e está no centro da mensagem evangélica: «Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e também é vã a fé que tendes» (1cor 15,14). É acontecimento testemunhado pelos discípulos que o encontram realmente ressuscitado / vivo e trans- cendente, enquanto entrada de Jesus na glória de Deus. Jesus é o primeiro daqueles que ressuscitou dos mortos, é penhor e princípio da ressurreição dos homens. A celebração do mistério pascal está no centro da liturgia: Paixão, Morte e ressurreição de Jesus. O Domingo é dia da celebração eucarística, dia do Senhor ressuscitado, dia consagrado pelos cristãos ao descanso e dia feriado – anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição – como disse Jesus aos apóstolos na última Ceia, primeira eucaristia.
Por influências orientais os cristãos deixam-se influenciar e até acreditar na reencarnação em vez de crerem na ressurreição. Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus, insuflados pelo sopro do Espírito de Deus, chamados à comunhão neste mundo e à comunhão plena no amor eterno. Como Teillard de Chardin dizemos que a criação vai do menos para o mais, evolui do Alfa ao Omega, principio e fim e redimidos pelo Senhor, não temos retrocesso na obra de criação de Deus. Celebramos a vida e não a morte, pois só assim tem sentido o ser cristão. A Páscoa vem dizer-nos quão importante somos para Deus no dizer de Santo Agostinho: “feliz culpa que mereceu tal redenção!”. A morte não termina a dimensão relacional, antes aprofunda-a. Reafirmamos a remissão dos pecados, a ressurreição da carne, a comunhão dos santos e a vida eterna! (Credo). Jesus é a Ressurreição e a Vida (cf.Jo 11) .
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
- Agenda de Março:
20 – 26 – Semana da freguesia.
28. Confissões: 8h30-10h e 20h
2.Agenda de Abril.
1. Confissões Catequese: 4º ao 10 ano, 10h
2-9. Semana Santa
- Domingo Ramos: 7h30, 10h, 12h. Bênção Ramos no Largo Herédia, 9h45
Concerto na Igreja 19h com o Tenor Alberto Sousa
- Quinta-feira Santa: Ceia e Lava-Pés, 20h
- Sexta-feira Santa: Laudes, 9h. Paixão e Enterro do Senhor,18h
8.Sábado Santo: Laudes, 9h. Vigília Pascal com Batismos, 21h
9. Domingo de Páscoa: Missa e Procissão, 10h
16.Inico das Visitas do Espírito Santo após missas das 7h30. ncontro dos Jovens Crisma, 10h
23. Visitas do Espírito Santo
30. Visitas do Espírito Santo.
- Visitas do Espírito Santo em 2023
1º Domingo – 16 de abril
Pico – Tem Festeira
Achada – Tem Festeiro
2º Domingo, 23 de abril
Terça, Moreno, Fajã das Flores Pedra Mole – Tem Festeira
Vale e Barreiro – Tem Festeira
Fajã da Ortiga –
3º Domingo – 30 de abril
Apresentação –
Murteira –
Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro
4º Domingo – 7 de Maio
Cruz Banda Além – Tem Festeira
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Meia Légua –
5º Domingo -14 Maio
Fonte Pinheiro, Cabouco, Cruz e Caldeira –
Furna – Tem Festeira
Fajã da Ribeira –
6º Domingo – 21 de Maio
Pomar da Rocha –
Muro e Moinhos –
7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo
Espigão – Tem Festeiro
Vila – Tem Festeira
< Peregrinação Dehoniana a Fátima e passeio Beiras de 3-9 de junho. Inscrições na Agência Bravatour
MESA DA PALAVRA – V QUARESMA – ANO A
1ª Leitura: Ez 37,12-14 – Profetiza, por conseguinte, e diz-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Eis que abrirei as vossas sepulturas e vos farei sair delas, meu povo, e vos reconduzirei à terra de Israel. Então, reconhecereis que Eu sou o Senhor Deus, quando abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, ó meu povo. Introduzirei em vós o meu espírito e vivereis; estabelecer-vos-ei na vossa terra. Então, reconhecereis que Eu, o Senhor, falei e agi -oráculo do Senhor.»
2ª Leitura: Rom 8, 8-11- Os que vivem sob o domínio da carne são incapazes de agradar a Deus. Ora vós não estais sob o domínio da carne, mas sob o domínio do Espírito, pressupondo que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não lhe pertence. Se Cristo está em vós, o vosso corpo está morto por causa do pecado, mas o Espírito é a vossa vida por causa da justiça.E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em vós.
Evangelho: Jo 11, 1-45 – 3 Então, as irmãs enviaram a Jesus este recado: «Senhor, aquele que amas está doente.» Ouvindo isto, Jesus disse: «Esta doença não é de morte, mas sim para a glória de Deus, manifestando-se por ela a glória do Filho de Deus.» Jesus era muito amigo de Marta, da sua irmã e de Lázaro. Mas, quando recebeu a notícia de que este estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde se encontrava. Só depois é que disse aos discípulos: «Vamos outra vez para a Judeia.Ao chegar, Jesus encontrou-o sepultado havia quatro dias. Logo que Marta ouviu dizer que Jesus estava a chegar, saiu a recebê-lo, enquanto Maria ficou sentada em casa. Marta disse, então, a Jesus: «Senhor, se cá tivesses estado, o meu irmão não teria morrido. Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.» Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará.» Marta respondeu-lhe: «Eu sei que ele há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.» Disse-lhe Jesus: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto?» Ela respondeu-lhe: «Sim, ó Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.» Ao vê-la a chorar e os judeus que a acompanhavam a chorar também, Jesus suspirou profundamente e comoveu-se. Depois, perguntou: «Onde o pusestes?» Responderam-lhe: «Senhor, vem e verás.» Então Jesus começou a chorar. Diziam os judeus: «Vede como era seu amigo!» Mas alguns deles murmuravam: «Então, este que deu a vista ao cego não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?» Jesus, de novo suspirando intimamente, foi até ao túmulo. Era uma gruta fechada com uma pedra. Disse Jesus: «Tirai a pedra.» Marta, a irmã do defunto, disse-lhe: «Senhor, já cheira mal, pois já é o quarto dia.» Jesus replicou-lhe: «Eu não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?» Quando tiraram a pedra, Jesus, erguendo os olhos ao céu, disse: «Pai, dou-te graças por me teres atendido. Eu já sabia que sempre me atendes, mas Eu disse isto por causa da gente que me rodeia, para que venham a crer que Tu me enviaste.» Dito isto, bradou com voz forte: «Lázaro, vem cá para fora!» O que estava morto saiu de mãos e pés atados com ligaduras e o rosto envolvido num sudário. Jesus disse-lhes: «Desligai-o e deixai-o andar.» 45 Então, muitos dos judeus que tinham vindo a casa de Maria, ao verem o que Jesus fez, creram nele.
Oração a São José – Papa Francisco
Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos. Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria. Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai. Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus. Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós. Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus. São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.