Em Fevereiro…

As Candeias a 2 de fevereiro celebram a Purificação da Virgem Maria, a Apresentação do Menino Jesus no Templo e o dia da Vida Consagrada. É a festa da Luz por excelência. Jesus é a luz dos povos, como cantou Simeão no templo (cf. 2, 29-32). Maria e José levam o Menino ao templo segundo a Lei do Senhor para todo o filho varão. Os pais de hoje parecem ter medo de batizarem os filhos meninos. Têm medo da presença de Deus nas crianças, relegando para mais tarde a escolha da fé? Não têm tempo para acompanhá-los ou não há coragem de falar, ensinar e rezar com eles a Deus? A cada um a sua resposta. E já agora para que as gargantas não falhem, pedir a bênção a S. Brás (3 Fevereiro). Lá vem a festa das Cinco Chagas (7 fevereiro), imortalizada nos Lusíadas (I,7).

Para os ribeirabravenses Santa Escolástica, irmã de S. Bento (10 Fevereiro) ensina a falar das cosias de Deus e como passar o tempo, no único encontro com seu irmão  durante o ano. Os namorados têm em S. Valentim, Cirilo e Metódio (14 fevereiro), o amor e o trabalho às causas. Para os devotos do Coração de Jesus têm uma ajuda no beato S. Cláudio la Colombiere (15 fevereiro) e na Cadeira de São Pedro (22 fevereiro) a união à comunidade dos batizados, a Igreja Universal, no papa, hoje, Francisco. São alguns santos deste mês que dão um mote para a vida: perseverança, esperança coragem e generosidade.

 

⇒ ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

1. Agenda Paroquial:

  1. Fevereiro. Candeias: Dia da Vida Consagrada, 8h

7 a 9 de fevereiro: Assembleia dos Párocos Dehonianos em Alfragide-Lisboa

10 Fevereiro – Santa Escolástica – irmã de S. Bento

13 Fevereiro: Encontro do Crisma, após a missa das 10h.

 

      2. Catequese presencial sempre que haja condições para ser feita. Não havendo segue-se as normas da saúde e os pais podem falar das coisas de Deus em casa. Já agora os avós deem um jeito, sff

       3.. Apelo e peço aos Leitores que não se esqueçam do serviço da Proclamação da Palavra de Deus para que façam este serviço nos dias em que cada um está encarregado. Obrigado!

4. Os militares do ultramar têm o seu encontro na paróquia de Cristo Rei – Ponta do Sol no dia 6 de fevereiro, às 10h. Quem quiser participar, favor contatar com o Pe. Simões, Tel. 968041678 ou                     simoes@sapo.pt.

 

⇒ Mesa da Palavra

Evangelho IV Domingo: Lc4, 21-30 – Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» 22 Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?» 23 Disse-lhes, então: «Certamente, ides citar-me o provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo.’ Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaúm, fá-lo também aqui na tua terra.» 24 Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25 Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; 26 contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. 27 Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.» 28 Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. 29 E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali. 30 Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu o seu caminho.

Candeias: Lc 2, 22-30 -22 – Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor 24 e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas. 25 Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. 26 Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. 27 Impelido pelo Espírito, veio ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito, 28 Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo: 29 «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, 30 porque meus olhos viram a Salvação

Evangelho V Domingo: Lc 5, 1-11 – Estando junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta dele a multidão para escutar a palavra de Deus, 2 Jesus viu duas barcas que se encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido delas e lavavam as redes. 3 Entrou numa das barcas, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-se, dali se pôs a ensinar a multidão. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.» 5 Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» 6 Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se, 7 e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam na outra barca, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram as duas barcas, a ponto de se irem afundando. 8 Ao ver isto, Simão caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.» 9 Ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que tinham feito; o mesmo acontecera 10 a Tiago e a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens.» 11 E, depois de terem reconduzido as barcas para terra, deixaram tudo e seguiram-no.

 

A Oração pelas vocações

Senhor, Jesus, por quem José abraçou sonhos maiores que os medos,

Peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria.

Ensina-me a sonhar livremente, confiado apenas nos sonhos do Pai.

Vence em mim as inseguranças e bloqueios, que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem do Coração de Deus.

Concede à Tua Igreja, corações disponíveis para viver um sonho, que é maior que nós.

Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus.

São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós. Amem.