«Dia Mundial de Oração pelas Vocações!…»

Recordo neste dia especial para todos nós, onde se fala da falta de Padres (para uns é falta de recursos humanos, mas temos de ver em que estádio se encontra a nossa fé!…), as três atitude de que fala o papa Francisco na sua mensagem : Escutar, Discernir e Viver a chamada do Senhor. Transcrevo a parte em que o papa fala do Viver e queira a mensagem passar na mente e no coração de todos:

«Jesus anuncia a novidade da hora presente, que entusiasmará a muitos e endurecerá a outros: cumpriu-se o tempo, sendo Ele o Messias anunciado por Isaías, ungido para libertar os cativos, devolver a vista aos cegos e proclamar o amor misericordioso de Deus a toda a criatura. Precisamente «cumpriu-se hoje – afirma Jesus – esta passagem da Escritura que acabais de ouvir» (Lc 4, 20).

« A alegria do Evangelho, que nos abre ao encontro com Deus e os irmãos, não pode esperar pelas nossas lentidões e preguiças; não nos toca, se ficarmos debruçados à janela, com a desculpa de continuar à espera dum tempo favorável; nem se cumpre para nós, se hoje mesmo não abraçarmos o risco duma escolha. A vocação é hoje! A missão cristã é para o momento presente! E cada um de nós é chamado – à vida laical no matrimónio, à vida sacerdotal no ministério ordenado, ou à vida de especial consagração – para se tornar testemunha do Senhor, aqui e agora.

Realmente este «hoje» proclamado por Jesus assegura-nos que Deus continua a «descer» para salvar esta nossa humanidade e fazer-nos participantes da sua missão. O Senhor continua ainda a chamar para viver com Ele e segui-Lo numa particular relação de proximidade ao seu serviço direto. E, se fizer intuir que nos chama a consagrar-nos totalmente ao seu Reino, não devemos ter medo. É belo – e uma graça grande – estar inteiramente e para sempre consagrados a Deus e ao serviço dos irmãos!

O Senhor continua hoje a chamar para O seguir. Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso «eis-me aqui», nem assustar-nos com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto. Escutá-la, discernir a nossa missão pessoal na Igreja e no mundo e, finalmente, vivê-la no «hoje» que Deus nos concede.

Maria Santíssima, a jovem menina de periferia que escutou, acolheu e viveu a Palavra de Deus feita carne, nos guarde e sempre acompanhe no nosso caminho.»

Queira Deus consumar o bem que cada um tem no coração sob a guia do Espírito Santo. São Bento venha em nossa ajuda!

ACONTECE NA PARÓQUIA 

. VISTAS DO ESPÍRITO SANTO

 DOMINGO, 22 DE ABRIL

LOMBO CESTEIRO – Tem Festeiras

FAJÃ DA RIBEIRA – Tem Festeiras

FAJÃ DA URTIGA – Tem Festeira

 

DOMINGO, 29 DE ABRIL                                Pede-se às famílias / casais

CRUZ BANDA ALÉM – Tem Festeiros       dos sítios o favor de alguém se

POMAR DA ROCHA – Tem Festeiros                 dispor a fazer este serviço

 

DOMINGO, 6 DE MAIO

CABOUCO, FONTE PINHEIRO, CRUZ E CALDEIRA – Tem Festeira

MURTEIRA – Ainda não tem Festeiro

ESPIGÃO – Tem Festeira

 

DOMINGO, 13 DE MAIO

FURNA – Tem Festeiros

MURO E MOINHOS 1-Tem Festeiro.

MURO E MOINHOS 2-Tem Festeiro

 

DOMINGO 20 DE MAIO

VILA 1 – Tem Festeira

VILA 2 – Ainda não Tem Festeiro

MORENO,TERÇA, PEDRA MOLE E FAJÃ DAS FLORES – Tem Festeira

❷. 1º Encontro para os militares Madeirenses do  Ultramar a 6 de Maio: Missa na Sé às 11h e almoço. Os que desejam participar, devem inscrever-se. Contato: Pe. Simões, ex-capelão militar, Tel. 968041678, mail:gonçalves.simoes@sapo.pt

❸. Agenda de abril

28 de abril.  Festa Obras de Misericórdia(9º ano), 17h30

29 de abril – Reunião de Pais da 1ª comunhão e Profissão de Fé após a missa das 10H.

 

❹. Reunião das Catequistas da 1ª Comunhão e Profissão de Fé na no Salão, 5ª feira, 26 de abril, 20h.

LEITURAS IV DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

1ª Leitura: At 4, 8-12 – Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado ,ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos.»

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 117 (118)

Refrão: A pedra que os construtores rejeitaram  tornou-se pedra angular.

2ª Leitura: 1Jo 3, 1-2 Caríssimos Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece é porque não O conheceu a Ele. Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos tal como Ele é.

Evangelho: Jo 10, 11-18Naquele tempo, disse Jesus.«Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor .Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai.»