« Dai-nos as Festas felizes!…»

A celebração das Missas do Parto iniciam as celebrações do Natal, na preparação próxima, intensiva e espiritualmente alegre. Exigem esforço, abnegação, constância e fé, enchendo a todos de júbilo e contentamento. É admirável madrugar e bem cedinho, dirigir os passos em direção à igreja, a fim de cantarmos os louvores à Virgem e ao Menino Jesus, predispondo os corações para acolherem a mensagem da paz, trazida pelo Filho de Deus. Sabemos que o cacau, os licores, as broas…a partilha e o convívio, dão a tal ajuda preciosa e geram ambiente de festa, recordando a todos o “cheiro e o gosto de Natal”!

NATAL é celebrar o nascimento do Menino Jesus, a vinda de Deus a este mundo, numa criança, pobre e indefesa. José e Maria cuidam e guardam o Menino que Deus lhes confiou. O nascimento numa gruta em Belém não diminui a sua integridade, antes preanuncia o despojamento para nos enriquecer com a sua pobreza, fazendo-se em tudo igual a nós exceto no pecado (cf. S. Paulo). Como aos pastores em Belém continua a ressoar hoje aos nossos ouvidos a mensagem de paz dos anjos. Sejamos gente de boa vontade, capaz de transformar os ódios em amor, os orgulhos em humildade, as tristezas em alegria, as raivas em perdão, os ciúmes em acolhimento, as riquezas em partilha e os egoísmos em doação. Assim acontece NATAL! Espero que todos e cada um passemos a estimarmo-nos mais, construindo pontes de confiança e acolhimento, trabalho e paz, respeito e doação, amor e comunhão.

O tempo de Natal é tempo da família, tempo propício para as famílias se visitarem! É certamente o momento oportuno para reforçar ou gerar laços de união familiar. Para as gerações mais novas e em especial para os jovens neste ano em que toda a Igreja se reflete o papel dos jovens, é o momento de ganharem calo nas questões da fé, recebida, vivida e testemunhada no seio das famílias e das paróquias. A vós jovens, esperamos que cresçam a exemplo do Menino Jesus em ” sabedoria, estatura e em graça, diante de Deus e dos homens” (cf. Lc2,53). Desafio a deixarem as vossas zonas de conforto! A Virgem do Parto nos dê festas felizes, a paz e a salvação, como gostamos de cantar!

Pe. B. Trindade,scj – páoroco

 

Acontece na paróquia nas festas de Natal de 2017

. AGENDA DE  Dezembro- 15 a 23 – Missas do Parto ( 6H)

> VALE E BARREIRO, 6ª feira, 15 de dezembro, 6H

> VILA, sábado, 15 de dezembro, 6H

> MURO, MOINHOS E MURTEIRA, domingo, 17 dezembro,6H

> MEIA LÉGUA, FAJÃ DA RIBEIRA E ESPIGÃO, 2ª feira, 18 de dezembro,6H

> PICO,CRUZ BANDA ALÉM, LOMBO CESTEIRO, 3ª feira, 19 de dezembro, 6H

> ACHADA, APRESENTAÇÃO, 4ª feira, 20 de dezembro, 6H

> FAJÃ URTIGA, PICO FERREIRO, FONTE CRUZADA, FAJÃ CEREJO,

   FURNA E POMAR DA ROCHA, 5ª feira, 21 de dezembro, 6H

> CRUZ E CALDEIRA, FONTE PINHEIRO, TERÇA MORENO, CABOUCO, > PEDRA MOLE E FAJÃ DAS FLORES, 6ª feira, 22 de dezembro, 6H

> COVA, CAMINHO CHÃO, sábado, 23 de dezembro,6H

 VÉSPERA NATAL:Missa avós/netos (12H). Missa do Galo (24H)

  1. NatalApresentação (8H30), Vila (10H) e Conceição (11H)
  2. 1ª Oitava Vila (10H) e Meia Légua (11H)

27.S. João Evangelista, Aniversário Província PortuguesaSCJ (12H)

  1. S. Inocentes-Festa Catequese(17H). Concerto Natal(20H30)
  2. 29. Oitava Natal (8H)

30.Oitava Natal (17H)

  1. Domingo da Sagrada Família – último do Ano:

7H, 10H, 17H (Vila) e 8H30 (Apresentação)

  1. 1º do Ano Vila (10H, 17H)

07.Domingo de Reis-Vila (7h,10,17H). Concerto de Reis, 9h30

❷.Agradecemos ao Alpendre Decorações tudo o necessário e a própria  decoração da igreja, grupos da Casa do Povo, CMRB, flores, coro paroquial, grupos do concerto, pessoas dos sítios que realizaram os convívios e todos os que colaboraram com as suas ofertas e a presença de todos.

❸. Peregrinação à Terra Santa de 11-18 de julho de 2018 com a Brava Tour em Regime de pensão completa. Não inclui bebidas às refeições. Preço: 1.580,00€ por pessoa. Inscrições na agência ou paróquia. Necessário o passaporte, CC/NIF.(ver programa,sff.)

 

Evangelhos das Festas do Natal

Evangelho noite Natal: Lc 2, 1-14 – 1 Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 2 Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. 3 Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4 Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5 a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. 6 E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7 e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. 8 Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10 O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. 12 Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: 14 «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.»

Evangelho Sagrada Família: Lc 2, 292.39-40 – Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, 39 Depois de terem cumprido tudo o que a Lei do Senhor determinava, regressaram à Galileia, à sua cidade de Nazaré. 40 Entretanto, o menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

Evangelho 1º do Ano: Lc 2, 16-21 – Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17 Depois de terem visto, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18 Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19 Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. 20 E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. 21 Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno.

 

BOAS E SANTAS FESTAS DE NATAL DE 2017

BOM ANO NOVO DE 2018 REPLETO DE BÊNCÃOS E ALEGRIAS DO MENINO JESUS!