«Crismas!…»
Eis-nos no momento dos crismas dos jovens que realizaram a caminhada de fé nesta paróquia e aqui receberam o testemunho da família e viveram também nestes anos a Visita do Espírito nas suas casas ou na casa de familiares ou vizinhos. Aqui também celebraram os sacramentos vivendo-os em família, em paróquia, colegas e amigos. Imaginemos quanto movimento humano dos que vieram de propósito ou saíram por causa das festas da catequese e todo o empenho da família, da paróquia e da Escola ao menos nas aulas de Moral e outras. Algumas vezes ouvi dos colegas a respeito de outros: “Se ele aqui faz assim, imagine na escola! – Se é assim não vale a pena crismar-se ou se se crisma, vai mudar para não dizer mal da Igreja por causa do seu comportamento. Não Basta dizer que tem fé, é preciso dizer com a vida, as ações e as atitudes. Por outras palavras: “À mulher de César não basta parecer, é preciso ser!”
Queremos ver jovens com atitudes novas, sangue novo nas instituições a puxar por todos nós. Também nas vocações não basta dizer que já tem o padre na paróquia e não deixar que um dos seus seja padre ou missionário não está bem, não é justo. A quem nada dá, nada pode exigir. Comunidades que só recebem e não dão, estão em incumprimento com a sua missão: a paróquia é essencialmente missionária, recebe, transmite, testemunha, gera vocações cristãs, também a sacerdotal e a missionária. Deus está no centro da comunidade paroquial e das famílias e a generosidade com Deus passa também por este nível.
A data dos crismas deste ano: 24.9.2023 é significativa, pois a 24.9.1983 três dehonianos com o nome de «José» entraram nesta paróquia como nas outras três e formaram a Comunidade Dehoniana de São José da Ribeira Brava. São 40 anos da congregação nestas paragens da zona oeste. Certamente gratos a Deus e a quantos colaboraram nesta missão paroquial dos SCJ. Fazemos memória grata por quantos passaram e foram responsáveis nas 4 paróquias, os paroquianos e os amigos que apoiaram e ajudaram. Agradecemos os que continuam a colaborar para que o Reino do Coração de Jesus esteja nas pessoas e na sociedade e todos unidos possamos construir a civilização do amor. Obrigado!
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
. Agenda de Setembro
Domingo, 24 de setembro – Crisma, 11h30
5ª feira, 28 setembro: Reunião das Catequistas no Salão, 20h para tratar dos Horários.
. Agenda de Outubro
Domingo 1 de outubro – Reunião de Pais e Catequistas, 10h
2ª feira, 2 de outubro – Inicio catequese de todos os anos
5ª feira, 5 de outubro – Dia Diocesano das Catequistas
Domingo, 8 de outubro – Encontro jovens Crisma, 10h
Catequese – Estão abertas as inscrições para o 1º ano da catequese no horário habitual do escritório: 2ª a 6 Feira, 9h-11h e no fim-de-semana após as missas. Trazer a Cédula de Vida Cristã, sff. Os outros anos já estão inscritos.
Terço no mês de outubro
Haverá a reza do terço no mês de outubro de 2ª a 6ª feira às 19h30 na igreja. Nas capelas combine-se a hora com as encarregadas, sff. Este mês que é dedicado às missões, rezamos o terço pelas missões, famílias e vocações.
Fecho de ruas – A Câmara informa que a partir da 2ª feira, 4 de setembro a Rua dos Camachos e Visconde, junto à igreja, encerram para obras
Agradecemos as catequistas, ao Pe. Juan e Pe. Andres do Colégio Missionário o acompanhamento do grupo do crisma deste ano.
A Quem quiser! …pensando!
Quem quiser amar a Deus, não diga que não tem tempo
Pode andar no seu trabalho com Jesus no pensamento. (popular)
Não Basta rezar a Cristo, fechando-o no coração.
Pouco vai, se depois disto – Enxada e luz – não é visto
Nas obras da nossa mão (António Oliveira Correia –cartas em verso)
LEITURAS DO XXV E EVANGELHO XXVI
1ª Leitura: Is 55, 6-9 – Buscai o Senhor, enquanto se pode encontrar; invocai-o, enquanto está perto. Deixe o ímpio os seus caminhos, e o criminoso os seus projetos. Volte-se para o Senhor, que terá piedade dele, para o nosso Deus, que é generoso em perdoar. Os meus planos não são os vossos planos, os vossos caminhos não são os meus caminhos -oráculo do Senhor. Tanto quanto os céus estão acima da terra, assim os meus caminhos são mais altos que os vossos, e os meus planos, mais altos que os vossos planos.
2ª Leitura: Flp 1, 20-24.27– de acordo com a ansiedade e a esperança que tenho de que em nada serei envergonhado. Pelo contrário: com todo o desassombro, agora como sempre, Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida quer pela morte. É que, para mim, viver é Cristo e morrer, um lucro. Se, entretanto, viver corporalmente, isso permitirá que dê fruto a obra que realizo. Que escolher então? Não sei. Estou pressionado dos dois lados: tenho o desejo de partir e estar com Cristo, já que isso seria muitíssimo melhor; mas continuar a viver é mais necessário por causa de vós. Só isto é necessário: comportai-vos em comunidade de um modo digno do Evangelho de Cristo, para que -quer eu vá ter convosco, quer esteja ausente- ouça dizer isto de vós: que permaneceis firmes num só espírito, lutando juntos, numa só alma, pela fé no Evangelho
Evangelho: Domingo: Mt 20, 1-6 – «Com efeito, o Reino do Céu é semelhante a um proprietário que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para a sua vinha. Saiu depois pelas nove horas, viu outros na praça, que estavam sem trabalho, e disse-lhes: ‘Ide também para a minha vinha e tereis o salário que for justo.’ E eles foram. Saiu de novo por volta do meio-dia e das três da tarde, e fez o mesmo. Saindo pelas cinco da tarde, encontrou ainda outros que ali estavam e disse-lhes: ‘Por que ficais aqui todo o dia sem trabalhar?’
Evangelho do XXVI Domingo – Mt 21, 28-32 (1 outubro) – «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: ‘Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: ‘Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.» Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder-vos no Reino de Deus. João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»