Coração de Jesus!
Temos estado a celebrar o terço na igreja paroquial ao fim do dia também neste mês dedicado ao Coração de Jesus. As capelas estão disponíveis sempre que alguém queira rezar o terço, combinando com as encarregadas para abrir e/ou então não faltam transmissões do terço na Tv, rádio e net para quem queira acompanhar no conforto da casa. Haja vontade! É sempre bom que alguém reze por aqueles que não querem rezar ou dizem que não têm tempo. Obrigado pela vossa oração na comunidade e aqui lembro em especial os nossos idosos e os nossos doentes. Muito têm de pedir a Deus por todos nós. Têm a bela missão essencial do ora (rezar), e lembram a quem só tem tempo para o labora (trabalho de tal maneira que não deixa tempo para rezar e parece que levam todo o trabalho do mundo às costas), que é preciso deixar que outros também trabalhem e rezem, já que São Bento nos deixou este lema.
Estamos a celebrar neste fim-de-semana a festa litúrgica do Coração de Jesus. Sabemos que na Escritura o coração é o que melhor define a pessoa. Assim ao celebrarmos o Coração de Jesus, é celebrar a pessoa de Jesus, o Filho de Deus que tem coração e é coração. O amor de Deus é visto, vivido e experimentado na pessoa do Filho. Ele deixou brotar e jorrar do lado aberto sangue e água (Jo 19). Na cruz dá-nos a sua Mãe e pede-lhe que nos aceite como filhos na pessoa do seu discípulo, São João. Bela herança recebida na oblação da cruz, novo altar, novo sacrifico e novo cardeiro pascal sem mancha. Jesus pode e salva-nos da culpa, que mereceu tão grande redenção (St. Agostinho) ao doar a vida e atrair-nos o amor de Deus.
Neste os Dehonianos celebram o Padroeiro da Congregação, o Coração de Jesus Cristo, tesouro que o Pe. Dehon nos indicou e deixou em herança e antes de morrer afirmou: “Para Ele vivi para Ele morro!” Daí ele vive o grande amor à Igreja e à Eucaristia: sacramento do amor do Coração de Jesus! O motor do seu dia estava na Eucaristia e na adoração diária como serviço de Igreja. A nossa vida deve ser uma missa permanente e profetas do Amor e servidores da reconciliação. Com a ajuda de todos; amigos e benfeitores, corresponderemos ao Coração de Jesus, pedindo vocações. “Viva o Coração de Jesus pelo coração de Maria!”
Leituras do XI Domingo Comum – Ano A
1ª Leitura: Ex 19, 2-6 – Partiram de Refidim e chegaram ao deserto do Sinai e acamparam no deserto. Israel acampou lá, diante da montanha. 3 Moisés subiu até junto de Deus. Da montanha o Senhor chamou-o, dizendo: «Assim dirás à casa de Jacob e declararás aos filhos de Israel: 4 ‘Vós vistes o que Eu fiz ao Egipto, como vos carreguei sobre asas de águia e vos trouxe até mim. 5 E agora, se escutardes bem a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim uma propriedade particular entre todos os povos, porque minha é a terra inteira. 6 Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.’ Estas são as palavras que transmitirás aos filhos de Israel.»
Salmo Sl 99 (100)-Nós Somos o Povo de Deus, ovelhas do seu rebanho
2ª Leitura: Rom 5, 6-11 – Quando ainda éramos fracos é que Cristo morreu pelos ímpios. 7 Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa boa talvez alguém se atreva a morrer. 8 Mas é assim que Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós. 9 E agora, que fomos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão havemos de ser salvos da ira, por meio dele. 10 Se, de facto, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com Ele pela morte de seu Filho, com muito mais razão, uma vez reconciliados, havemos de ser salvos pela sua vida. 11 Mais ainda, também nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação.
Evangelho: Mt 9, 36-10,8 – Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. 37 Disse, então, aos seus discípulos: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.» 1 Jesus chamou doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças. 2 São estes os nomes dos doze Apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que o traiu. 5 Jesus enviou estes doze, depois de lhes ter dado as seguintes instruções: «Não sigais pelo caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. 6 Ide, primeiramente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto. 8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça.
Agenda Paroquial: Junho e julho
1. Mês de Junho: Mês do Coração de Jesus
Sábado 17 : Festa da Esperança, 5º ano catequese, 17h
sábado 24: São João Batista, 17h
4ª feira 28: Véspera de São Pedro:
12h – Girandola
14h –Início Romagens: Avé Maria, Pomar da Rocha (16h),
Barco ,Achada (17h) e Charola na Fajã Ribeira, 19h
Véspera de São Pedro, 21h
Marchas, 22h e Fogo de artifício fim das marchas
Fecho da Igreja, 3h
5ª feira 29: Festa de São Pedro
Missa, 10h
Festa: Missa e Procissão, 16h
NB.Temos um casal que se encarregou das despesas da parte religiosa. Agradecemos. Não precisamos de recolher ofertas. Peço sim, aos Encarregados(as) dos sítios que preparem as Romagens, Barco e Charola com a colaboração de todos com produtos da terra.
Mês de Julho:
Sábado 1: Véspera da Festa do Senhor, 20h
Domingo 2: Festa do Senhor, Missa e Procissão, 16h
Visita Câmara de Lobos à Ribeira Brava, 11h30
NB.Peço aos grupos dos sítios para que se retome o tapete nas ruas da vila como era feito antes da pandemia. Sabemos que o tempo é pouco entre a Festa de S. Pedro e a do Senhor, faça-se o que for possível.
Domingo 9: Encontro jovens do Crisma, 10h.
Concerto na igreja, 20h
26-30 julho, pré-Jornadas na Madeira: Precisam- se de famílias de acolhimento de jovens para estes dias. Inscrições na paróquia
Sábado 29 – Véspera Festa Sª Saúde, Meia Légua, 20h
Domingo 30. Festa Senhora Saúde, Meia Légua, 12h