«Ascensão!…»

Entramos num mês denso na dimensão espiritual e humana: mês do Coração de Jesus e mês dos santos populares, cujo ponto alto é a festa e o arraial de São Pedro na Ribeira Brava. Os mais novos também têm as suas celebrações, falo para os que vão fazer a 1ª comunhão (3º ano de catequese) e a Profissão de Fé (6º ano de catequese). Os jovens terão a sua festa do Crisma (10 º ano de catequese) no domingo 4 de agosto. Trata-se de viver esta envolvência num crescendo humano e espiritual de modo a enriquecer a todos. Desde já o meu obrigado a todos os que se prontificam para os diversos serviços e faço votos que sintam gosto no que estão a fazer e estão dispensadas as críticas de quem não sabe fazer mais nada. “Corações ao alto!”

Celebramos neste domingo o dia da Ascensão, dia das Comunicações sociais em que o papa Francisco escreveu uma mensagem à Igreja: “Das comunidades das redes sociais à comunidade humana – Somos membros uns dos outros” Ef 4,25)

A ascensão eleva-nos para Deus. Do latim é “ascensio – subida”. Festa celebrada quarenta dias após a Páscoa onde festejamos a subida de Jesus ao céu (cf. Act 1, 4-12) e que marca a glorificação de Jesus, iniciada com a Ressurreição. Faz sentido relembrar Diogneto (séc. II): “Os cristãos têm os olhos fitos no céu e os pés assentes na terra!” Respondemos assim à 1ª leitura: “Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu?” Cremos que Ele está connosco quando nos reunimos em seu nome e continua o caminho de Emaús. As “elevações” devem estar presentes na nossa vida, porque necessárias e visto que estamos destinados ao céu! Somos cristãos e este nome de per si, diferencia-nos dos demais, como temos vindo a meditar nos Actos dos Apóstolos durante este tempo pascal e aí os cristãos são diferentes dos demais. Logo temos por obrigação de não sermos “como os outros e que outros!…” O Espírito Santo nos ilumine na caminhada/subida para Deus!

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

. Visitas do Espirito Santo em 2019

6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho

Muro e Moinhos – Tem Festeiros – 2 grupos

 

7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho

→ Vila – Ainda Não tem Festeiros (2 grupos) – Fim.

②. Encontro Diocesano de Catequistas  a 10 de junho no Monte. As catequistas inscrevam-se sff até ao dia 26 de maio.

. devoção do Terço no mês de maio: na igreja às 20h de 2ª feira a 6ª feira. Nas capelas combinar a hora com as encarregadas.

④. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€

AGENDA PARA JUNHO

  1. Confissões 1ª Comunhão e Profissão de Fé
  2. 02. Dia da Ascensão. Encontro do Crisma às 10h
  3. 09. Pentecostes. Festa do Espírito Santo às 10h
  4. 15. Caminhada (5º ano), 9h30. Primeira Comunhão(3º ano), 17h
  5. 16. Profissão de Fé, 11h30
  6. 28. Coração de Jesus, 8h. Véspera de São Pedro, 21h
  7. 29. Festa de São Pedro, 16h
  8. 30. Missas às 10h e 17h30 (não há às 7h)

 

. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»

 

 Mesa da Palavra – Ascensão – Ano C
 
 1ª Leitura: Act 1,1-11 – No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio 2 até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. 3 A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. 4 No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual -disse Ele- me ouvistes falar. 5 João batizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis batizados no Espírito Santo.» 6 Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» 7 Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8 Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo.» 9 Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10 E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco 11 que lhes disseram: «Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»

 

2ª Leitura: Ef 1, 17-23 – Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê o Espírito de sabedoria e que vo-lo revele, para o conhecerdes: 18 que sejam iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos 19 e como é extraordinariamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, 20 que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, nos altos Céus, 21 muito acima de todo o Poder, Principado, Autoridade, Potestade e Dominação e de qualquer outro nome que seja nomeado, não só neste mundo, mas também no que há-de vir. 22 Sim, tudo Ele submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça, que tudo domina, à Igreja, 23 que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos.

 

Evangelho: Lc 24, 46-53 – Disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia, 47 que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas. 49 E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.» 50 Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. 51 Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. 52 E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53 E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus.