«Ascensão!…»
Entramos num mês denso na dimensão espiritual e humana: mês do Coração de Jesus e mês dos santos populares, cujo ponto alto é a festa e o arraial de São Pedro na Ribeira Brava. Os mais novos também têm as suas celebrações, falo para os que vão fazer a 1ª comunhão (3º ano de catequese) e a Profissão de Fé (6º ano de catequese). Os jovens terão a sua festa do Crisma (10 º ano de catequese) no domingo 4 de agosto. Trata-se de viver esta envolvência num crescendo humano e espiritual de modo a enriquecer a todos. Desde já o meu obrigado a todos os que se prontificam para os diversos serviços e faço votos que sintam gosto no que estão a fazer e estão dispensadas as críticas de quem não sabe fazer mais nada. “Corações ao alto!”
Celebramos neste domingo o dia da Ascensão, dia das Comunicações sociais em que o papa Francisco escreveu uma mensagem à Igreja: “Das comunidades das redes sociais à comunidade humana – Somos membros uns dos outros” Ef 4,25)
A ascensão eleva-nos para Deus. Do latim é “ascensio – subida”. Festa celebrada quarenta dias após a Páscoa onde festejamos a subida de Jesus ao céu (cf. Act 1, 4-12) e que marca a glorificação de Jesus, iniciada com a Ressurreição. Faz sentido relembrar Diogneto (séc. II): “Os cristãos têm os olhos fitos no céu e os pés assentes na terra!” Respondemos assim à 1ª leitura: “Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu?” Cremos que Ele está connosco quando nos reunimos em seu nome e continua o caminho de Emaús. As “elevações” devem estar presentes na nossa vida, porque necessárias e visto que estamos destinados ao céu! Somos cristãos e este nome de per si, diferencia-nos dos demais, como temos vindo a meditar nos Actos dos Apóstolos durante este tempo pascal e aí os cristãos são diferentes dos demais. Logo temos por obrigação de não sermos “como os outros e que outros!…” O Espírito Santo nos ilumine na caminhada/subida para Deus!
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
①. Visitas do Espirito Santo em 2019
6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho
Muro e Moinhos – Tem Festeiros – 2 grupos
7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho
→ Vila – Ainda Não tem Festeiros (2 grupos) – Fim.
②. Encontro Diocesano de Catequistas a 10 de junho no Monte. As catequistas inscrevam-se sff até ao dia 26 de maio.
③. devoção do Terço no mês de maio: na igreja às 20h de 2ª feira a 6ª feira. Nas capelas combinar a hora com as encarregadas.
④. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€
⑤AGENDA PARA JUNHO
- Confissões 1ª Comunhão e Profissão de Fé
- 02. Dia da Ascensão. Encontro do Crisma às 10h
- 09. Pentecostes. Festa do Espírito Santo às 10h
- 15. Caminhada (5º ano), 9h30. Primeira Comunhão(3º ano), 17h
- 16. Profissão de Fé, 11h30
- 28. Coração de Jesus, 8h. Véspera de São Pedro, 21h
- 29. Festa de São Pedro, 16h
- 30. Missas às 10h e 17h30 (não há às 7h)
❻. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
Mesa da Palavra – Ascensão – Ano C | ||
1ª Leitura: Act 1,1-11 – No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio 2 até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. 3 A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. 4 No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual -disse Ele- me ouvistes falar. 5 João batizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis batizados no Espírito Santo.» 6 Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» 7 Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8 Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo.» 9 Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10 E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco 11 que lhes disseram: «Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»
2ª Leitura: Ef 1, 17-23 – Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê o Espírito de sabedoria e que vo-lo revele, para o conhecerdes: 18 que sejam iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos 19 e como é extraordinariamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, 20 que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, nos altos Céus, 21 muito acima de todo o Poder, Principado, Autoridade, Potestade e Dominação e de qualquer outro nome que seja nomeado, não só neste mundo, mas também no que há-de vir. 22 Sim, tudo Ele submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça, que tudo domina, à Igreja, 23 que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos.
Evangelho: Lc 24, 46-53 – Disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia, 47 que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas. 49 E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.» 50 Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. 51 Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. 52 E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53 E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus. |