«Novenas da Apresentação!…»

Neste domingo vamos iniciar a preparação das nossas festas na paróquia com as novenas da Apresentação. A situação já nos permite estar mais libertos para estas coisas e já podemos fazer arraiais, mas lá está, os cuidados a ter estão recomendados e penso que é do conhecimento de todos nós. É um alívio retomar com maior normalidade aquilo que estávamos habituados a fazer e a celebrar. Por isso voltam os arriais e o convívio entre todos e com algum cuidado também não ficará mal, claro está. Todos responsáveis. As novenas que iniciamos são sem dúvida um chamar a um olhar interior, a um apaziguar e ao maior encontro com Deus, o olhar, a presença e o caminho que a Virgem Maria nos pede de fazermos “aquilo que O Filho nos disser” (cf. Jo 2).

Com os mais novos vamos despertar-nos para o encontro das JMJ de Lisboa com o papa Francisco, encontrando-nos primeiro em família, em paróquia e em Igreja universal. Todos a caminho, todos em sínodo como nos é proposto: “Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressa- damente a uma cidade de Judá” (cf. Lc 1,39). Temos um bom itinerário a cumprir a começar pelas nas novenas à Senhora da Apresentação, à Senhora da Conceição e as Missas do Parto, sabendo que no Natal está presente e patente a presença da Mãe de Jesus. Vejamos as festas a partir do coração, transformado por Deus, porque assim foi o nosso empenho. O ambiente festivo que está a ser preparado será depois a imagem de gente alegre e feliz, que vive “as coisas e as festas de Deus” na vida e nos ambientes humanos, como dizia Santo Irineu. “ A glória de Deus é o homem que vive”.

Vivamos com Deus as coisas belas e simples da vida, nada de  complicações, simplificando sim, não fazendo problemas aos demais, antes sejamos parte da solução, quer em casa quer no trabalho de modo a transpirar para fora como é bom estarmos juntos. Se é difícil olhemos para a virgem Maria e ponhamo-nos a caminho, já que há muitos que precisam de encontrar e ser encontrados. Para todos faço os meus votos de boas novenas.

 

Vida paroquial: 

 AGENDA DE NOVEMBRO: Mês das Almas

 13-20 de novembro: Semana da Apresentação

13 de novembro: Encontro do crisma, 10h. Novena da Apresentação, 19h. Dia Mundial dos Pobres

14 a 19 de novembro : Novenas, 20h

18 novembro: Bênção das Capas dos Finalistas da Escola Pe. Manuel Álvares

19 novembro: Véspera da Festa da Apresentação:  Romagens, 15h e Novena, 20h

20 de novembro: Domingo da Confraria do SSS,10h.

Festa da Apresentação, 15h: Missa, Procissão e Bênção das crianças

30 novembro a 8 dezembro – Semana da Conceição

30 Nov. a 6 Dezembro: Novenas, 20h. 4 dezembro,19h.

  1. Na Festa da Apresentação todos os movimentos estão convidados para a festa e as crianças com os pais para a bênção no fim da procissão. Temos dois festeiros.

          Festa da Conceição é feita pela paróquia com a ajuda de todos. Já podemos fazer as Romagens do Moreno e Caminho chão. Não temos festeiros.

      2. Para que haja ambiente agradável e aprazível nas capelas, pede-se a quem desejar e possa que traga flores para enfeitar as capelas para as novenas. Obrigado.

 

l NB. Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. (nova fórmula do Novo Missal).

 

Mesa da Palavra

Evangelho XXXIII Domingo: Lc 21, 5-19 – Como alguns falassem do templo, dizendo que estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas, respondeu: 6 «Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» 7 Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» 8 Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo.’ Não os sigais. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é preciso que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.» 10 Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. 11 Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.» 12 «Mas, antes de tudo, vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. 13 Assim, tereis ocasião de dar testemunho. 14 Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, 15 porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários. 16 Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós 17 e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. 18 Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. 19 Pela vossa constância é que sereis salvos.»

 

Evangelho de Cristo Rei: Lc 23, 35-43 – O povo permanecia ali, a observar; e os chefes zombavam, dizendo: «Salvou os outros; salve-se a si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito.» 36 Os soldados também troçavam dele. Aproximando-se para lhe oferecerem vinagre, 37 diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!» 38 E por cima dele havia uma inscrição: «Este é o rei dos judeus.» 39 Ora, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-o, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também.» 40 Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? 41 Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo que as nossas ações mereciam; mas Ele nada praticou de condenável.» 42 E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino.» 43 Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.»