As Missas do Parto…
«Cantemos, cantemos cheios de alegria. Louvemos o doce nome de Maria
Anjos e pastores, vinde em harmonia. P’ra louvar o Parto da Virgem Maria»
Esta semana iniciamos as Missas do Parto, precisamente no dia 15 de Dezembro até ao dia 23 pelas 6h da manhã. O refrão que acima está escrito, será cantando sem cessar e há-de recordar-nos, que a vinda do Filho de Deus ao mundo só foi possível com a colaboração da Virgem Maria, que aceitou e confiou na Palavra de Deus: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. O Santo que vai nascer há-de chamar-se Filho de Deus… Faça-se em mim segundo a tua palavra.» (cf. Lc 1,35.38), como medi- tamos na festa da Conceição. A Virgem aceitou colaborar com Deus na geração humana do Filho de Deus(cf. Lc 1,36).
A festa da Conceição inicia as preparações da Festa (Natal) com as searinhas a serem semeadas, limpezas da casa, alegra campos, pinheiros, cabrinhas, frutas da época e etc. Para a nossa tradição havemos de fazer o presépio e a lapinha. Felizmente temos muito a lembrar o Natal. Tenhamos em atenção que o Natal passa em primeira mão por cada um de nós, a começar nas nossas famílias. Nós é que fazemos com que o Natal aconteça. O empenho que colocamos faz acontecer as maravilhas da Festa. As Missas do Parto são para todos nós a melhor preparação humana e espiritual a realizar: reconciliação, convívio, encontro, harmonia, pacificação do coração, conversas, perdão e alegria de vermos muitos que não vemos ao longo do ano! Seja momento de “amolecer os corações endurecidos pelas coisas da vida e dos orgulhos desmedidos!”
Aos mais novos vamos ensinar-lhes que as pessoas não se mudam, não se medem, não se trocam e não se apreciam pelos presentes. O Menino Jesus nos ensine a ver bem as coisas e não vamos dar passos maiores que os necessários!…Sejamos presentes, dando-nos uns aos outros como o melhor dos presentes de Natal, já que o Natal é a família que mais lembra!” Ajustemos a vida ao presente da situação do país. O que tem de ser, não é bem assim! O possível será mais realista. As festas felizes são para todos e a todos o empenho para que tal aconteça.
ACONTECE NA PARÓQUIA
❶. Missas do Parto
5ª, 15 de dezembro – VALE E BARREIRO – 6h
6ª, 16 de dezembro – VILA – 6h
Sábado, 17 de dezembro – MURO, MOINHOS, MURTEIRA – 6h
Domingo, 18 de dezembro – MEIA LÉGUA, FAJÃ DA RIBEIRA, ESPIGÃO -6h
2ª, 19 de dezembro – PICO, CRUZ BANDA ALÉM, LOMBO CESTEIRO – 6h
3ª, 20 de dezembro – ACHADA, APRESENTAÇÃO – 6h
4ª, 21 de dezembro – FAJÃ URTIGA, PICO FERREIRO, FONTE CRUZADA,FAJÃ CEREJO, FURNA, POMAR DA ROCHA- 6h
5ª, 22 de dezembro – CRUZ E CALDEIRA,TERÇA, CABOUCO, PEDRA MOLE, F. PINHEIRO,
MORENO, F. DAS FLORES – 6h
6ª feira, 23 de dezembro – COVA E CAMINHO CHÃO – 6h
Sábado, 24 de dezembro- Véspera de Natal
12h – Missa de Natal: Avós e Netos
22h – Abertura da Igreja
23h – Romagens
24h – Missa do Galo
Domingo, 25 dezembro – Natal – 8h30 (Apresentação),10h ( Vila), 11h (Avé Maria)
2ª, 26 de dezembro – 1ª Oitava – 10h (Vila), 11h (Meia Légua)
3ª, 27 de dezembro – 70 anos SCJ e 50 de Província em Portugal, 8h
4ª, 28 de dezembro – Festa da Catequese ,17h.
5ª, 29 dezembro – Concerto de Natal na Igreja Matriz, 20h30
Domingo, 1º do ano 2017 – Apresentação (8h30) Vila (10h,17h)
Domingo, 8 janeiro de 2017 – Dia de Reis – 7h, 17h.
Concerto de Reis, 9h30 e Missa, 10h
WWW.IGREJARBRAVA.COM-Transmissão: youtube ”igreja ribeira brava”
❸. As missas do Parto: 15 a 23 de Dezembr0:
Dá-se início às missas do Parto no dia 15 de dezembro e o fim no dia 23 de dezembro. São sempre às 6h (também no domingo 18.12). Convida-se cada sítio a organizar-se como é habitual para a Missa do Parto e para o convívio no salão, se assim entenderem. Com a ajuda e a colaboração de todos, custa menos e torna-se mais fácil aos encarregados dos sítios. Têm transmissão no Youtube em «igreja ribeira brava»
❹. encontro mensal do Crisma no Domingo, 11 dezembro, na missa das 10h e seguido de no salão.
❺. Passeio paroquial ao Norte de Portugal e Galiza com S. Tiago de Compostela, de 25 Fev. a 3 Março 2017 (semana Carnaval) em regime de pensão completa e voo: 1.120,00€ pp. Inscrições na paróquia da Ribeira Brava. Documentos: CC/ ou BI e Contribuinte com a Geostar.
MESA DA PALAVRA – ANO A – III ADVENTO
1ª Leitura: Is 35, 1-6.10 – O deserto e a terra árida alegrar-se-ão, a estepe exultará e dará flores belas como narcisos. Vai cobrir-se de flores e transbordar de júbilo e de alegria. Tem a glória do Líbano, a formosura do monte Carmelo e da planície de Sáron. Verão a glória do Senhor, e o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos débeis, robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos que têm o coração pusilânime: «Tomai ânimo, não temais!» Eis o vosso Deus, que vem para vos vingar. Deus vem em pessoa retribuir-vos e salvar-vos. Então se abrirão os olhos do cego, os ouvidos do surdo ficarão a ouvir, o coxo saltará como um veado, e a língua do mudo dará gritos de alegria. Porque as águas jorraram no deserto e as torrentes na estepe. Os que o Senhor libertar é que passarão por ela. Chegarão a Sião entre cânticos de júbilo com a alegria estampada nos seus rostos, transbordando de gozo e de alegria; nos seus corações, não haverá mais tristeza nem aflição.
2ª Leitura: Tg 5, 7-9 – Sede, pois, pacientes, irmãos, até à vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra aguardando com paciência que venham as chuvas temporãs e as tardias. Tende, também vós, paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, irmãos, para não serdes julgados. Olhai que o Juiz já está à porta. evangelho Advento Mt 11, 2-11 – Ora João, que estava no cárcere, tendo ouvido falar das obras de Cristo, enviou-lhe os seus discípulos com esta pergunta: «És Tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: Os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontra em mim ocasião de escândalo.» Depois de eles terem partido, Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido de roupas luxuosas? Mas aqueles que usam roupas luxuosas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes, então, ver? Um profeta? Sim, Eu vo-lo digo, e mais que um profeta. É aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante de ti, para te preparar o caminho. Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele. |