«As Missas do Parto!…»
Eis-nos chegados às tão desejadas e faladas Missas do Parto na Madeira e entre nós è mais um ano que passou num fumo, não demos por isso, mas está à porta mais um outro ano. Não sentimos passar o tempo tão depressa. Será bom sinal ou será da idade? A cada um a sua interpretação e a sua resposta. É já no sábado, dia 15 de dezembro , que às 6h da manhã nos vamos reunir até ao dia 23 de dezembro, para cantarmos os louvores à Virgem, Senhora do Parto. É algo de peculiar da Madeira e tão vivido pelas nossas gentes, que não são poucos os que ousam dizer-me. ” Olhe que eu só vou à missa de ano a ano, as missas do Parto!” Melhor isto que nada, penso eu, e é sinal que no Natal há algo que “mexe” no coração de todos!
Alguém nestes dias perguntou-me qual a razão de serem 9 as Missas do Parto. É simples: são nove os meses de gestação de uma criação. Cada missa do parto corresponde a um mês, logo serem 9 estas missas. Contam-se desde o dia da Anunciação/Encarnação, que ocorre a 25 de março e daí até 25 de dezembro, dia em que celebramos o Natal são nove meses, daí as 9 missas do parto.
Estamos no ano missionário iniciado em outubro passado. Refletiremos na missão do Menino Jesus. Ele veio ao mundo para salvar a humanidade. Nós uma vez “conectados com Ele” assumiremos a missão de viver a alegria da fé, testemunhar e levar aos demais a presença de Deus aos demais, que é bom e importante para mim, quero que os outros se sintam tocados e envolvidos pela força de Deus. Esta missão começa nas famílias que são chamadas a levar a todos o testemunho do amor. Boas Missas do Parto!
Mesa da Palavra – Advento Ano C | ||
1ª Leitura: Sf 3,14-18 – Ai da cidade rebelde, manchada e opressora! 2 Ela não ouviu o apelo, nem aceitou o aviso; não confiou no Senhor, nem se aproximou do seu Deus. 3 Os seus chefes são, no meio dela, como leões que rugem; os seus juízes são como lobos da noite que não tiveram que comer desde manhã; 4 os seus profetas são gabarolas e impostores; os seus sacerdotes profanaram as coisas santas e violaram a Lei. 5 No meio dela, o Senhor é justo; nada faz de iníquo; todas as manhãs promulga a sua justiça, ao alvorecer Ele não falta; mas o ímpio não tem vergonha. 6 Exterminei as nações, as suas torres foram destruídas; tornei desertos os seus caminhos: ninguém passa por eles. As suas cidades foram saqueadas: ficaram sem nenhum habitante.
2ª Leitura: Fl 4,4-7 – Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos! 5 Que a vossa bondade seja conhecida por todos. O Senhor está próximo. 6 Por nada vos deixeis inquietar; pelo contrário: em tudo, pela oração e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em ações de graças. 7 Então, a paz de Deus, que ultrapassa toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Evangelho Domingo III Advento: Lc 3, 10-18 – E as multidões perguntavam-lhe: «Que devemos, então, fazer?» 11 Respondia-lhes: «Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo.» 12 Vieram também alguns cobradores de impostos, para serem batizados e disseram-lhe: «Mestre, que havemos de fazer?» 13 Respondeu-lhes: «Nada exijais além do que vos foi estabelecido.» 14 Por sua vez, os soldados perguntavam-lhe: «E nós, que devemos fazer?» Respondeu-lhes: «Não exerçais violência sobre ninguém, não denuncieis injustamente e contentai-vos com o vosso soldo.» 15 Estando o povo na expectativa e pensando intimamente se ele não seria o Messias, 16 João disse a todos: «Eu batizo-vos em água, mas vai chegar alguém mais forte do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele há-de batizar-vos no Espírito Santo e no fogo. 17 Tem na mão a pá de joeirar, para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; mas queimará a palha num fogo inextinguível.» 18 E, com estas e muitas outras exortações, anunciava a Boa-Nova ao povo. ④. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019 «Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário, ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes afastando-nos dos nossos medos e preconceitos. Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor e servir mais do que ser servidos Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir e de Ser Igreja missionária aonde nos levares. Aqui estamos Senhor, porque acreditamos Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
AGENDA PAROQUIAL NAS FESTAS DE NATAL DE 2018
I. MISSAS DO PARTO 15 – Missa do Parto: Vale e Barreio, 6h 16 – Missa do Parto: Vila, 6h 17 – Missa do Parto: Muro, Moinhos e Murteira, 6h 18 – Missa do Parto: Meia Légua, Espigão, Fajã da Ribeira, 6h 19 – Missa do Parto: Pico, Cruz Banda Além, Lombo Cesteiro, 6h 20 – Missa do Parto: Achada e Apresentação, 6h 21 – Missa do Parto: Fajã Ortiga, Fonte Cruzada, Fajã Cerejo, Pomar da Rocha, Furna e Pico Ferreiro, 6h 22 – Missa do Parto: Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro, Terça, Moreno, Cabouco, Pedra Mole, Fajã das Flores, 6h 23 – Missa do Parto :Cova e Caminho Chão, 6h NB. Os sítios têm o salão à disposição para realizarem os seus convívios. Peço aos Encarregados dos sítios que recolham as ofertas e façam como é habitual. Obrigado. Peço às pessoas que oferecem flores (sapatinhos e outras) para enfeitar a igreja para o Natal que tragam para a igreja, sff, nos dias 20 e 21 dezembro. Obrigado!
II. NATAL 24 – Véspera de Natal: Missa de Natal – avós e netos, 12h (fecho igreja) Abertura da igreja, 22h Romagens, 23h Missa do Galo, 24h 25 dezembro – Natal, 10h 26 dezembro – 1ª Oitava, 10h 27 dezembro – 2ª Oitava – S. João Evangelista, 8h (Festa dos SCJ) 28 dezembro – Santos Inocentes – Natal Catequese, 17h 30 dezembro – Sagrada Família – Concerto Natal 1º do Ano-1 de janeiro de 2019 – 10h, 17h Dia de Reis – 6 de Janeiro de 2019 – 7h,10h,17h ⇒ catequese, chamo a atenção aos Pais/Encarregados de Educação que devem passar na paróquia ou nas catequeses para assinarem a ficha dos educandos que estão ainda em falta. |