«As Martas!…»
A Leitura do Evangelho deste Domingo vem colocar em questão todo o ativismo, as pressas, as correrias, as faltas de tempo, as impaciências e o querer chegar a tudo e fazer tudo, até o que é dos outros. Já dizia o Coelet que há tempo para tudo e o dia está dividido em 24 horas para nos ajudar a bem distribuir o tempo. Todos sabemos que deste mundo só levamos as boas obras, porque se todos levassem tudo o que “tinham” já há muito que não havia nada para nós!… Como vamos deixar este mundo para os outros? Não falo só de bens. Falo de atitudes e valores, pois temos de deixar melhor este mundo do que encontramos. A tendência de explorar a terra e delapidar os recursos naturais, que jamais saciam a ânsia humana de bens, leva à destruição deste ser humano criado à imagem e semelhança divina e elevado a dignidade da filiação divina pelo batismo.
Jesus responde a “Marta de então e às “Martas de hoje” o quanto é necessário ser! Somos seres de relação e comunhão, logo o predispor-se para o diálogo, contraria a conversa de surdos! As férias são tempo livres que ajudam, predispõem e geram vontade de “estar juntos”, dando aso ao contato e ao diálogo. Por isso há tempo para escutar e para ouvir, uma vez que fazemos os nossos horários. As famílias hão-de encontrar momentos para estarem juntas e para se ouvirem, cimentando assim a união, o aconchego, a compreensão e uma maior participação na vida familiar. Há que escolher a melhor parte: estarmos juntos e unidos, fora das rotinas e do peso dos horários a cumprir!
Estamos prestes a terminar as nossas festas com a Senhora da Saúde na Capela da Meia Légua:27/28 julho e os Crismas do jovens a 4 de agosto. Não esqueçam da preparação imediata nos dias 29, 30 e 31 de julho. Boas férias!
ACONTECE NA PARÓQUIA
①. agenda de julho
- Ordenações na Sé, Diáconos António e Marco, 10h
Capela da Meia Légua
Véspera da Festa Senhora Saúde, 20h
- 28. Festa da Senhora da Saúde, 12h – Meia
- Preparação dos crismandos no salão, 15h-17h
- Encontro crismandos com o Sr. Bispo no Salão, 20h
- Preparação dos crismandos no salão, 15h-17h . nb. Faltam cédulas VC e documentos dos padrinhos.
②. INSCRIÇÕES CATEQUESE para o 1ª ano no horário de 2ª a 6ª feira das 9h-11h. Trazer a cédula da Vida Cristã.
③. Passeio: Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Ainda há lugares. Inscrições na Bravatour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€. Ainda há lugares disponíveis.
④. Oração Missionária – Ano missionário 2018/2019
«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,
ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver
o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes
afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.
Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor
e servir mais do que ser servidos
Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir
e de Ser Igreja missionária aonde nos levares.
Aqui estamos Senhor, porque acreditamos
Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.
Mesa da Palavra – XVI Domingo comum – Ano C |
1ª Leitura: Gn 18, 1-10 – O Senhor apareceu a Abraão junto dos carvalhos de Mambré, quando ele estava sentado à porta da sua tenda, durante as horas quentes do dia. 2 Abraão ergueu os olhos e viu três homens de pé em frente dele. Imediatamente correu da entrada da tenda ao seu encontro, prostrou-se por terra, 3 e disse: «Meu Senhor, se mereci o teu favor, peço-te que não passes adiante, sem parar em casa do teu servo. 4 Permite que se traga um pouco de água para vos lavar os pés; e descansai debaixo desta árvore. 5 Vou buscar um bocado de pão e, quando as vossas forças estiverem restauradas, prosseguireis o vosso caminho, pois não deve ser em vão que passastes junto do vosso servo.» Eles responderam: «Faz como disseste.» 6 Abraão foi, sem perda de tempo, à tenda onde se encontrava Sara, e disse-lhe: «Depressa, amassa já três medidas de flor de farinha e coze uns pães no borralho.» 7 Correu ao rebanho, escolheu um vitelo dos mais tenros e gordos e entregou-o ao servo, que imediatamente o preparou. 8 Tomou manteiga, leite e o vitelo já pronto, e colocou-o diante deles. E ficou de pé junto dos estranhos, debaixo da árvore, enquanto eles comiam. 9 Então, disseram-lhe: «Onde está Sara, tua mulher?» Ele respondeu: «Está aqui na tenda.» 10 Um deles disse: «Passarei novamente pela tua casa dentro de um ano, nesta mesma época; e Sara, tua mulher, terá já um filho.» Ora, Sara estava a escutar à entrada da tenda, mesmo por trás dele.
2ª Leitura: Col 1, 24-28 – Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja. 25 Foi dela que eu me tornei ministro, segundo a missão que Deus me confiou para vosso benefício: levar à plena realização a Palavra de Deus, 26 o mistério escondido ao longo das gerações, e que agora Deus manifestou aos seus santos. 27 Deus quis dar-lhes a conhecer as imensas riquezas e a glória deste mistério entre os gentios: Cristo entre vós é a esperança da glória! 28 É a Ele que anunciamos, admoestando todos e ensinando cada um com toda a sabedoria, a fim de que cada um atinja a sua perfeição em Cristo. Evangelho Domingo Comum: Lc 10, 38-42 – Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. 40 Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.» 41 O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; 42 mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.» |