As Festas da Primeira Comunhão e Profissão de Fé!…

Este fim de semana é pleno para catequese, famílias e paróquia com a realização da Primeira Comunhão e Profissão de Fé. Estamos em sintonia festiva com os mais novos que têm o seu dia especial. Por isso a preparação ao longo de três anos, os que vão fazer a Primeira Comunhão neste sábado e preparou-se também os que vão fazer a Profissão de Fé no domingo, durante 6 anos de catequese e de vivência familiar e paroquial. Assim esperamos, nem que seja a sonhar! Já que a fé é importante para os pais, há-de ser também para os filhos. Não se trata de ocupar um lugar importante na vida, trata-se sim de ser importante! Já que damos tamanha importância a estas festas, damos importância ao que de peculiar elas têm – a Fé!

A Primeira Comunhão é receber Jesus pela primeira vez, é receber o dom da Eucaristia, é receber o alimento que é Jesus, que se dá no Seu Corpo e no Seu Sangue! Trazemos para a vida sempre que fazemos este ato em memória de Jesus, porque a fé assim nos faz “ver/crer/confiar” tal como Ele disse na Última Ceia. Logo uma primeira vez que há-de ser de muitas e muitas, que as crianças vão participar em toda a vida. Assim esperamos, não é?

A Profissão de Fé não é um sacramento como sabemos, mas é um momento bom, alegre e fascinante, e também conhecido entre nós de Comunhão Solene. É o dia em que as crianças renovam as Promessas do Batismo. Ainda que, acompanhadas dos pais e dos padrinhos, também neste dia, é espetável que seja assim”, são elas que dizem de viva voz o ‘Creio’ e pronunciam as mesmas promessas que pais e padrinhos, fizeram no Batismo em seu nome ou já esqueceram que se responsabilizaram para viver e ensinar a viver a fé? Não basta ter o nome de Deus na boca! Neste momento não necessitam ficar bem na foto. A melhor recordação é viverem o que estão a dizer, para que não seja em vão tanta “trabalheira!” ou então dizer o que estão a pensar…é para inglês ver, não é? Como somos todos bons e vamos ser melhores ainda, tudo se vai compondo na vida com a boa vontade de todos e com a ajuda de Deus. Só assim é que vale a pena celebrar a fé nestes dias e nos outros dias do ano. Logo a responsabilidade de participar e trazer consigo os mais novos a participarem na missa, na oração, no trabalho…na vida, tornando-os responsáveis também por tudo quanto fazem. Boa Festa para todos vós! Obrigado às catequistas pelo seu trabalho!

 

MESA DA PALAVRA – XI DOMINGO COMUM

LEITURA I – Ez 17, 22-24

Eis o que diz o Senhor Deus: “Do cimo do cedro frondoso, dos seus ramos mais altos, Eu próprio arrancarei um ramo novo e vou plantá-lo num monte muito alto .Na excelsa montanha de Israel o plantarei e ele lançará ramos e dará frutose tornar-se-á um cedro majestoso. Nele farão ninho todas as aves, toda a espécie de pássaros habitará à sombra dos seus ramos. E todas as árvores do campo hão-de saber que Eu sou o Senhor; humilho a árvore elevada e elevo a árvore modesta, faço secar a árvore verde e reverdeço a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço».

Salmo Responsorial,

Salmo 91 (92) – É bom louvar o Senhor.

LEITURA II .2 Cor 5,6-10

Irmãos: Nós estamos sempre cheios de confiança, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, vivemos como exilados, longe do Senhor, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara. E com esta confiança, preferíamos exilar-nos do corpo, para irmos habitar junto do Senhor. Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradáveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele. Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que receba cada qual o que tiver merecido, enquanto esteve no corpo, quer o bem, quer o mal.

EVANGELHO Mc 4, 26-34

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita». Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de presentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer, e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra». Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.

 

AGENDA PAROQUIAL EM JUNHO E JULHO

. agenda de junho

  1. 16. 1ª Comunhão – 17H
  2. Profissão de Fé – 11H30
  3. 23. Caminhada, 5ª ano de Catequese – 9H30
  4. 27. Início Festejos de São Pedro: Charola na Fajã da Ribeira

 28. Véspera da Festa de São Pedro:

Romagens: Vale/Avé Maria -14H

Barco: Achada – 18H

Charola: Fajã da Ribeira – 19H

Novena São Pedro – 21H

Marchas – 22H

Igreja encerra às 3h. Reabre para a missa das 10h do dia S. Pedro

  1. 29. Dia da Festa São Pedro

O Sr. Bispo preside à festividade do dia de S. Pedro – 16H

**************

Charola precisa-se colaboração sítios: Fajã da Ribeira, Meia Légua Murteira, e outros com produtos da terra. Colocar sff. na venda até a manhã do 27 de junho.

Barco é preciso ajuda sítios: Achada, Pico, Apresentação de cima a baixo, Cruz e outros…Colocar junto do barco no 28 de manhã. Os festeiros são a Câmara e a paróquia. Logo a colaboração de todos! Peço aos encarregados dos sítios que recolham as ofertas de quem quiser colaborar. Obrigado!

❷.agenda de julho

02-05. Semana Juventude: 15H-17H

  1. 06. Reconciliação: crismandos, pais e padrinhos – 20H30
  2. 07. Véspera da Festa do Senhor – 20H
  3. 08. Festa do Senhor – Missa e Procissão – 16H

11-18. Peregrinação à Terra Santa

  1. 28. Véspera Festa Sª da Saúde – Capela Meia Légua – 20H

29. Julho – Festa Senhora Saúde-Capela Meia Légua – 12H