«Ainda não tendes fé?…»

O Evangelho deste domingo provoca e questiona a  nossa fé. Como aos Apóstolos também a nós a pergunta de Jesus sobre a fé tem razão de ser: “Ainda não tendes fé?” Já são largos anos, alguns ou poucos anos que no universo da Igreja muitos vivem a sua fé. Nunca é tarde e inoportuno perguntar-se. Também nos assustamos e duvidamos, esquecendo-nos que a razão do crer é o Cristo, que prometeu estar sempre connosco e assim viver a sua presença. Na verdade os discípulos tinham visto tantos milagres e há bem pouco tempo presenciaram o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes e ainda assim duvidavam. Não admira que não vendo nós o Jesus histórico da Galileia e apesar dos seus sinais também duvidemos. Poderíamos pensar nas pegadas na areia em que o Cristo nos leva ao colo, mas a dúvida, deixa-nos ofuscados. É no caminhar,  que se descobre o Cristo.

Dentro em breve celebramos S. Pedro e no aspeto da fé ele diz-nos que o nosso caminhar não é sempre perfeito. Prontos para morrer como prontos para negar a Deus. É sinal que ainda nos agarramos às coisas que Deus nos dá? Não temos motivos e razões de crer? A fé dá paradoxos também aos crentes. As certezas humanas não asseguram a fé. Na barca da vida precisamos de saber que Deus está connosco, mesmo nas tempestades. Se nelas encontrámos Deus, melhor. Encontrar Deus é  viver com Ele em Igreja.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

  1.  Agenda do mês de junho

       27. Charola na Fajã da Ribeira E barco na Achada

       28. Véspera de São Pedro

              17h – Barco da Achada

               18h – Charola da Fajã da Ribeira

                20h30 – Novena da Véspera de São Pedro

       29. Festa S. Pedro: Preside o Sr. Bispo, D. Nuno Brás.

            10h – Missa

          16h – Festa

  1. NB. Não pode ainda haver arraial. Fazemos a festa religiosa em honra de S. Pedro. Cumprimos no essencial as tradições: Barco (Achada e outros sítios) e Charola (Fajã da Ribeira e outros sítios). Agradeço aos encarregados a colaboração na charola e no barco.

 

       AGENDA DE JULHO

             03. Véspera Festa do Senhor, 20h30

            0 4. Festa do Senhor, 12h

11. Reunião: Pais 1ª Comunhão e Crisma após a missa das 10h

          24. Confissões 1ª Comunhão e Crisma, 10h

              Véspera Sª Saúde – Meia Légua, 20h30

         25. Festa Sª. Saúde – Meia Légua, 13h

           26 a 28 . Preparação Crisma, 15h-17h

           31. 1ª Comunhão de 2020, 17h.

 

       MESA DA PALAVRA – DOMINGO XXII ANO B

1ª Leitura: Job, 38, 1.8-11 –  Então, do seio da tempestade, o Senhor respondeu a Job e disse: 8 Quem pôs diques ao mar, quando, impetuoso, saía do seio materno, 9 quando Eu lhe dava por manto as nuvens, e o enfaixava com névoas tenebrosas? 10 Encerrei-o dentro dos limites que tracei, e pus-lhe portas e ferrolhos, 11 dizendo: ‘Chegarás até aqui; não mais além; aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas.’

Salmo: Sl 106(107) 23-31 – Dai graças ao Senhor, porque é eterna a sua misericórdia.

2ª Leitura 2Cor 5, 14-17 –  O amor de Cristo nos absorve completamente, ao pensar que um só morreu por todos e, portanto, todos morreram. 15 Ele morreu por todos a fim de que, os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Por conseguinte, de agora em diante, não conhecemos ninguém à maneira humana. Ainda que tenhamos conhecido a Cristo desse modo, agora já não o conhecemos assim. 17 Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O que era antigo passou; eis que sugiram coisas novas.

Evangelho Mc 4, 35-41 – Naquele dia, ao entardecer, disse: «Passemos para a outra margem.» 36 Afastando-se da multidão, levaram-no consigo, na barca onde estava; e havia outras embarcações com Ele. 37 Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra a barca, de forma que esta já estava quase cheia de água. 38 Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada. 39 Acordaram-no e disseram-lhe: «Mestre, não se te dá que pereçamos?» Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: «Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma. 40 Depois disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» 41 E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?»