«Advento!…»

A cada ano da Liturgia da Igreja tem o seu início com o tempo chamado de Advento que prepara o Natal e celebra os mistérios da fé. Incarnação, Nascimento, Ascensão e Pentecostes. Celebra a expetativa da vinda do Senhor, tornando a todo o tempo presente para os fiéis os factos da fé. A cada ano é um começar, um voltar a anunciar a fé no Senhor Jesus. O ano é marcado por tempo litúrgicos em conformidade com o que celebra em cada um e a mensagem a viver e a transmitir.

O Advento é um dos tempos fortes do ano litúrgico. Hoje o que esperamos é a vinda do Senhor ao coração dos fiéis enquanto esperamos a segunda vinda! Podemos registar nas leituras a espera e a caminhada, a vinda da presença de Cristo na Comunidade, a vinda escatológica e a vinda histórica.

Nesta caminhada para o Natal temos figuras que orientam a vida, sendo exemplos e modelos de peregrinação: A Imaculada Conceição, São João Batista e os profetas. Dizem como ir e chegar ao encontro do Salvador, como as estrelas que guiam os viandantes nos desertos da vida. Cristo vem ao encontro de cada um de modos e formas distintas e caminhos nem sempre certos como imaginamos e bem diferentes. Trata-se de viver em atitude de Advento, espera e expetativa, saber descobrir, saber vigiar. Para chegar à estatura do homem perfeito como diz S. Paulo.

É o tempo em que nós madeirenses nos preparamos para a «festa» com os vários afazeres e tradições, que completam o ciclo da vivência do Natal madeirense. Por aqui passam as limpezas da casa e a nossa também (podemos e devemos realizar a reconciliação/confissão), os doces e os licores, bem como o presépio e a lapinha e o ir às tão faladas Missas do Parto. É toda uma panóplia de realizações que desembocam no presépio, o Nascimento do menino Jesus. Queiramos iniciar esta caminhada em paz a fim de encontrarmos o Menino, Príncipe da Paz, como anunciaram os anjos aos pastores em Belém.

Já iniciamos na paróquia este processo com as novenas da festa da Apresentação e nesta semana as novenas da Festa da Conceição. A Virgem Maria nos guia na busca e no encontro do seu Filho. Seguindo o seu exemplo meditemos e guardemos a Palavra de Deus no coração.

 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

1. Agenda de Dezembro

1-6 dezembro, Novenas, 20h

7 dezembro, Véspera da Conceição

Romagem do Moreno, 18h. Novena, 20h. Conjunto

8 dezembro, Festa da Conceição, 15h e animação

15 a 23 dezembro, Missas do Parto, 6h

23 dezembro,Concerto igreja, Música Natal Italiana pelo Funchal Baroque, 11h30

24 dezembro: 10h(Missa Advento), 12h (Avós e Netos) Abertura igreja, 22h, Romagens, 23h e Missa do Galo, 24h

25 dezembro:8h30(Apresentação),10h (Vila),11h(A.Maria)

26 dezembro, 10h e 12h (Vila), 11h (Meia Légua)

27 dezembro, 12h

28 dezembro, Santos Inocentes, 17h

29 dezembro,12h. Concerto de Natal na Igreja, 20h

30 dezembro, 17h

31 dezembro, Sagrada Familia, 10h e 12h

  nb. Temos Festeira para a Conceição. Pedimos às pessoas que participem com produtos nas romagens para o bazar, Obrigado desde já.

 

2. Meditando – Vem Senhor

 Vem aí o Natal. Durante mais um mês, o deslumbre das montras, a exposição dos brinquedos,

os enfeites, as luzes multicolores, os postais de boas festas.

E depois as visitas, as prendas, as longas vigílias com tudo o que isso acarreta de alegria e exuberância.

Mas quem não sentiu já neste tempo de festa uma certa nostalgia?…

Nostalgia da simplicidade, dum regresso ao essencial, o essencial que é Jesus Cristo.

(in Mateus, Lopes Morgado,30)

 

Mesa da Palavra – Advento – Ano B

1º Domingo do Advento, Ano B – Mc 13, 33-37 – «Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. 34 É como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos seus servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. 35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar o galo, se de manhãzinha; 36 não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. 37 O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai!»

Evangelho da Imaculada Conceição: Lc 1, 26-38 – «Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28 Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29 Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30 Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31 Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33 reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» 34 Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36 Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» 38 Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.