“O Advento!…”

Neste domingo iniciamos um novo ano na Liturgia da Igreja (Ano B) e um novo tempo Advento), que chama a nossa atenção e evidencia uma vivência particular a todos nós: Fazer nascer o Menino Jesus nas famílias, em nós e nas comunidades paroquiais! Sabemos da grande devoção que nutrimos pela figura do Menino Jesus: na lapinha, presépio nas salas e nos caminhos. Claro que vamos fazer o presépio em casa como vamos fazer na igreja. Claro que vamos celebrar as Missas do Parto como sempre. Para os que não podem vir à igreja podem “assistir” em casa pelo computador às nossas Missas do Parto e do Natal como já fazemos ao domingo com a missa das 10h. Não podemos fazer os convívios dos sítios no salão ou no adro, mas cada um pode conviver com os seus em casa. Claro que serão feitos os licores, os doces e tudo o mais. O vírus não nos pode tirar a alegria de estarmos em família nas nossas casas. Mais certo do que nunca: Natal é festa da família, logo passado em família em casa!

No dia 1 de dezembro começam as novenas da Conceição na Capela da Avé Maria. Um sinal de que o “Natal está à porta!” Que a Senhora da Conceição nos abra o coração ao Deus-Menino. É um novo tempo com condições para ficarmos em casa e fiquemos bem! Quem não se dá em casa? Aprenda com a Virgem a guardar muito no coração. Veja-se a máscara: tapa a boca e deixa os ouvidos livres para ouvir! Votos de Bom Advento para todos nós!

 

ACONTE NA PAROQUIA DA RIBEIRA BRAVA

  1. Semana da Conceição:

     3ª feira, 1 a Sábado 5 dezembro, Novena e Missa, 20h

Domingo 6 dezembro, Novena e Missa, 19h

2ª feira, 7 dezembro – Véspera da Conceição, 20h

3ª feira, 8 dezembro – Festa da Conceição, 16h

nb.Há a celebração religiosa. Não há arraial devido à pandemia!

 

  1. Obrigado às pessoas que contribuíram para a Campanha da luz para o seminário Dehoniano de Luena, Angola. Já está a ser instalada conforme mail enviado.

 

  1. 3. Missas do Parto realizam-se no tempo habitual de 15 a 23 de Dezembro às 6h. As normas em vigor para esta quadra com pandemia não nos permitem realizar os convívios após as missas no salão nem ter barracas no adro. Cada um e cada família realize em casa ou conforme puder. Os encarregados dos sítios podem fazer conforme o habitual, exceto os convívios para bem de todos.

 

  1. Ano especial da Laudate Si: 2020-2021: 24 de maio 2020 a 24 maio de 2021. “Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais frágeis. (Papa Francisco, 24 de maio de 2020)

 

mesa da palavra – advento – ano b-

Evangelho Domingo 29 Nov.: Mc 13, 33-37 – «Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. 34 É como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos seus servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar o galo, se de manhãzinha; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai!»

Evangelho 6 Dezembro: Mc, 1, 1-8 – Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, a fim de preparar o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.’ João Baptista apareceu no deserto, a pregar um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo e trazia uma correia de couro à cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Tenho-vos batizado em água, mas Ele há-de batizar-vos no Espírito Santo.»

Senhora da Conceição: Lc 1, 26-38 – Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

A ORAÇÃO do Papa Francisco: (ano da Laudate SI)

Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações, para que possamos fazer parte do teu dom da criação. Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis. Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa ao enfrentar as consequências desta pandemia global. Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros. Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável. Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora,

Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.