« A Visita do Espírito Santo!…»

..A visita do Espírito Santo é uma visita breve, rápida, curta e vivida intensamente. Basta presenciar a alegria das famílias e a forma grata como recebem e agradecem os festeiros, por proporcionarem esta visita. São sempre momentos de emoção e alegria, que entram pelas portas “adentro” de quem também está longe, mas presente na visita do Espírito Santo à família, tornado possível pelos novos meios, que têm o condão de encurtar distâncias e permitirem experiências e vivências tais. Ainda bem que existem, permitindo a ligação permanente. Tudo está perto e já não se notam as distâncias, a não ser na saudade. Há algo que fala mais alto e ainda “mexe”!

Nunca é demais lembrar e recordar as trovas do cantar das saloias nas diferentes situações da vida e aí temos a devoção bem viva do Espírito Santo nas mesmas situações. Sentir e viver a presença do Espírito é deixar-se embalar pela força de Deus.

Olhai ó senhores festeiros, olhai o que vão pegar!

No divino Espírito Santo que o sacerdote vai dar!

Vinde Pai dos pobrezinhos, distribuir os vossos dons.

São grandes ou pequeninos, vinde à luz dos corações!

Deus vos salve casa santa de Jesus santificado.

Onde está o Deus do céu numa hóstia consagrada.

O divino Espírito Santo, já vem chegando à pia. Vem

derramando os seus dons, sobre o povo da freguesia!

Votos de boa visita do Espírito Santo para todos vós.

ACONTRECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

. Visitas do Espirito Santo em 2019

4ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 19 de maio

Cruz Banda Além- Tem Festeira

Espigão – Tem Festeiro – Missa às 19h

Fajã da Urtiga – Tem Festeiro

 

5ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 26 de maio

Pomar da Rocha –  Tem Festeiro – Missa às 19h

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeira

Murteira – Tem Festeiras

 

6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho

Muro e Moinhos – Tem Festeiros – 2 grupos

 

7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho

→ Vila – Ainda Não tem Festeiros (2 grupos) – Fim.

————————-

②. Agenda de maio

  1. 18. Encontro Diocesano das Famílias no Atouguia, 13-16h30
  2. 19. Reunião de Pais: 1ª Comunhão, Profissão Fé e Crisma, 10h

 

. Devoção do Terço no mês de maio: na igreja às 20h de 2ª feira a 6ª feira. Nas capelas combinar a hora com as encarregadas.

 

④. Passeio ao Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa mais voo. Custo p/p, 1.180,00€

 

. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019

«Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário,

ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver

o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes

afastando-nos dos nossos medos e preconceitos.

Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor

e servir mais do que ser servidos

Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir

e de Ser Igreja  missionária aonde nos levares.

Aqui estamos Senhor, porque acreditamos

Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»

 

LEITURAS DO V DOMINGO PÁSCOA – ANO C

1ª Leitura: Act 14, 21-27 – Depois de terem anunciado a Boa Nova àquela cidade e de terem feito numerosos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, Icónio e Antioquia. 22Fortaleciam a alma dos discípulos, encorajavam-nos a manterem-se firmes na fé, porque, diziam eles: «Temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.» 23 Depois de lhes terem constituído anciãos em cada igreja, pela imposição das mãos, e de terem feito orações acompanhadas de jejum, recomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham acreditado. 24 A seguir, atravessaram a Pisídia, chegaram à Panfília e, 25depois de anunciarem a palavra em Perga, desceram a Atália. 26 De lá, foram de barco para Antioquia, de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para o trabalho que agora acabavam de realizar. 27 Assim que chegaram, reuniram a igreja e contaram tudo o que Deus fizera com eles, e como abrira aos pagãos a porta da fé.

 

2ª Leitura: Ap 21,1-5 – Vi, então, um novo céu e uma nova terra; pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia. 2 E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo. 3 E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: «Esta é a morada de Deus entre os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. 4 Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor. Porque as primeiras coisas passaram.» 5 O que estava sentado no trono afirmou: «Eu renovo todas as coisas.» E acrescentou: «Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras.»

 

Evangelho: Jo 13, 31-33,34s – Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. 32 E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.» 33 «Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: ‘para onde Eu for vós não podereis ir’, também agora o digo a vós. 34 Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. 35 Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: tendo amor uns aos outros.»