“A Santíssima Trindade!…”

Neste domingo a Igreja celebra a festa da Santíssima Trindade e a paróquia da Tabua no nosso arciprestado tem como padroeiro a Santíssima Trindade, logo deve ser familiar a cada um de nós esta realidade do mistério de Deus. Deus é um só em três pessoas e trino numa só natureza, a natureza divina. Acreditamos sem diferença alguma em tudo o que foi revelado acerca da glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Adoramos as três Pessoas divinas e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, a sua essência única e majestade igual (cf. Prefácio da SST). Ao Pai é atribuída a criação, ao Filho a Salvação e ao Espírito Santo a santificação dos fiéis e da Igreja.

Vem em nossa ajuda a explicação de São Patrício que na Irlanda e nos primórdios do anúncio do Evangelho naquela ilha serviu-se da folha de um trevo para explicar o mistério de Deus uno e trino. É uma bela imagem simples e prática, que permanece ainda hoje como um dos símbolos da Irlanda: a bandeira contém um trevo e por sua vez está pintado numa companhia de aviação irlandesa. Serviu-se de algo existente na natureza para a seu tempo explicar o mistério do seu criador. Na linha da encíclica “Laudato Si” e nas linhas do nosso programa de “cuidarmos da casa comum” ganhamos consciência do mandato pelo respeito e cuidado da criação: deixarmos aos vindouros este mundo melhor do que encontramos! A criação irradia a beleza divina que convida ao encontro e nela podemos encontrar explicações/respostas para as dúvidas,crises e vacilações com o auxílio do próprio Deus a exemplo de Santo Agostinho sobre o mistério da trindade. Votos de um bom domingo e boa semana.

Mesa da Palavra  – SS Trindade

1ª Leitura: Ex 34,4b-6.8-9 – Moisés talhou, pois, duas tábuas de pedra iguais às primeiras. No dia seguinte, de manhã, subiu o monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado, e levava na mão as duas tábuas de pedra. 5 O Senhor desceu na nuvem e, passando junto dele, pronunciou o nome do Senhor. 6 O Senhor passou em frente dele, e exclamou: «Ó Senhor! Ó Senhor! Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e de fidelidade, 8 Moisés curvou-se imediatamente até ao chão e prostrou-se em adoração, 9 dizendo: «Se, entretanto, alcancei graça aos teus olhos, ó Senhor, vem, por favor, caminhar no meio de nós, pois este é um povo de cerviz dura. Mas perdoa-nos as nossas iniquidades e os nossos pecados, e aceita-nos como propriedade tua.»

Salmo: Dan 3,52-56: Louvor e glória ao Senhor para sempre

2ª Leitura: 1 Cor 12, 11-13 – De resto, irmãos, sede alegres, tendei para a perfeição, confortai-vos uns aos outros, tende um mesmo sentir, vivei em paz e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12 Saudai-vos mutuamente com o ósculo santo. Saúdam-vos todos os santos. 13 A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!

Evangelho: Jo 3, 16-18 – Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que crê nele não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus.

AGENDA PAROQUIAL:

1. A partir de 6 de junhio passa a ser permitido a ocupação da igreja em 50%. Nas Visitas e missas respeitem-se as recomendações sanitárias. Ver cartaz com o horário e recomendações, sff:

2. Celebração da 1ª Comunhão passou para 26 setembro, 18h30 – o grupo da Avelina e da Lícia – os grupos da Sílvia e Cidália para 27 setembro, 12h. Outros grupos falar com as catequistas.

3. Profissão de Fé: Grupo Martinha a 18 de jullho, 18h30. Outros grupos falar com as catequistas

4. Reunião de Pais e crismandos no domingo, 14 de junho logo após a missa das 10h.

5. Corpo de Deus no dia 11 de junho, 5; feira: Missas as 8h e 10h. Dia Santo e feriado.

6 .Ano especial da Laudate Si: 2020-2021. Celebramos a 24 de maio o 5º aniversário da Encíclica ‘Laudate Si,’ com a qual se procurou chamar a atenção para o grito da Terra e dos pobres. Graças à iniciativa do Dicastério para o Serviço do Desenvolvi -mento Humano Integral, a Semana da ‘Laudate Si’ que acabamos de celebrar, continuará num ano especial de 24 de maio deste ano a 24 de maio ano próximo. Convido todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao cuidado da nossa casa comum e dos nossos irmãos e irmãs mais frágeis. Seria bom rezar a seguinte oração dedicada a este Ano.(Papa Francisco, 24 de maio de 2020)

ORAÇÃO:

Deus de amor, criador do céu, da terra e de tudo o que neles existe, abre as nossas mentes e toca os nossos corações,

para que possamos fazer parte do teu dom da criação.

Nestes tempos difíceis, mostra-te presente aos necessitados,

especialmente os mais pobres e os mais vulneráveis.

Ajuda-nos a mostrar a nossa solidariedade criativa

ao enfrentar as consequências desta pandemia global.

Torna-nos corajosos para aceitar as mudanças que procuram o bem comum. Que agora, mais que nunca, possamos sentir

que estamos todos unidos e que dependemos uns dos outros.

Faz com que possamos ouvir e responder ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que os sofrimentos atuais possam ser as dores do parto de um mundo mais fraterno e sustentável.

Sob o olhar amoroso de Maria Auxiliadora, Te pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.