A missão até aos confins da Terra!…»
A Igreja celebra neste domingo o dia Mundial das Missões. É já o 91º Dia Mundial que a Igreja universal celebra em todas as latitudes da terra. É um dever e um direito de todo o batizado, que radicado na sua missão batismal, deve sentir-se impelido a testemunhar a sua fé, melhor a viver a alegria da fé, colaborando na difusão alegre do Evangelho: “sede minhas testemunhas e ide e ensinai!” Continua atual este convite e é pertinente pensar nos que vivem ao nosso lado, na nossa família, dentro da nossa casa, aos quais Deus não lhes diz nada, a não ser para criticar os demais e ter a palavra “Deus ” na boca como qualquer outra. Banalização da fé e da espiritualidade em jovens com ambiente dito religioso. Ressalve-se a ideia de que Deus transcende tudo isto. No entanto recordo-me da frase de Santo Agostinho. «Deus que te criou sem ti, não te salve sem ti!». É necessária a livre adesão ao amor do Redentor.
Nós que já fomos conhecidos de ilha missionária, devido a muitos(as) que partiam para as missões e era uma honra ter na família um sacerdote, um missionário/uma missionária, parece ter-se passado ao indiferentismo. Não ao descrédito do serviço destes enviados, mas ao descrédito colocado pelas novas gerações, acomodadas às zonas de conforto. Quem tem uma experiência missionária fica “apanhado” e não pensa noutra coisa. Deus continua a lançar o convite: «vem e segue-Me!» As famílias têm de abrir a mente e o coração a este constante convite e ajudar os jovens a discernirem as escolhas de vida.
É nos jovens que continua a grande aposta do Papa. Veja o título do tema do Sínodo dos Bispos em Roma: Jovens vocação, discernimento e missão. O título da Mensagem papal para as Missões: “Juntamente com os jovens levemos o Evangelho a todos”. Diz o papa que para os jovens os últimos confins da terra são relativos e facilmente navegáveis. O mundo digital e as redes sociais, diluem fronteiras, cancelam margens e distâncias, reduzem diferenças. Esta missão requer o dom dado por Aquele que nos colocou nesta terra. O jovem que busca seguir a Cristo tem o essencial na busca e na adesão à sua vocação. (cf. Mensagem do Papa Francisco). Invoquemos neste mês os santos padroeiros missionários universais: São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus. São uma lição missionária. Um nas missões do oriente e outro dentro do convento. Que intercedam e acompanhem a quem se dedica a esta causa. Lembremos também de alguém que conhecemos e que está nas missões para que não lhe falte a assistência do Espírito Santo!
❶. Agenda de outubro 21. Dia Mundial das Missões São João Paulo II 27. Beato Gonçalo de Lagos (Algarve) 28. Fim do Sínodo dos jovens Agenda novembro 01. Todos os santos – feriado e dia santo: 8h,10h,17h. 02. Fiéis Defuntos (almas) – ida ao cemitério após a missa das 10h Celebrações: 8h, 10h, 19h. – As intenções destas celebrações são pelas Intenções dos Defuntos da paróquia ❷. Catequistas precisam-se! Ficámos com menos três (3), logo, necessitamos de mais catequistas. Haja boa vontade! ❸. Exposição das Açucenas no museu Etnográfico. Tradição desde o Campanário à Ponta do Sol, área deste arciprestado. ❹ festa das Missões neste domingo no Colégio Missionário. Missa Campal às 11h e tarde recreativa. Entrada livre. ❺. Muda a hora no último domingo de outubro. Os relógios atrasam 1 hora. As missas de sábado e domingo de tarde às 17h A missa da tarde neste domingo já é às 17h. ❻. oração Missionária – Ano missionário 2018/2019 «Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário, ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes, afastando-nos dos nossos medos e preconceitos. Queremos, como Tu, viver a linguagem do amor e servir mais do que ser servidos. Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir e de Ser Igreja missionária aonde nos levares. Aqui estamos Senhor, porque acreditamos Que Ser cristão é Ser missão! Ámen.»
«A missão até aos confins da terra requer o dom de nós próprios! (Papa Francisco, Mensagem do dia das Missões, 21 outubro)
|
Mesa da Palavra – XXIX Domingo Comum B | ||
1ª Leitura: Is 53,10-11 – Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo com sofrimento, para que a sua vida fosse um sacrifício de reparação. Terá uma posteridade duradoura e viverá longos dias, e o desígnio do Senhor realizar-se-á por meio dele. 11 Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz. O meu servo ficará satisfeito com a experiência que teve. Ele, o justo, justificará a muitos, porque carregou com o crime deles.
Salmo: Desça sobre nós a vossa misericórdia, porque em Vós esperamos, Senhor. (32/33) 2ª Leitura: Hb 4 14-16 – Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo com sofrimento, para que a sua vida fosse um sacrifício de reparação. Terá uma posteridade duradoura e viverá longos dias, e o desígnio do Senhor realizar-se-á por meio dele. 11 Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz. O meu servo ficará satisfeito com a experiência que teve. Ele, o justo, justificará a muitos, porque carregou com o crime deles. Evangelho: Mc 10, 35-45 – Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: «Mestre, queremos que nos faças o que te pedimos.» 36 Disse-lhes: «Que quereis que vos faça?» 37 Eles disseram: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.» 38 Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o batismo que Eu vou receber?» 39 Eles disseram: «Podemos, sim.» Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu bebo e sereis batizados com o batismo com que Eu sou batizado; 40 mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo: é daqueles para quem está reservado.» 41 Os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. 42 Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu poder. 43 Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo, 44 e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos. 45 Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.» |