«Festa da Apresentação!…»
Estamos na Semana da Apresentação em que as Novenas preparam esta festa dedicada a Nossa Senhora: Apresentação de Maria Menina no Templo de Jerusalém pelos seus pais Joaquim e Ana. Esta festa é celebrada no dia 21 de novembro. Distingue-se da Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo, celebrada a 2 de fevereiro, ligada também à Virgem Maria, e conhecida também de Nossa Senhora das Candeias!
Nos evangelhos temos relatos da infância de Jesus, mas não temos relatos sobre a infância da Virgem Maria. Existem autores desconhecidos, que dão pormenores sobra a vinda da menina ao Templo de Jerusalém e existem pinturas famosas sobre o tema. Contam as antigas tradições que Joaquim e Ana tiveram uma menina, Maria. Aos três anos foi levada ao templo onde ficou ao serviço do Senhor, dedicando-se ao trabalho e ao estudo, em especial a Sagrada Escritura. Maria no templo ofereceu-se e consagra-se ao Senhor: ser de Deus! Esta festa começou em 1372 a pedido do embaixador do rei do Chipre e de Jerusalém ao papa. A festa vai aparecer no missal em 1505. A 21 de novembro de 1964 o Papa Paulo VI consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.
Esta festa está profundamente dedicada às crianças, pois é usual fazer-se a bênção das crianças após a procissão da festa na dita capela dedicada à Senhora da Apresentação. Temos vindo a realizar esta bênção todos os anos no dia da festa. Continuamos a convidar os pais que se façam acompanhar das crianças na festa e na procissão, apresentando-as à Senhora e recebam a bênção de Deus. São as famílias convidadas, os movimentos paroquiais e todos quantos desejam participar, que se apresentem e celebrem a proteção da Virgem, Senhora da Apresentação. Quem vive como uma criança é dela o reino dos Céus como disse Jesus.
Na paróquia continuamos a celebrar a Virgem Maria com as novenas à Senhora da Conceição no próximo dia 30 de novembro, na capela da Avé Maria. Louvamos a Deus que preparou a Virgem Maria para colaborar no mistério da Redenção, por isso a isentou do pecado, é imaculada na sua Conceição. Caminhamos e aproximamo-nos do Natal, sob a proteção da Virgem, Maria e guiados em materna solicitude. A todos votos boa festa.
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
1. Agenda de Novembro
Véspera da Apresentação:
Romagens:Apresentação (14h), Achada (17h). Pico, 18h, Novena,20h
26 novembro, Domingo: Festa da Apresentação
Procissão, 15h. Bênção das crianças após a procissão
30 novembro. Início Novenas da Conceição na Avé Maria até 6 de dezembro, 20h
2.Temos Festeiro para a Apresentação. Pedimos às pessoas que participem com produtos nas romagens para o bazar, Obrigado desde já.
2 . Agenda de Dezembro
1-6 dezembro, Novenas, 20h
7 dezembro, Véspera da Conceição – Romagens:
Moreno, 18h. Caminho Chão,19h. Novena, 20h
8 dezembro, Festa da Conceição, 15h
15 a 23 dezembro, Missas do Parto, 6h
nb. Temos festeira para a Festa da Conceição.
3. Prece de um peregrino
«Senhor Deus, andei pela vida à tua procura.
Perguntei pelo teu endereço. Quero saber o lugar onde moras. Quero encontrar-te e conversar contigo. Mas eram tantos nomes e tantos endereços teus, que fiquei perdido. Meu Deus, onde moras?
Cansado e suado de tanto andar, parei na casa de um pobre. Ele estava sentado na calçada em frente ao seu barraco. Aproveitava a brisa do fim do dia. Perguntei-lhe pelo teu endereço. E ele disse-me: “Perdoe a minha ignorância. Eu sou Severino. Não. Você tem o aspeto de quem anda cansado. Enquanto estiver comigo, esta casa é sua!” Entrei e estou lá até hoje, meu Deus!
Junto dele encontrei a paz e a humildade, a partilha e o perdão, a solidariedade e a luta pela justiça, encontrei liberdade. Responde Deus à minha pergunta: «É na casa deste pobre que tu Te escondes?» (Carlos Mesters)
MESA DA PALAVRA – FESTA DO CRISTO REI
1ª Leitura, Ez 43, 11-12; 15-17 – «Porque assim fala o Senhor Deus: Eis que Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas e me interessarei por elas. Como o pastor se preocupa com o seu rebanho, quando se encontra entre as ovelhas dispersas, assim me preocuparei Eu com o meu. Reconduzi-lo-ei de todas as partes por onde tenha sido disperso, num dia de nuvens e de trevas. Sou Eu que apascentarei as minhas ovelhas, sou Eu quem as fará descansar -oráculo do Senhor Deus. 16 Procurarei aquela que se tinha perdido, reconduzirei a que se tinha tresmalhado; cuidarei a que está ferida e tratarei da que está doente. Vigiarei sobre a que está gorda e forte. A todas apascentarei com justiça.» «Quanto a vós, minhas ovelhas, assim fala o Senhor Deus: Eis que vou julgar entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
2ª Leitura: 1 Cor 15, 20-26.28 – Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. 21 Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem vem a ressurreição dos mortos. E, como todos morrem em Adão, assim em Cristo todos voltarão a receber a vida. Mas cada um na sua própria ordem: primeiro, Cristo; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. Depois, será o fim: quando Ele entregar o reino a Deus e Pai, depois de ter destruído todo o principado, toda a dominação e poder. Pois é necessário que Ele reine até que tenha colocado todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a morte. 28 E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.
Evangelho de Cristo Rei: Mt 25, 31 – «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. O Rei dirá, então, aos da sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.’ Então, os justos vão responder-lhe: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?’ E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: ‘Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.’ Em seguida dirá aos da esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.’Por sua vez, eles perguntarão: ‘Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?’ Ele responderá, então: ‘Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’ 46 Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»