“A boca fala!…»
A minha reflexão de hoje é inspirada na última linha do Evangelho deste domingo: ”a boca fala do que transborda o coração”, é assim a linha completa. Neste sentido as palavras dizem a pessoa: se é de bom ou de mau coração, fazendo a grande diferença, saindo daí o bom ou o mal. Logo passa pelo coração ou seja por cada um a transformação, a mudança, a reno vação, a conversão, a inovação, a aceitação, o bem a inovar das atitudes e das ações: transformar-se numa pessoa nova. Conhecemos o ditado que em muita parra pouca uva e em muita verborreia pouco de verdadeiro há a encontrar. Devemos ser ‘gente de coração’ em cujo ADN temos a caridade, o Espírito de Deus em nós. Deus não impõe fazermos o bem, propõe na liberdade dos filhos de Deus segui-Lo: Ele é o Pão da vida, Ele é a luz do mundo, Ele é o bom pastor, Ele é a ressurreição e a vida, Ele é a videira verdadeira, Ele é o Caminho, a verdade e a vida (cf. Jo 6-15).
Ouvi nestes dias 2 estórias de caminho: a filha diz à mãe que o namorado não acreditava no inferno- responde a mãe – casa-te com ele e vás ver se ele acredita ou não. Outro diz que quando ‘morresse queria levar o anel consigo – a mulher pergunta porquê – ao que ele respondeu – para S. Pedro ver que eu já estive no inferno’. O mesmo poderia dizer a mulher, não acham? Haja tino no falar dizemos nós. Esquecemo-nos na hora da verdade!
MESA DA PALAVRA – DOMINGO VIII C
1ª Leitura: Sir 27, 5-8 – Quando agitamos o crivo, só ficam impurezas: assim os defeitos do homem aparecem nas suas palavras. O forno prova os vasos do oleiro, e a prova do homem são os seus pensamentos. 6 O fruto da árvore mostra a qualidade do campo; assim as palavras revelam os seus sentimentos. 7 Não elogies ninguém antes de falar, porque é assim que se experimentam os homens.
Salmo 91 (92): É bom louvar o Senhor.
2ª Leitura: 1 Cor 15, 54-58 – E quando este corpo corruptível se tiver revestido de incorruptibilidade e este corpo mortal se tiver revestido de imortalidade, então cumprir-se-á a palavra da Escritura: A morte foi tragada pela vitória, 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. 57 Mas sejam dadas graças a Deus que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Assim, meus queridos irmãos, sede firmes, inabaláveis, e progredi sempre na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é inútil no Senhor.
Evangelho: Lc 6, 39-45 – Disse-lhes ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? 40 Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre. 41 Por que reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista? 42 Como podes dizer ao teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista’, tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão. 43 Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. 44 Cada árvore conhece-se pelo seu fruto; não se colhem figos dos espinhos, nem uvas dos abrolhos. 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração.
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
1. Agenda Paroquial de Março:
1 de março – Carnaval. Memória scj: Oração de Jesus no Horto
2 de março, 4ª feira de Cinzas – Imposição das Cinzas
Início da Quaresma – Dia de Jejum e Abstinência: 8h e 19h
3 de março, 5ª feira: Almas (Vila), 8h
4 de março, 6ª feira: 8h e 17h (Via Sacra)
6 de março, Domingo – Retiro para Leigos no Colégio Missionário – Funchal , 9h30 – 13h
11 de março, 6ª feira: 8h e 17h (Via Sacra)
13 a 20 de março – Semana de São Bento
13 de março, Domingo: Procissão dos Passos,12h
13 de março: encontro do crisma às 10h
14 a 18 de março, 2 a 6ª feira: Novenas a S. Bento, 19h30
14 de março: 179º aniversário do nascimento Pe. Dehon – SCJ
18 de março, 6ª feira, Via Sacra, 8h (não há às 17h). Novena a São Bento, 19h30
19 de março, sábado: Dia do Pai e Véspera de São Bento, 19h30 (não há às 17h)
20 de março, domingo: Festa de São Bento às 12h
21 de março: Dia de São Bento. Dia do Padroeiro e Dia da freguesia da Ribeira Brava. Missa às 11h. Início dos festejos da Junta de Freguesia da Ribeira Brava
- Anunciação do Senhor, 6ª feira, 8h e 17h (Via Sacra).
2. Catequese presencial é feita nas condições recomendadas. Não havendo segue-se as normas da saúde e os pais podem falar das coisas de Deus em casa. Já agora os avós deem um jeito, sff.
3. Confissões: 6ª feira, 8h30-9h30
4. Adoração: 6ª feira, 11h30-12h30 e 3º domingo do mês, 9h30-10h