«A Ascensão!…»

Muitos hão-de lembrar-se do feriado da 5ª feira da Ascensão, também chamado de 5ª feira da espiga, dia santo, em que era celebrada a Ascensão de Jesus ao Céu. Com a Reforma da Liturgia no Concílio Vaticano II esta festa passou para o domingo a seguir e é celebrado também neste dia pela Igreja o dia das Comunicações Sociais. Recordo ainda a visita do Papa João Paulo II à Madeira e nesse domingo era celebrada a festa da Ascensão, uma das poucas vezes (ou talvez única) que o papa celebrou esta festa fora do Vaticano. Esta situação foi dita na celebração e no fim da mesma o papa recitou o «Angelus»!

O vocábulo “ascensão” deriva do latim “ascensio – subida”. Esta festa celebra-se quarenta dias após a Páscoa, para fazer memória da subida de Jesus ao céu, do regresso ao céu, regresso ao Pai (Act 1,4-12) e marca o cumprimento da glorificação de Jesus, iniciada na Ressurreição. Jesus sobe ao céu, vai preparar-nos uma morada (cf. Jo) e a Sua ida completa a nossa alegria com o envio do Paráclito (cf. Lc 24,44), feito realizado no Pentecostes.(Act 2)

Da mensagem papal para as comunicações destaco a introdução: «A verdade vos tornará livres!». No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Imagem e semelhança do Criador, o ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. É capaz de narrar a sua própria experiência e o mundo, construindo assim a memória e a compreensão dos acontecimentos. Mas, se orgulhosamente seguir o seu egoísmo, o homem pode usar de modo distorcido a própria faculdade de comunicar, como o atestam, já nos primórdios, os episódios bíblicos dos irmãos Caim e Abel e da Torre de Babel (cf. Gn 4, 1-16; 11, 1-9). Sintoma típico de tal distorção é a alteração da verdade, tanto no plano individual como no coletivo. Se, pelo contrário, se mantiver fiel ao projeto de Deus, a comunicação torna-se lugar para exprimir a própria responsabilidade na busca da verdade e na construção do bem. Hoje, no contexto duma comunicação cada vez mais rápida e dentro dum sistema digital, assistimos ao fenómeno das «notícias falsas», as chamadas fake news: … Gostaria, assim, de contribuir para o esforço comum de prevenir a difusão das notícias falsas e para redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade.»

Neste dia deixemo-nos tocar também pela Mensagem de Nª Sª de Fátima, aos pastorinhos: oração, penitência, sacrifico e conversão. Acolher na simplicidade e na confiança os pedidos que Deus nos dirige, como aconteceu aos pastorinhos e assim seremos obreiros da paz e da reconciliação.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA

. Visitas DO ESPÍRITO SANTO

DOMINGO, 13 DE MAIO

FURNA – Tem Festeiros

MURO E MOINHOS 1-Tem Festeiro

MURO E MOINHOS 2-Tem Festeiro

DOMINGO 20 DE MAIO

VILA 1 – Tem Festeira

VILA 2 – Ainda não Tem Festeiros

MORENO,TERÇA, PEDRA MOLE E FAJÃ DAS FLORES – Tem Festeira

❷.Terço no mês de maio de 2ª a 6ª feira, às 20h na igreja. Nas capelas a combinar a hora com as encarregadas. Aceita-se flores para o altar de Nª Sª de Fátima. Obrigado.

❸.agenda de Maio

  1. 12. Missa e Procissão Velas em honra de Nª Sª de Fátima, 20H

Não há missa às 17H30

  1. Nª Sª de Fátima/Ascensão: 7H, 10H, 17H30
  2. 20. Festa do Espírito Santo-Pentecostes, 10H
  3. Corpo de Deus, 8H e 10H. Não há missa às 7h e 17H30. Celebração na Sé às 18H com procissão. A Paróquia da Ribeira Brava coube-lhe este ano fazer uma parte do tapete da Procissão do Corpo de Deus. Agradeço desde já às (aos) encarregadas(os) dos sítios toda a colaboração

❹.os jovens do Crisma têm o Encontro de preparação neste domingo, 13 de Maio, 10H

❺. Os jovens do 8º ano de catequese, devem entregar às catequistas o boletim de inscrição para participarem com equipas na Festa das Famílias, até ao Domingo 20 de Maio. A Festa das Famílias decorre todo o dia no Funchal no Domingo, 27 de maio, conforme programa já anunciado e afixado.

 

Mesa da Palavra – Ano B – VI Domingo de Páscoa

 

 
   1ª Leitura: Act1,1-11 – No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Um dia em que estava com eles à mesa, mandou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, «da Qual- disse Ele – Me ouvistes falar. Na verdade, João baptizou com água; vós, porém, sereis baptizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias». Aqueles que se tinham reunido começaram a perguntar: «Senhor, é agora que vais restaurar o reino de Israel?» Ele respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade; mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra». Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Céu, enquanto Jesus se afastava, apresentaram-se-Ihes dois homens vestidos de branco, que disseram: «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado para o Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu».

Salmo Responsorial: Salmo 46 (47)

Ergue-se, Deus, o Senhor, em júbilo e ao som da trombeta.

2ª Leitura: : Ef 1,17-23 –  Irmãos: O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de luz para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes. Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há-de vir. Tudo submeteu aos seus pés e pô-l’O acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos eu o sou de Cristo.

Evangelho: Mc 16,15-20 –  Naquele tempo, Jesus apareceu aos Doze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus  Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.