“A Ascensão!…”

Estamos a celebrar a Ascensão de Jesus ao céu neste domingo VII de Páscoa e o Dia Mundial das Comunicações sociais na Igreja no dia festivo de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas. Vivemos o dia em que Cristo eleva ao céu a nossa natureza humana, prepara-nos uma morada e promete enviar o Espírito Santo, o Paráclito, que nos inspira para a Verdade! É momento de reconhecermos a “dignidade de cristãos”, nós que fomos criados para a eternidade.

Acolhemos a reflexão do Papa Francisco sobre o papel dos media na difusão da verdade e da sua importância para a união, apesar das distâncias como fizemos a experiência em tempo de pandemia. Vejamos o título: “Para que possas contar e fixar na memória” A vida faz-se história » (Ex 10,2)  O título é tirado do livro do Êxodo, que nos faz ver Deus a intervir na história do seu povo. Os filhos de Israel, clamam por Deus que ouve e recorda-Se da aliança da aliança. Viu os filhos de Israel e reconheceu-os» (Ex 2, 24-25). Da memória de Deus brota a libertação através de sinais e prodígios. Moisés recebe o sentido de todos eles. «Para que possas contar e fixar os meus sinais . E vós conhecereis que Eu sou o Senhor» (Ex 10, 2). A experiência do Êxodo ensina-nos que o conhecimento de Deus se transmite sobretudo contando, de geração em geração, como Ele continua a tornar-Se presente. O Deus da vida comunica-Se, narrando a vida. Vejamos a importância da catequese para a vida de fé nos mais novos. Vida e testemunho.

 

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA      

  1. A Igreja já abriu a 11 de maio. Nas Visitas e missas respeitem-se as recomendações sanitárias. Ver cartaz com o horário e recomendações, sff:
  2. Celebração da 1ª Comunhão passou para 26 setembro, 18h30 – o grupo da Avelina e da Lícia – os grupos da Sílvia e Cidália para 27 setembro, 12h. Outros grupos falar com as catequistas.

     3. Profissão de Fé: Grupo Martinha a 18 de jullho, 18h30. Outros grupos falar com as catequistas

     4. Obrigado à junta Freguesia da Ribeira Brava pela oferta de 30 máscaras e 4 viseiras.

 

 Mesa da Palavra  – Ascensão
 

 

 1ª Leitura: Act 1, 1-11 – No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio 2 até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. 3 A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. 4 No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual -disse Ele- me ouvistes falar. 5 João batizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis bautizados no Espírito Santo.» 6 Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» 7 Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8 Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo.» 9 Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10 E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco 11 que lhes disseram: «Homens da Galileia, por que estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»

 2ª Leitura: Ef 1, 17-23 – Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê o Espírito de sabedoria e que vo-lo revele, para o conhecerdes: 18 que sejam iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos e como é extraordina- riamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, 20 que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, nos altos Céus, 21 muito acima de todo o Poder, Principado, Autoridade, Potestade e Dominação e de qualquer outro nome que seja nomeado, não só neste mundo, mas também no que há-de vir. 22 Sim, tudo Ele submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça, que tudo domina, à Igreja, 23 que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos.

 Evangelho: Mt 28, 16-20 – Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. 18 Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. 19 Ide, pois, fazei discípulos de todos povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.