«As Visitas do Espírito Santo!…»
No Domingo passado iniciamos as visitas do Espírito Santo na paróquia da Ribeira Brava. Estas terminam no domingo do Pentecostes, este ano no dia 19 de maio. Agradeço desde já os festeiros que se disponibilizaram para esta missão de levar a visita do Espírito Santo às casas nos seus sítios, aos que já decidiram fazê-lo nos domingos programados e agradecia que houvesse também festeiros para os sítios que ainda não têm quem saia com as insígnias do Espírito Santo, e que não se esteja sempre à espera que alguém há-de sair. Para que outros recebam alguém tem de levar. É bom querer e melhor será fazer, pois assim os que desejam podem ter “uma visita tão bela” como cantam as saloias onde se recebe: “É o Espírito da verdade enviado pelo Pai. No fogo da caridade, nossas almas abrasai!”. Cabe-nos agradecer e connosco agradece as ofertas, como cantam as saloias: “É o Divino Espírito Santo!”. Já que houve tempo que se queria receber a visita do Espírito Santo e não era permitido, aproveite-se agora que se pode para receber nem que seja por gratidão e incutir nos jovens e crianças a atitude da hospitalidade nas famílias, proporcionando a sintonia, a união e aceitando quem vem por bem. A Visita do Espírito Santo é vivida em festa e em convívio nas famílias e já agora seja uma razão de aproximação para quem anda longe ou não se fale por “ninharias e animosidades” e queira Deus que tal aconteça, pois é o “Espírito da Caridade” que a todos visita. Nada melhor para ter paz e receber a paz de Cristo Ressuscitado e oferecê-la aos demais.
Vivemos a festa da Páscoa nestes dias na certeza que o Senhor ressuscitou nos sinais que apresentou e continua a presenciar-nos: continua a chamar por cada um como fez aos discípulos, chama pelo sinal do partir do pão, em Emaús e sempre que celebrámos a Eucaristia, na escuta e na meditação da Escritura e na comunidade que testemunha a fé em Jesus presente na sua vida, e nos sinais que nos lembram que Cristo ressuscitou ao 3º dia, em particular quando professamos: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele que falou pelos profetas. Professo um só Batismo para a remissão dos pecados. E espero na Ressurreição dos mortos, e na vida do mundo que há-de vir!…Boa visita do Espírito Santo.
Mesa da Palavra – II Domingo da Páscoa – Ano B
1ª Leitura: Act 3, 13-15.17-19 – O Deus de Abraão, de Isaac e Jacob, o Deus dos nossos pais, glorificou o seu servo Jesus, que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele resolvido a libertá-lo. 14 Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação de um assassino. 15 Destes a morte ao Príncipe da Vida, mas Deus ressuscitou-o dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 17 Agora, irmãos, sei que agistes por ignorância, como também os vossos chefes. 18 Dessa forma, Deus cumpriu o que antecipadamente anunciara pela boca de todos os profetas: que o seu Messias havia de padecer. 19 Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados;
Salmo, Sl. 4, 2.4.7.9: Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz do vosso rosto.
2ª Leitura: 1 Jo 2, 1-5 – Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos junto do Pai um advogado, Jesus Cristo, o Justo, 2 pois Ele é a vítima que expia os nossos pecados, e não somente os nossos, mas também os de todo o mundo. 3 Sabemos que o conhecemos por isto: se guardamos os seus mandamentos. 4 Quem diz: «Eu conheço-o», mas não guarda os seus mandamentos é um mentiroso, e a verdade não está nele; 5 ao passo que quem guarda a sua palavra, nesse é que o amor de Deus é verdadeiramente perfeito; por isto reconhecemos que estamos nele.
Evangelho: Lc 24, 35-48 – E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. 36 Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» 37 Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. 38 Disse-lhes, então: «Por que estais perturbados e por que surgem tais dúvidas nos vossos corações? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» 40 Dizendo isto, mostrou-lhes\ as mãos e os pés. 41 E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» 42 Deram-lhe um bocado de peixe assado; 43 e, tomando-o, comeu diante deles. 44 Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» 45 Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras 46 e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia, 47 que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas.
Acontece na Paróquia da Ribeira Brava
- Visitas do Espírito Santo de 2024
14 de Abril:
Apresentação – Tem Festeiro
Vale e Barreiro – Tem Festeiro
21 de Abril:
Fajã Ortiga – Tem Festeiro
Fajã da Ribeira – Tem Festeiro
Meia Légua – Tem Festeiros
28 de Abril:
Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro
Cabouco, Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro – Tem Festeiros
5 Maio:
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Murteira – Não tem Festeiro
Espigão – Tem Festeiro
12 Maio:
Pomar da Rocha – Tem Festeiro
Muro e Moinhos – Não Tem Festeiro (2 grupos)
19 Maio: Vila
Furna – Não tem Festeiros
Vila – Tem Festeiro (2 grupos)
Cruz Banda Além – Tem Festeiro
NB. Aguardam-se festeiros.
2. Semana das Vocações de 14 a 21 de Abril. No Dia Mundial das Vocações, 21 de abril, Domingo do Bom Pastor. Missa na Sé nos 50 anos da Ordenação Episcopal de D. Francisco Santana, 18h. Aberto a todos.
3. Festa da Vida, 8º Ano de Catequese, 17 abril, 17h.
4. Congresso Eucarístico em Braga de 31 de maio a 2 de Junho. Inscrições na Câmara Eclesiástica.
5.Dia Diocesano da Familia,26 de maio em S. Vicente, 15h. Casais com 10, 25, 50 e + de casamento podem inscrever-se na paróquia.
6. Peregrinação Dehoniana a Fátima com Colégio Missionário: 28 de maio a 3 de junho. Inscrições na Brava Tour.