«Festa de São Bento!…»
Estamos a preparar-nos com as novenas ao longo da semana para celebrarmos a Festa de São Bento neste domingo, Padroeiro da Ribeira Brava. Em tempo de Quaresma temos esta preparação espiritual, que é o nosso retiro paroquial, guiados pelo pregador nesta caminhada interior. Não duvidemos que temos muito a aprender de São Bento, mestre da oração e do trabalho, seja ele intelectual ou manual. Continua atual o seu lema e um dos títulos com que é invocado: Pai e Padroeiro da Europa. Este continua presente e inspira o nosso ideário. Há quem queira apagar as raízes cristãs desta Europa onde vivemos e por isso percebemos o “desnorte” em que nos encontramos! Continuamos a observar demandantes da Europa como aconteceu no tempo de S. Bento, que a todos acolheu ao bater à porta do mosteiro, dando-lhes hospitalidade: cultura, ensino, fé e trabalho. Ensinou que a riqueza estava na oração (nada se anteponha ao louvor divino) e no trabalho que enobrece e enriquece a todos. Vemos que os seus mosteiros foram focos de cultura e civilização, também nos tempos atuais. Possam os seus discípulos e devotos promo- verem a união dos povos neste continente, tendo por base os valores do Evangelho e mantenham acesa a fé cristã!
Os monges acolhiam os viandantes nos mosteiros, nestes havia sempre uma hospedaria, segundo mandam as regras. Quem aí se acolhia sabia o que o esperava e as regras que regiam o mosteiro, organizado no louvor divino, na oração e no trabalho. Não ia impor as suas ideias e regras. Nisso São Bento era intransigente e não deixava nenhum mosteiro sem abade: pai espiritual/patriarca, que organizava e velava pelo mosteiro. Acabe a cada um organizar a sua casa e família e velar pelo bem viver, lembrando o lema se São Bento: ora et labora. Recordo o nº1 da Regra: “Escuta ó filho, os preceitos do Mestre e inclina o ouvido do teu coração; aceita de boa mente o conselho dum pai cheio de ternura e põe-no em prática!” Boa festa de São Bento!
ACONTECE NA RIBEIRA BRAVA
Agenda de Março de 2024
16 – Confissões da Catequese, igreja: 4º ao 10º ano, 10h
Véspera da Festa de S. Bento, 19h30. Não há às 17h
17 – Festa de São Bento: Missa e Procissão, 16h.
Missas: 7h30 e 10h. Não há às 12h. Início da Semana Freguesia:
Animação no Adro às 18h e Fado Tradicional às 19h30
19 – S. José: Dia do Pai. Missa e Procissão, 19h30 (não há missa às 8h)
21 – Dia S. Bento: 562º Aniversário da Freguesia da Ribeira Brava
Missa, 11h. Anima a Universidade Sénior da Ribeira Brava
24 – Domingo de Ramos, Início da Semana Santa: 7h30. 9h45 (Bênção Ramos L. Herédia), 12h. Fim da Semana da Freguesia da Ribeira Brava
28 – 5ª feira Santa: Ceia do Senhor e Lava-Pés, 20h
29 – 6ª feira Santa: Laudes,9h. Paixão/Enterro Senhor, 18h
30 – Sábado Santo: Laudes, 9h. Vigília Pascal, 21h
31 – Domingo de Páscoa: Missa e Procissão, 10h
Visitas do Espírito Santo de 2024:
7 de Abril:
Achada – Tem Festeiro
Pico – Não Tem Festeiro
Cova e Caminho Chão – Não Tem Festeiro
14 de Abril:
Apresentação – Tem Festeiro
Vale e Barreiro – Tem Festeiro
Meia Légua – Não Tem Festeiro
21 de Abril:
Fajã Ortiga – Tem Festeiro?
Fajã da Ribeira – Não Tem Festeiro
28 de Abril:
Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro
Cabouco, Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro – Não Tem Festeiro
Furna – Não Festeiro
5 Maio:
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Murteira – Não Tem Festeiro
Espigão – Não Tem Festeiro
12 Maio:
Pomar da Rocha – Tem Festeiro
Muro e Moinhos – Não Tem Festeiro (2 grupos)
19 Maio: Vila
Tem Festeiro (2 grupos)
Cruz Banda Além – Tem Festeiro NB. Aguardam-se festeiros. Obrigado!
MESA DA PALAVRA
Evangelho V Quaresma: Jo 12, 20-33 – Entre os que tinham subido a Jerusalém à Festa para a adoração, havia alguns gregos. 21 Estes foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediam-lhe: «Senhor, nós queremos ver Jesus!» 22 Filipe foi dizer isto a André; André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. 23 Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora de se revelar a glória do Filho do Homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. 25 Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo neste mundo, assegura para si a vida eterna. 26 Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo. 27 Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de Eu dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas precisamente para esta hora é que Eu vim! 28 Pai, manifesta a tua glória!» Veio, então, uma voz do Céu: «Já a manifestei e voltarei a manifestá-la!» 29 Entre as pessoas presentes, que escutaram, uns diziam que tinha sido um trovão; outros diziam: «Foi um Anjo que lhe falou!» 30 Jesus afirmou: «Esta voz não veio por causa de mim, mas por amor de vós. 31 Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo vai ser lançado fora. 32 E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim.» 33 Dizia isto dando a entender de que espécie de morte havia de morrer.
Evangelho da Festa de São Bento: Mt 19, 27 -29 – Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» 28 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.
Evangelho da Festa de São José – Dia do Pai: Mt 1, 16.18-21.24 -29 – Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. 20 Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. 24 Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.
A Renúncia da Quaresma de 2024: Ajuda aos Cristãos da Palestina