«Procissão dos Passos!…»
A paróquia da Ribeira Brava inicia neste domingo a preparação para da festa do seu padroeiro, São Bento, com as novenas que antecedem a festa e com a Procissão dos Passos nas ruas da vila. Estamos em tempo de Quaresma e nada melhor que esta preparação espiritual para a festa e para a Páscoa. Sabemos que muitos procuram retiros, encontros, vigílias e tempos de oração. A paróquia proporciona esta preparação espiritual nesta semana e para todos nós, será o nosso retiro paroquial da Quaresma. Neste roteiro somos ajudados pelo pregador nos temas que irá desenvolver e refletir sobre a vida cristã, em particular a oração, tema que a diocese propõe no seu programa pastoral e que nós adaptámos para maior e melhor preparação do jubileu de 2025.
A Procissão dos Passos tem o penhor de nos levar a refletir alguns passos, estações ou quadros da via-Sacra: O sermão do Encontro de Maria e Jesus, quedas de Jesus, Cireneu e mulheres de Jerusalém. Todo o sofrimento traz consigo dor, entrega e doação. O de Jesus implica amor intenso e profundo ao Pai pelos homens: “por nós homens e para nossa salvação” (credo). A vivência da Via-sacra ajuda a compreensão ou a aceitação do que é sofrer por amor, absurdo que só Deus explica e realiza na cruz! Daí continuar a ser escândalo e loucura, motivo de perse- guição, negação e afronta aos que aceitam que o “Filho de Deus morreu por eles na cruz!” Continuamos a ver perseguições e martírios de cristãos em vários quadrantes do mundo, cuja única culpa é ser cristão, como se fossem culpados do mal dos perseguidores! Pois continuamos a rezar o Pai-Nosso, a oração dos filhos de Deus, a fim de buscarmos a razão da nossa fé e da nossa vida. Haja em cada um a dignidade de ser cristão e gostar de sê-lo. Por isso nas nossas casas devemos ter um crucifixo, a Bíblia, a imagem de um santo ou de Nossa Senhora. São sinais cristãos por excelência. Que São Bento nos conduza à fonte da oração e do trabalho nesta Quaresma.
MESA DA PALAVRA – IV DOMINGO QUARESMA- ANO B
1ª Leitura: 2Cr 36, 14-16.19-23 – Todos os chefes dos sacerdotes e o povo continuaram a multiplicar as suas prevaricações, imitando as práticas abomináveis das nações, e profanaram o templo que o Senhor consagrara em Jerusalém. 15 O Senhor, Deus de seus pais, enviou-lhes constantemente advertências por meio de mensageiros, para os admoestar, pois queria perdoar ao seu povo e à sua própria casa. 16 Eles, porém, escarneceram dos seus conselhos e riram-se dos seus profetas, até que a ira do Senhor caiu sobre o seu povo sem remédio. 19 Incendiaram o templo de Deus, destruíram as muralhas de Jerusalém, queimaram os seus palácios e todos os tesouros foram destruídos. 20 Nabucodonosor levou cativos para a Babilónia todos os que escaparam à espada, e teve-os ali como escravos, dele e de seus filhos, até ao começo da dominação persa. 21 Assim se cumpriu a profecia que o Senhor pronunciara pela boca de Jeremias: «Até que o país desfrute dos seus anos sabáticos -pois o país ficou inculto durante todo este período de desolação- até se completarem os setenta anos.» 22 No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a promessa do Senhor, pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor agiu sobre o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 23 «Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, cidade de Judá. Quem de vós pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, seja com ele, e se ponha a caminho.»
2ª Leitura: Ef 2, 4-10 – Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo amor imenso com que nos amou, 5 precisamente a nós que estávamos mortos pelas nossas faltas, deu-nos a vida com Cristo -é pela graça que vós estais salvos- 6 com Ele nos ressuscitou e nos sentou nos altos Céus, em Cristo . 7 Pela bondade que tem para connosco, em Cristo Jesus, quis assim mostrar, nos tempos futuros, a extraordinária riqueza da sua graça. 8 Porque é pela graça que estais salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque nós fomos feitos por Ele, criados em Cristo Jesus, para vivermos na prática das boas obras que Deus de antemão preparou para nelas caminharmos.
Evangelho: Jo 3, 14-21 – Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado ao alto, 15 a fim de que todo o que crê nele tenha a vida eterna. 16 Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que crê nele não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. 19 E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más. 20 De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz para que as suas ações não sejam desmascaradas. 21 Mas quem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus atos são feitos segundo Deus.»
——– A Renúncia da Quaresma de 2024: Ajuda aos Cristãos da Palestina! ———
ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA
Agenda de Março de 2024
9 – Festa Bem–Aventuranças, 7º ano Catequese, 17h
10 – Domingo: Início Semana S. Bento. Missa/Procissão Passos, 10h
11-15 – Novenas de São Bento, 19h30
15 – Via Sacra/Missa, 8h. Não há às 17h. Novena,19h30
16 – Confissões da Catequese, igreja: 4º ao 10º ano, 10h
Véspera da Festa de S. Bento, 19h30. Não há às 17h
17 – Festa de São Bento: Missa e Procissão, 16h.
Missas: 7h30 e 10h. Não há às 12h. Início da Semana Freguesia:
Animação no Adro, 18h e Fado Tradicional, 19h30
19 – S. José: Dia do Pai. Missa e Procissão, 19h30
21 – Dia de S. Bento: Dia da Freguesia e Paróquia Ribeira Brava
Missa, 11h. Anima a Universidade Sénior da Ribeira Brava
24 – Domingo de Ramos, Início da Semana Santa: 7h30. 9h45 (Bênção Ramos L. Herédia), 12h. Fim da Semana da Freguesia da Ribeira Brava
28 – 5ª feira Santa: Ceia do Senhor e Lava-Pés, 20h
29 – 6ª feira Santa: Laudes,9h. Paixão/Enterro Senhor, 18h
30 – Sábado Santo: Laudes, 9h. Vigília Pascal, 21h
31 – Domingo de Páscoa: Missa e Procissão, 10h
Visitas do Espírito Santo de 2024
7 de Abril:
Achada – Tem Festeiro
Pico – Não Tem Festeiro
Cova e Caminho Chão – Não Tem Festeiro
14 de Abril:
Apresentação – Tem Festeiro
Vale e Barreiro – Tem Festeiro
Meia Légua – Não Tem Festeiro
21 de Abril:
Fajã Ortiga – Tem Festeiro?
Fajã da Ribeira – Não Tem Festeiro
28 de Abril:
Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro
Cabouco, Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro – Não Tem Festeiro
Furna – Não Festeiro
5 Maio:
Lombo Cesteiro – Tem Festeiro
Murteira – Não Tem Festeiro
Espigão – Não Tem Festeiro
12 Maio:
Pomar da Rocha – Tem Festeiro
Muro e Moinhos – Não Tem Festeiro (2 grupos)
19 Maio
Vila – Não tem Festeiro (2 grupos)
Cruz Banda Além – Tem Festeiro