«Fui casado!…»

Já paira no ar o São Pedro com os enfeites do São Pedro na Ribeira Brava.

Temos arraial e festa de São Pedro em força. Aliás o que temos de mais tradicional de São Pedro foi feito também na pandemia: o barco e a charola.

Vamos continuar com as romagens e com tudo o que implica o fazer a charola e o barco. Contamos com a colaboração de um pouco de todos para termos os produtos da terra para a charola (Fajã da Ribeira) e com o que é preciso para o barco (Achada). A colaboração dos sítios é importante para que tudo isto aconteça bem como o serviço dos encarregados também. Desde já o meu obrigado por tudo quanto está a ser feito.

Não podemos ficar indiferentes à festa de São Pedro, pois são muitos os que se deixam incomodar, dizendo a sua alegria e a sua presença nos festejos. São Pedro animará certamente todos os romeiros e devotos e há-de levar-nos ao encontro com o seu Mestre e no quanto vamos fazendo nas pescarias da vida e nos lagos que atravessamos e vivemos, certos que não estamos sós neste barco da vida. A pesca não é abundante todos os dias, mas todos os dias Jesus nos convida ao «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca”(cf. L 5,5). Jesus estava presente nas ondas e esperava Pedro como sempre nos espera para nos lançar a mão salvadora e consoladora de porto seguro. Não basta obedecer é preciso confiar em quem ordena! Só assim vamos mais longe no mar a atravessar! Nestas coisas da vida não chega ser técnico e profissional pelo que vimos e sabemos de Pedro, lobo do mar! Acredito que não lhe faltaram pescarias e desilusões, até cair nas redes do Mestre: “farei de ti pescador de homens” (cf Lc 5,10).

É dito popular que S. Pedro é quem nos abre as portas do céu, pois lá anda com as chaves na mão. Assim podemos olhar e acompanhar o rodar    da chave na fechadura. Numa das viagens ouvi um emigrante contar uma história de S. Pedro, bem original. Chegou um homenzinho ao céu e à porta vê São Pedro a perguntar a todos o que tinham feito de bem na terra. Lá suava por todos os lados, pois não tinha feito grande coisa e sabia que isso de rezar não era com ele. Num repente lembrou-se e responde a São Pedro – Olhe, fui casado! – Não é que São Pedro não se fez rogado e abre a porta! Penso que S. Pedro sabe isso bem e sabe o que é ter sogra! Boa festa de São Pedro para todos com as bênçãos de Jesus Mestre!

 

MESA DA PALAVRA – Ano A

Evangelho XII Domingo: Mt 10, 26-33 – Não os temais, portanto, pois não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os terraços. 28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer na Geena o corpo e a alma. Não se vendem dois pássaros por uma pequena moeda? E nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai! Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados! 31 Não temais, pois valeis mais do que muitos pássaros.» «Todo aquele que se declarar por mim, diante dos homens, também me declararei por ele diante do meu Pai que está no Céu. Mas aquele que me negar diante dos homens, também o hei-de negar diante do meu Pai que está no Céu.Não os temais, portanto, pois não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os terraços. Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer na Geena o corpo e a alma. Não se vendem dois pássaros por uma pequena moeda? E nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso Pai! Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados! Não temais, pois valeis mais do que muitos pássaros.» «Todo aquele que se declarar por mim, diante dos homens, também me declararei por ele diante do meu Pai que está no Céu. Mas aquele que me negar diante dos homens, também o hei-de negar diante do meu Pai que está no Céu.

Evangelho S. Pedro: Mt 16, 13-19 – Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.» Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela.Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»

Evangelho Festa do Senhor: Jo 6, 51-58 – Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!» Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue uma verdadeira bebida. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente».

 

Agenda Paroquial

Junho: Festejos em honra de São Pedro

4ª feira, 28: Véspera de São Pedro:

12h – Girandola

14h -Início Romagens: Vale, (14h30), Fajã Flores (15h30)

Avé Maria (15h45), Pomar da Rocha (16h),

Barco, Achada (17h) e Charola na Fajã Ribeira, 19h

Véspera de São Pedro, 21h

Marchas, 22h. Fogo de artifício após as marchas

Fecho da Igreja, 3h

5ª feira, 29: Festa de São Pedro

Missa, 10h

Festa: Missa e Procissão, 16h

NB. Temos um casal que se encarregou das despesas da parte religiosa. Agradecemos. Não precisamos de recolher ofertas. Peço sim, aos (às) Encarregados(as) dos sítios que preparem as Romagens, Barco e Charola com a colaboração de todos com produtos da terra.

 Mês de Julho

Sábado, 1: Véspera da Festa do Senhor, 21h

Domingo, 2: Festa do Senhor, Missa e Procissão, 16h

                   Visita Câmara de Lobos à Ribeira Brava, 11h30

NB. Peço aos grupos dos sítios para que se retome o tapete nas ruas da vila como era feito antes da pandemia. Sabemos que o tempo é pouco entre a Festa de S. Pedro e a do Senhor. Faça-se o possível no percurso e conforme a nova divisão das ruas pelos respetivos sítios.

 Domingo, 9: Encontro jovens do Crisma, 10h

Concerto na igreja, 20h

 26-30 julho, pré-Jornadas na Madeira: Precisam- se de famílias de acolhimento de jovens para estes dias. Inscrições na paróquia

Sábado 29 – Véspera Festa Sª Saúde, Meia Légua, 20h

Domingo 30 – Festa Senhora Saúde, Meia Légua, 12h