O mês de maio é significativo para nós portugueses com o início das aparições de Nossa Senhora em Fátima aos três pastorinhos de Aljustrel, na Cova da Iria: Lúcia, Francisco e Jacinta. Vinha pedir-lhes que rezassem o terço todos os dias para alcançar a paz e o fim da guerra. Pedido que eles cumpriram e deram ao mundo a mensagem da Senhora, mais branca que o sol. Não lhes faltou sofrimento nem lhes faltou a presença de Nossa Senhora. Neste mês teremos a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé das crianças. Seja um momento forte para elas e para as famílias. Sejam testemunhas do amor de Jesus e da Virgem de Fátima para todos nós. Sejamos merecedores e acolhedores de quanto de bem Deus quer fazer através delas.

O papa João Paulo II na Carta Apostólica diz: “O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus se foi formando gradualmente no segundo Milénio, é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milénio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se perfeitamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo Espírito de Deus a «fazer-se ao largo » (duc in altum!) para reafirmar, melhor « gritar » Cristo ao mundo como Senhor e Salvador, como « caminho, verdade e vida » (Jo 14, 6), como « o fim da história humana, o ponto para onde tendem os desejos da história e da civilização ».(1). O Rosário, de facto, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio.(2) Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor.» Que a oração nos una e nos alcance a paz.

 

Leituras do V Domingo da Páscoa – Ano A

1ª Leitura: Act 6, 17 – Por esses dias, como o número de discípulos ia aumentando, houve queixas dos helenistas contra os hebreus, porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário. 2 Os Doze convocaram, então, a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém deixarmos a palavra de Deus, para servirmos às mesas. 3 Irmãos, é melhor procurardes entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria; confiar-lhes-emos essa tarefa. 4 Quanto a nós, entregar-nos-emos assiduamente à oração e ao serviço da palavra.» 5 A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Foram apresentados aos Apóstolos que, depois de orarem, lhes impuseram as mãos. 7 A palavra de Deus ia-se espalhando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém, e grande número de sacerdotes obedeciam à Fé.

2ª Leitura: 1Ped 2, 4-9 – Por esses dias, como o número de discípulos ia aumentando, houve queixas dos helenistas contra os hebreus, porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário. 2 Os Doze convocaram, então, a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém deixarmos a palavra de Deus, para servirmos às mesas. 3 Irmãos, é melhor procurardes entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria; confiar-lhes-emos essa tarefa. 4 Quanto a nós, entregar-nos-emos assiduamente à oração e ao serviço da palavra.» 5 A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Foram apresentados aos Apóstolos que, depois de orarem, lhes impuseram as mãos. 7 A palavra de Deus ia-se espalhando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém, e grande número de sacerdotes obedeciam à Fé.

Evangelho: Jo 14. 1-12– Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar? E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que onde Eu estou, vós também estejais. E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.» Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim. Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.» Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, ‘mostra-nos o Pai’? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede-o, ao menos, por causa dessas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai.

 

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

1. Visitas do Espírito Santo em 2023

4º Domingo – 7 de Maio

Cruz Banda Além – Tem Festeira

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Meia Légua – Tem Festeiro

 

5º Domingo -14 Maio

Fonte Pinheiro, Cabouco, Cruz e Caldeira –Tem Festeira

Furna – Tem Festeira

Fajã da Ribeira – Tem Festeira

 

6º Domingo – 21 de Maio

Pomar da Rocha – Tem Festeira

Muro e Moinhos – Tem Festeira para 1º grupo e  para o 2º grupo

 

7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo

Espigão – Tem Festeiro

Vila – Tem Festeira

2. Mês de Maio, Mês de Maria

Terço na igreja de segunda a sexta, 20h. Nas capelas organize-se com as encarregadas.

3. Agenda de Maio

7 – domingo: Dia da Mãe: Reunião de Pais da 1ª Comunhão e Profissão de Fé, após missa 10h. Festa da Banda Municipal da Ribeira Brava.

 8 – 2ª feira: Festa Escola Pe. Manuel Álvares, missa às 9h

12 – 6ª feira: Missa e Procissão das Velas, Nª Sª Fátima, 20h

13 – sábado: Nª Sª de Fátima, 17h

14-domingo: Missa aç. graças, Irª Revier. Encontro crisma

15 a 20: Semana da Vida

20 – sábado: Primeira Comunhão, 17h

27 – sábado: Profissão de Fé

28 – domingo: Festa do Espírito Santo na missa das 10h. Fim das Visitas Espírito Santo.

31 – 4ª feira: Encerramento do mês de Maio, missa às 20h