Eu porém digo-vos!…»

As leituras deste domingo são um desafio à fé no sentido de termos a ousadia de ouvir a Palavra de Jesus. Este ouvir passa pelo obedecer desde o ouvido, à mente e ao coração para que o desafio lançado nas leituras tenha efeitos no estilo de vida! Trata-se de elevar-nos para o alto, para o encontro com Deus, encontro que terá consequências boas para com o próximo, porque deixamos Deus habitar a vida, e daí o desafio de passarmos do amor-próprio à relação, condição inerente à criação da humanidade, compreendida no diálogo com o criador: “Façamos o homem à nossa imagem”(Gn). O Levítico eleva esta exigência relacional: “Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo… Eu sou o Senhor”. Fundamenta por si esta exigência, uma vez que somos criação do Deus-Santo que nos pede atitudes de respeito/bondade para com o outro: Não vingarás, não odiarás, mas amarás! (1ª leitura). S. Paulo vem lembrar que somos habitáculo do Espírito, mediação humana, limitada, débil e não coíbe que sejamos lugar da presença do Espírito de Deus. Sejamos nós capazes de reconhecer a dignidade de sermos, filhos, herdeiros e templos da santidade de Deus. Tal condição tem como consequência de nos tornarmos “propriedade de Deus”: «Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?» (2ª leitura)

A ‘reviravolta’ das mentalidades está na proposta de Jesus a sempre foi assim, é tradição, é costume, já vem dos nossos pais e lá está o “mas” que altera/muda as nossas certezas: «Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente… Eu, porém, digo-vos.” O modelo está no Pai: «sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste» (evangelho). Quem melhor conhece o Pai do que Jesus? Basta lermos Jo 17 para vermos esta unidade tão intima de Jesus com o Pai a quem chama de «Abba!». O início da Quaresma na 4ª feira de cinzas, 22 de fevereiro, com o rito da imposição das cinzas, proporciona a conversão da mente e do coração. Queira Deus consomar tudo o bem e deixemos o Santo Espírito de deus trabalhar em nós.

ACONTECE NA PARÓQUIA DA RIBEIRA BRAVA

Muro e Moinhos

7º Domingo – 28 de Maio – Festa do Espírito Santo

Espigão – Tem Festeiro

Vila                        nb. As famílias dos sítios que ainda não têm festeiro, façam o favor de avançarem!

MESA DA PALAVRA – VII DOMINGO COMUM

1ª Leitura: Lv 19, 1.-2.17-18 – O Senhor disse a Moisés: 2 «Fala a toda a Comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. 17 Não odiarás o teu próximo no teu coração; mas repreende o teu compatriota para não caíres em pecado por causa dele. 18 Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Salmo 102 (103) O Senhor é clemente e cheio de compaixão.

2ª Leitura: 1Cor 3, 16-23 – Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós. 18 Ninguém se engane a si mesmo: se algum de entre vós se julga sábio à maneira deste mundo, torne-se louco para ser sábio. 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Com efeito, está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 20 E ainda: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe que são fúteis. 21 Portanto, ninguém se glorie nos homens, pois tudo é vosso: 22 Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro. Tudo é vosso. 23 Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.

Evangelho: Mt 5, 38-48 – «Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 39 Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. 40 Se alguém quiser pleitear contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa.  E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.» 43 «Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. 45 Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. 46 Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? 47 E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? 48 Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»