Já paira no ar o tal cheiro da Festa: as luzes já acenderam no dia um deste mês, brilham as gambiarras, os sapatinhos em força, o frio faz-se sentir, os presépios saem das caixas e prepara-se a casa para o Natal. Temos a alegria de chegarmos até aqui. Tudo faz sentido porque vivemos e damos colorido a esta quadra. O essencial do Natal é a celebração do Menino Jesus. Deus tomou a nossa carne no seu todo e veio viver no meio dos homens. Quem não anseia e não prepara o nascimento de uma criança? Que o digam os pais! Para nós é a chegada do Menino Jesus que nos faz mover e “revirar a nossa vida!” É motivo para as tão afamadas limpezas em casa, dos enfeites, dos doces e licores, da vinha-alhos, das iguarias, dos presentes, da feitura do presépio e da lapinha e das Missas do Parto! Pensávamos que este Natal seria bem vivido à moda madeirense, mas mais uma vez estamos contidos. Ficámos mais por casa, ‘nosso presépio’, velando uns pelos outros. Há tempo, para exercer a “tarefa de cuidador” no lugar certo. Apesar das redes sociais mitigarem e minorarem as distâncias, nada substitui a proximidade. Continuamos distantes e próximos na matriz madeirense como fomos acostumados a passar o Natal.

A celebração do mistério do Natal faz-nos ver que Deus encarna na natureza humana no bom e no menos bom e renova-a. Solidariza-se connosco. Ele veio revestido da nossa carne a este mundo e continua a vir, desde que não ofereçamos resistência, vem habitar em nós e entre nós espiritualmente! (cf. São Carlos Borromeu). Abrir-se ao Deus Menino é reconhecer a dignidade de ser cristão, trazida a este mundo para a nossa redenção (cf. S. Leão Magno). Abrir o coração a Deus é abrir o coração ao outro. Contemplamos no presépio toda a ternura divina, condensada naquela cena de Belém, que nos fará brotar do coração e dos lábios uma prece ao Menino Jesus, por tudo quanto deu e deparou e a todos abençoe e dê paz e saúde. Hoje estamos bem, amanhã chega a vulnerabilidade por algo que não temos mão nem sabemos como.

Vivamos este tempo de paz e de esperança no “cuidado mútuo”: pais, avós, familiares, vizinhos e amigos, as instituições, as paróquias, as escolas, as empresas, pessoal da saúde e proteção, sabendo que: “O que fizestes ao mais pequenino a Mim o fizestes” (cf, Mt 25, 40) O amor encurta distâncias e a união espiritual é sempre mais forte apesar dos  entraves e obstáculos. Aconteça Natal com os que amamos e estimamos  Desejo a todos vós as Boas Festas aqui ou onde estiverdes, com os melhores votos de Santo e Feliz Natal e Ano Novo cheio de Paz, Saúde e Esperança repleto de Bênçãos de Menino Jesus.

 

MESA DA PALAVRA – Advento e Natal

Evangelho II Domingo Advento: Lc 3, 1-6 – «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, e endireitai as suas veredas. 5 Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos e os escabrosos tornar-se-ão planos. 6 E toda a criatura verá a salvação de Deus.’»

Evangelho III Domingo Advento: Lc 3, 10-18 – João disse a todos: «Eu batizo-vos em água, mas vai chegar alguém mais forte do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele há-de batizar-vos no Espírito Santo e no fogo.»

Evangelho IV Domingo Advento: Lc 3, 10-18 – 39 Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.

Evangelho Imaculada Conceição: Lc 1, 26-38 – Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 Evangelho de Natal, Lc 2, 1-14 – Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.» De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.»

Evangelho da Sagrada Família: Lc 2, 41-52 – Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. 42 Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. 43 Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. 44 Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45 Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. 46 Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. 47 Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. 48 Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» 49 Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» 50 Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. 51 Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52 E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.

Evangelho do 1º do Ano: Lc 2, 16-22 – Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17 Depois de terem visto, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18 Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19 Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. 20 E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. 21 Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno.

Evangelho dos Reis: Mt 2, 1-12 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.» Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exatas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho.

Programa de Dezembro e Festas de Natal

8 de dezembro, Imaculada Conceição: 8h, 10h, 12h. Festa na Capela da Avé-Maria, 15h

 15 de dezembro, 4ª feira: Vale e Barreiro, 6h

16 de dezembro, 5ª feira: Vila, 6h

17 de dezembro, 6ª feira: Muro, Moinhos e Murteira 6h

18 de dezembro, sábado: Meia Légua, Fajã da Ribeira, Espigão, 6h

19 de dezembro, domingo: Pico, Cruz Banda Além e Lombo Cesteiro, 6h

20 de dezembro, 2ª feira: Achada, Apresentação, 6h

21 de dezembro,32ª feira: Furna, Fajã Ortiga, Fonte Cruzada, Fajã Cerejo, Pomar da Rocha, Pico Ferreiro, 6h

22 de dezembro, 4ª feira: Cruz e Caldeira, Fonte Pinheiro, Terça, Moreno, Cabouco, Pedra Mole, Fajã das Flores, 6h

23 de dezembro, 5ª feira: Cova e Caminho Chão, 6h.

24 de dezembro, 6ª feira: Natal: Missa-Avós e Netos,12h. Missa do Galo, 24h. A igreja abre às 23h30

25 de dezembro, sábado: Apresentação, 8h30. Vila, 10h. Avé Maria,11h

26 de dezembro, domingo: 1ª Oitava, Sagrada Família: Vila, 10h e 12h. Meia Légua, 11h

27 de dezembro, 2ª feira: S. João Evangelista. Dia da Província Portuguesa SCJ. Celebração dos Anos da chegada a Portugal, Vila, 12h

28 de dezembro, 3ª feira, Santos Inocentes, 12h

31 de dezembro, 6ª feira: Missa de Ação de Graças, 17h

1º do Ano de 2022

01 janeiro, sábado: Apresentação, 8h30. Vila, 10h e 12h

02 janeiro, domingo, Dia de Reis/Epifania, 7h30, 10h, 12h.

09 janeiro, domingo, Batismo do Senhor, 7h30, 10h, 12hOs encarregados dos sítios recolham sff., as ofertas conforme o costume.

 

NB. Chamo a vossa atenção para os pontos abaixo descritos:

Devido à pandemia não podemos promover convívios após as Missas do Parto.

Para quem puder oferecer flores, ex.: sapatinhos, antúrios e outras, favor trazer para a igreja até ao domingo, 12 de dezembro e nos outros dias t5ambém a fim de enfeitarmos a igreja para as festas de Natal. Temos a colaboração do Alpendre Decorações. Desde já obrigado.

Nas celebrações de Natal observaremos as normas da ocupação da igreja: máscara, gel e distanciamento. Apelo à compreensão de todos.

As Romagens e as Encenações de Natal terão de ficar outra vez  para o próximo ano, se Deus quiser!  “Beijar o Menino Jesus” é feito em casa e em segurança.

As confissões de preparação do Natal são à 6ª feira, 8h30-10h e após as Missas do Parto.