«Vir à igreja buscar as bandeiras!…»

Penso que esteja na mente de todos que a pandemia impulsionou a adaptar a vida ao momento novo que todos atravessamos. Há muita coisa que não podemos fazer como sempre fizemos em nome do bem de todos. E uma delas foi a visita do Espírito Santo às casas. É algo que “mexe e muito” com todos, mas a saúde como bem comum pede uma ‘nova visita ‘em estilo diferente. Passamos anos visitados pelas insígnias do Espírito Santo ou bandeiras que levavam os festeiros de casa em casa. Este ano cada um vem à igreja visitar e buscar a “bandeirinha do Espírito Santo!” Visitar e deixar-se visitar pelo Espírito de Deus!

Que cada bandeirinha do Espírito Santo posta em casa, avive a presença do Espírito de Deus na família e seja sinal gerador de comunhão, encontro, alegria, saúde, paz e perdão. Olhar o interior para encontrar-no exterior da vida a presença do Espírito Santo. Que nada nem ninguém nos roube a alegria da fé (Papa Francisco), a alegria da vida, a alegria do encontro e a alegria de ser cristão. Os gestos e os olhares sejam geradores de vida, coragem, esperança e confiança. A cada um a tarefa da “reconstrução da vida”, à semelhança de José, ‘Pai de Coração’(papa Francisco) nos lugares da vida (Belém, Egito, Jerusalém. Nazaré) O Espirito a todos ilumine e renove com os seus dons! Votos de Boa Festa do Espírito Espírito para todos vós.

 

AGENDA PAROQUIAL

  1.  Fim Visitas do Espírito Santo:   23 de Maio: Festa do Pentecostes: Vila
  2. . Ano especial para diversas celebrações:

Laudate Si: 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021

Ano de São José – 8 dezembro 2020 a 8 dezembro 2021

Ano da Família – 19 de março a julho de 2021

75º Aniversário dos Dehonianos em Portugal 27.12.2021

    3. Mês de Maio – Terço – No mês de maio haverá o Terço na igreja de segunda a sexta feira às 20h. Nas capelas a combinar a hora com as encarregadas.

     4.. Início da Catequese de modo presencial começou no sábado, dia 15 de maio para todos os grupos. Os grupos da catequese são no mesmo dia e hora que tinham catequese.

      5.. AS CATEQUISTAS tem reunião de programação das atividades na 3ª feira, 8 de junho, 20h no salão.

 

A ORAÇÃO do Papa Francisco: a são José

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança;

Convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

E guia-nos no caminho do céu e guia-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e defendei-nos de todo o mal. Ámen.

 

MESA DA PALAVRA – PENTECOSTES  – ANO B

1ª Leitura Act 2, 1-11: Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. 3 Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. 5 Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 Atónitos e maravilhados, diziam : «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? 8 Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? 9 Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, 11 judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»

2ª Leitura: Gal 5, 16-25: Mas eu digo-vos: caminhai no Espírito, e não realizareis os apetites desordenados. 17 Porque esses apetites atuam contra o Espírito, e o Espírito atua contra eles; são, de facto, realidades que estão em conflito uma com a outra, de tal modo que aquilo que quereis, não o fazeis. 18 Ora, se sois conduzidos pelo Espírito, não estais sob o domínio da Lei. 19 Mas as obras da carne estão à vista. São estas: fornicação, impureza, devassidão, 20 idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúme, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, 21 invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já preveni: os que praticarem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, continência. Contra tais coisas não há lei. 24 Mas os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e desejos. 25 Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito.

Evangelho do Pentecostes: Jo 15, 26-27; 6,12-15: 26 «Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor. 27 E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.» 12 «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. 13 Quando aquele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. 14 Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. 15 Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: ‘Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer’.»