Festa do Batismo de Jesus
Este domingo com a Festa do Batismo de Jesus a Liturgia da Igreja retoma o Tempo Comum e termina o Tempo de Natal com as suas festas, pese embora entre nós alongarmos o tempo da festa até ao Santo Amaro com a tradição de varrer os armários. Este ano a tradição continua e cada qual varrerá o seu armário de modo que possa voltar a encher de outras coisas ao longo do ano, que não as da festa. Retoma-se aos poucos o normal da vida e Deus nos ouça!
A Festa da Fé da Comunidade paroquial está bem patente nesta festa. Em uníssimo professamos a fé que nos faz viver o Evangelho: Credes em Deus Pai Todo poderoso…? Credes em Jesus Cristo seu Filho…? Credes no Espirito Santo…? Credes na Igreja…? Todos os batizados recebem a vela acesa das mãos dos pais e dos padrinhos, que se comprometem que ela cresça e se mantenha acesa ao longo da vida, gesto emblemático de dar/transmitir a fé às crianças. É um compromisso que muitos esquecem, pais e padrinhos. Que melhor presente podemos ter do que “dar a graça de Deus a alguém?..”, é abrir a porta da fé (Bento XVI) a fim de caminhar pela vida iluminados pela fé.
A bela e nobre missão de pais e padrinhos na educação da fé, deve estar antes dos presentes a dar. O melhor presente é a presença dos padrinhos ao lado dos afilhados! O normal é conhecer os padrinhos! Felizes afilhados !
———————-******************************————————————
ACONTECE NA PAROQUIA DA RIBEIRA BRAVA
- Obrigado à colaboração nas festas de Natal de 2020 Câmara Municipal da Ribeira Brava que colocou a tenda no adro, Alpendre Decorações, Sr. Carlos com os adereços e decoração, Coro Paroquial, Escuteiros, Casa do Povo com grupo de acordeões, Encarregados dos sítios e pessoas com ofertas e flores, Banda de Música, Grupo Lux Aeterna e Junta freguesia pela colaboração com a paróquia e o Lar.
- O projeto pastoral e o calendário das atividades pastorais estão em elaboração sabendo que tudo depende do evoluir da epidemia.
- Neste ano decorrem varias efemérides
Ano da Laudate Si, (24.05.2020 a 24.05.2021)
Ano de S. José (08 12. 20 a 08.12.2021)
Ano da Família, Amoris Laeticia, (19.03. a 26.7.2021)
Ano Dehoniano, 75 anos de presença Dehoniana (SCJ) em Portugal, (27.12.20 a 27.12.2021)
- Confinamento nos fins de semana: 9/10 e 16/17 janeiro, 18h às 5h, sábado e domingo. Em consequência não temos missas nas capelas da Apresentação e Meia Légua. À hora das missas já devemos estar em casa. Aguardar o evoluir da situação.
Igreja: Em janeiro as missas ao sábado passam para as 16h30, exceto neste sábado que ainda é às 17h.
Domingo, 7h30, 10h, 12h e à semana às 8h.
A igreja estará aberta só na parte da manhã. Fecha à tarde. Ao sábado só abre para a missa. nb. Aguardamos o evoluir da epidemia.
5. Domingo da Palavra de Deus ocorre a 24 de janeiro a convite do papa Francisco. Dar importância à leitura da Bíblia também em casa.
————————–************************————————-
MESA DA PALAVRA DE DEUS – FESTA DO BATISMO DO SENHOR, ANO B
1ª Leitura: Is 42, 1-4.6-7 – «Diz o Senhor: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas».
Salmo: O Senhor abençoará o seu povo na paz! (Sl. 28 (29))
2ª Leitura: Act 10,34-38 – Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz aceção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que O teme e pratica a justiça é-Lhe agradável. Ele enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo que João pregou: Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio, porque Deus estava com Ele».
Evangelho: Mc 1,7-11 – Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu batizo na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo». Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».
Votos que o novo ano traga a todos as melhores e as necessárias condições de saúde e de paz na certeza da Presença da luz de Belém a guiar as nossas vidas!