«Semana das Vocações!…»

Estando a viver o Ano Missionário é oportuno celebrar a semana das vocações na Igreja e focarmos este domingo à reflexão e à oração, conhecido como o domingo do Bom Pastor, devido ao Evangelho de Jo 10, proclamado neste dia. Trata-se de uma imagem bela que transmite a mansidão e a  proximidade de Cristo, Bom Pastor, na situação em que cada um se encontra. Deus é amor e permanecer no amor é sinal de verdade e de compromisso (cf. Jo 4). O Papa Francisco lança o desafio: “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”. Fala da promessa e do risco como vemos na cena da vocação dos discípulos no mar da Galileia (cf. Mc1, 16-20). Em cada vocação há surpresa de encontro e promessa: “Farei de vós pescadores de homens”(Mc 1, 17). Deus convida a entrarmos no projeto e faz-nos participar de uma pesca maior: Deixar as redes e seguir (Mc 1,18). A vida cristã encontra expressão nas opções que fazemos e dão um rumo à nossa vida: casar ou outras opções ligadas ao mundo do trabalho e das profissões, compromisso na caridade e solidariedade, no social e político. Há quem sinta a chamada à vida consagrada ou sacerdócio ordenado. Assusta e entusiasma. Exige deixar tudo e abraçar um estilo novo de vida com Deus e com os homens. Arriscar é preciso, sob o olhar da Virgem Maria, que não se deixou vencer pelo medo. Diz o seu sim confiando no Senhor e por isso de quem se fez serva. Bela lição neste ano missionário a fim de assumir a fé e viver assim o Evangelho. As testemunhas são válidas. Críticas, eram!…

Acontece na Paróquia da Ribeira Brava

. Visitas do Espirito Santo em 2019

Visita do Espírito Santo, Domingo, 12 de maio

Terça, Moreno, Fajã Flores, Pedra Mole – Tem Festeiro

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

Fajã da Ribeira – Tem Festeiro

 

4ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 19 de maio

Cruz Banda Além- Tem Festeira

→ Espigão – Não tem Festeiro – Missa às 19h

Fajã da Urtiga – Tem Festeiro

 

5ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 26 de maio

→ Pomar da Rocha – Não tem Festeiro – Missa às 19h

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeira

→Murteira – Não tem Festeiro

 

6ª Visita do Espírito Santo, Domingo, 02 de junho

Muro e Moinhos – Tem Festeiros – 2 grupos

 

7ª Visita do Espírito Santo, Pentecostes, Domingo, 09 de Junho

→ Vila – Não tem Festeiros (2 grupos) – Fim.

————————-

NB. Pede-se festeiros para os sítios que ainda não têm. Obrigado!

————————

②. Agenda de maio

11. Procissão de Velas, 20h

12. Encontro do Crisma 10h.

Celebração 25 anos Comunidades Neocatecumenais na Madeira

Dia do aniversário natalício do Sr. Bispo Nuno Braz

16. Reunião geral de Catequistas da Paróquia – Salão, 20h

18. Encontro Diocesano das Famílias no Atouguia, 13-16h30

19. Reunião de Pais: 1ª Comunhão, Profissão Fé e Crisma, 10h

 

. Devoção do Terço no mês de maio: na igreja às 20h de 2ª feira a 6ª feira. Nas capelas combinar a hora com as encarregadas.

 

④. Passeio ao Centro de Portugal e Estremadura Espanhola de 23 a 29 de agosto. Inscrições na BravaTour em Regime de Pensão completa e voo. Custo p/p, 1.180,00€

 

À ESCUTA DA PALAVRA – DOMINGO IV PASCAL – C

1ª Leitura: Act 13, 14.43-52 –  Quanto àqueles, deixaram Perga e, caminhando sempre, chegaram a Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. 43 Depois da reunião, muitos judeus e prosélitos piedosos seguiam Paulo e Barnabé, os quais, nas suas conversas com eles, os exortavam a perseverar na graça de Deus. 44 No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. 45 A presença da multidão encheu os judeus de inveja, e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia. 46 Então, desassombradamente, Paulo e Barnabé afirmaram: «Era primeiramente a vós que a palavra de Deus devia ser anunciada. Visto, que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos, 47 pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos, para levares a salvação até aos confins da Terra.» 48 Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49 Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região. 50 Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território. 51 Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio. 52 Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

 

2ª Leitura: Ap7,9. 14-17 – Depois disto, apareceu na visão uma multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé com túnicas brancas diante do trono e diante do Cordeiro, e com palmas na mão. 14 Eu respondi-lhe: «Meu senhor, tu é que sabes.» Ele disse-me: «Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso, estão diante do trono de Deus e servem-no, noite e dia, no seu santuário e o que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. 16 Nunca mais passarão fome nem sede; nem o sol nem o calor ardente cairão sobre eles, 17 porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e conduzirá às fontes de água viva; e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos.»

 

Evangelho: Jo 10, 27-30 – 27 As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. 28 Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. 29 O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos Um.»