«Mês de Maio, mês de Maria!…»

O mês de maio é um mês mariano por excelência e entre nós revestido em particular pela devoção a Nª Sª de Fátima com as aparições de Nossa Senhora de Maio a Outubro de 1917. Sabemos da devoção dos portugueses a Nª Senhora já desde os alvores da nacionalidade. Somos conhecidos por “Terra de Santa Maria”. Não nos faltam referências em todos os cantos do país e também na emigração onde as gerações portuguesas vivem as diversas invocações a Nossa Senhora. Podemos dizer que esta “marca mariana” é um dos distintivos dos portugueses na diáspora, que mantem a fé neste manancial e referencial mariano. Não estamos longe desta vivência quando cantamos: «Enquanto houver portugueses Tu (a Virgem Maria) serás o seu amor!…»

É função e missão materna da Mãe de Deus, atrair os filhos para Deus, e encaminhá-los para junto do Filho: «eis o Teu filho, eis a tua mãe..» (cf. Jo 19, 25-27). Ecoa aos nosso ouvidos o pedido da Senhora de Fátima aos Pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus pela conversão dos pecadores?… Rezai muito…” (cf. Memórias Ir. Lúcia). Aos Pastorinhos é-lhes pedida esta missão, missão que foi acolhida por eles e apesar do sofrimento que tiveram de passar, nem por isso desistiram. Deus deu-lhes força bastante para levarem a bom porto esta tarefa. Nestas coisas de Deus não podemos contar só com as nossas forças, Deus conta connosco e encarrega-se do resto, dizem o povo, a nós, pede-nos colaboração e vontade de fazermos a Sua vontade!

A docilidade à graça/amor divino passa pela experiência de diálogo, oração! O conhecer gera confiança, ousadia, esperança e dilata o coração ao mundo dos homens. Aos Pastorinhos não passou despercebido os problemas do seu tempo. Vemo-los preocupados por corresponder aos pedidos da Senhora para que fossem atendidas as suas orações pela paz do mundo e pela conversão dos pecadores. Nestes pontos estamos sempre necessitados, pois continuamos a termos necessidade de perdão/reconciliação e de paz. O bom costume de rezar o terço e /ou outras orações marianas, abre-nos também ao próximo na linha da caridade e da solidariedade efetivas. Neste mês de maio não seria demais que as famílias tivessem um espaço de tempo no seu dia, onde rezassem juntos à Virgem. Seria um belo encontro do seu dia de modo que Deus seja o centro desta pequena comunidade de vida e de amor! Rezar unidos para permanecer unidos.

Que Nossa Senhora de Fátima seja amparo e proteção de quantos A invocam!

Leituras do VI Domingo de Páscoa – Ano B

1ª Leitura: Lev 13, 1-2.44-46 – O Senhor falou a Moisés e a Aarão, dizendo: «Quando um homem tiver na sua pele algum tumor, impigem ou mancha esbranquiçada, que possa transformar-se em chaga de lepra, devem levá-lo ao sacerdote Aarão ou a algum dos sacerdotes, seus filhos. O leproso com a doença declarada usará vestuário andrajoso e o cabelo em desalinho, cobrirá o rosto até ao bigode e gritará: ‘Impuro, impuro! Todo o tempo que lhe durar a lepra, deve considerar-se impuro e, sendo impuro, deverá morar à parte, fora do acampamento».

Salmo Responsorial: Salmo 31 (32)

Sois o meu refúgio, Senhor; dai-me a alegria da vossa salvação.

2ª Leitura: 1Cor 10, 31-11,1 – Irmãos: Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à Igreja de Deus. Fazei como eu, que em tudo procuro agradar a toda a gente, não buscando o próprio interesse, mas o de todos, para que possam salvar-se. Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Evangelho: Mc 1, 40-45 – Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me». Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo». No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.

AGENDA PAROQUIAL EM MAIO

. VISiTAS DO ESPÍRITO SANTO

DOMINGO, 6 DE MAIO

CABOUCO, FONTE PINHEIRO, CRUZ E CALDEIRA – Tem Festeira

MURTEIRA – Tem Festeiras

ESPIGÃO – Tem Festeira

DOMINGO, 13 DE MAIO

FURNA – Tem Festeiros

MURO E MOINHOS 1-Tem Festeiro.

MURO E MOINHOS 2-Tem Festeiro

DOMINGO 20 DE MAIO

VILA 1 – Tem Festeira

VILA 2 – Ainda não Tem Festeiro

MORENO,TERÇA, PEDRA MOLE E FAJÃ DAS FLORES – Tem Festeira

❷.Terço no mês de maio de 2ª a 6ª feira, às 20h na igreja. Nas capelas a combinar a hora com as encarregadas. Aceita-se flores para o altar de Nª Sª de Fátima. Obrigado.

❸.agenda de Maio

1. Dia da Mãe. Aniversário da Banda e do concelho da Ribeira

Brava,10H

1. Aniversário da Escola Pe. Manuel Álvares, 09H30
  2. 12. Missa e Procissão Velas em honra de Nª Sª de Fátima, 20H.

Não há missa às 17H30.

1. 20. Festa do Espírito Santo-Pentecostes, 10H
  2. Corpo de Deus, 8H e 10H. Não há missa às 7h e 17H30. Celebração na Sé às 18H com procissão. A Paróquia da Ribeira Brava coube-lhe este ano fazer uma parte do tapete da Procissão do Corpo de Deus. Peço às(aos) encarregadas(os) dos sítios que habitualmente fazem o tapete do Santíssimo para uma reunião no salão no dia 10 de Maio às 20H a fim de combinar-se as tarefas. Agradeço desde já a vossa colaboração

❹.os jovens do Crisma têm o Encontro de preparação no domingo, 13 de Maio, 10H