«A Festa do Espírito Santo!…»

 

A festa do Espírito Santo move as pessoas e as comunidades na celebração da 3.ª pessoa da Santíssima Trindade, a excelência do amor divino nos é comunicada e a comunhão do Pai no Filho pelo Espírito nos é dada viver. Esta festa diz-nos o cumprimento da Promessa de Jesus, de enviar o Paráclito, o Advogado, Defensor, que nos ensinaria a verdade total. Jesus sopra aos discípulos desde a manhã de Páscoa o seu Espírito, sopro que anima os primeiros pais no paraíso (Gn 2), sopro que anima os profetas e a quantos têm uma missão no Povo de Deus. Já no profeta Joel Deus promete derramar o Seu Espírito sobre toda a criatura. O Espírito realiza a unidade de línguas, povos e nações (Act 2). Se em Babel houve a dispersão o Cenáculo/Pentecostes marca a unidade e a comunhão dos filhos de Deus e a quantos ouvirem a Palavra de Deus.

Na última viagem a Israel e quando o grupo estava no Cenáculo a guia pergunta o que se sinta passado ali, tão importante para os cristãos. Todos responderam que tinha sido o lugar da última ceia e do lava pés. A guia olhou, esperou e disse: “Só isso e nada mais?” Não houve respostas, só silêncios e fotos!…, mas este lugar não vos diz mais nada? Não sabem que foi aqui que se deu o Pentecostes? Foi daqui que se espalhou o nome de Jesus pelo mundo inteiro? Não estavam sós, eles, os discípulos estavam acompanhados pela mãe de Jesus e mais algumas mulheres! Já viram que as mulheres sempre foram importantes na vida pública e na missão de Jesus!” Silêncio quebrado com a leitura da Última Ceia e do Pentecostes. Pois convinha confirmar o sobredito com o exemplo.

Aproveito para agradecer a quantas mulheres na nossa paróquia se empenham e dão muito do seu tempo para os “filhos dos outros – que na verdade são os vossos filhos, os vossos sobrinhos e os vossos netos”, na catequese e nos outros serviços. Sobretudo sendo boas mães, são boas no resto! Assim afirmo e assim acredito! Que Maria, aparecida em Fátima aos três pastorinhos de Aljustrel, Francisco, Lúcia e Jacinta vos ajude a levar por diante a vossa missão de primeiras e principais educadoras dos filhos. O facilitismo não forma personalidades. Manter-se fiel ao «sim» dado a Deus não é fácil como não foi fácil à Virgem Maria dizer sempre sim a Deus, desde Nazaré(Anunciação) ao Calvário(morte do Filho na cruz) e continuar essa missão no Cenáculo (Igreja nascente). Relembro o desafio que lancei para o mês de Maio: avós e/ou pais rezarem em família 1 ave-maria!

Faço votos de bom mês de Maio, boa festa da Profissão de Fé e boa festa do Espírito Santo, na alegria e na comunhão

ACONTECE NA PARÓQUIA

 

❶. Visitas do Espírito Santo em 2016

 

Domingo, 15 de Maio-Pentecostes – Festa Espírito Santo

Vila – Tem Festeira

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeira

 

 

❷. Agenda de Maio

 

  1. 15. Festa do Espírito Santo na missa das 10h
  2. 21. Confissões para a 1ª Comunhão e Profissão de Fé, 10h
  3. Corpo de Deus: Dia Santo e feriado. Missa às 8H e 10H.

Não há à tarde. Procissão do Corpo de Deus no Funchal.

  1. Profissão de Fé, 17H.
  2. Entregar às catequistas as cédulas do batismo para a Primeira Comunhão e Profissão de Fé.

 

❸. No mês de Maio há o terço na igreja às 20h, 2ª a 6ª feira.   Nas capelas faça-se também o terço em hora conveniente com as encarregadas.

 

❹. Ao Domingo temos a transmissão da missa das 10h através da net no Youtube em «igreja ribeira brava», para que os idosos e os doentes possam estar em sintonia e vejam a nossa igreja a pedido de muitos deles.

 

❺. No 3º Domingo de cada mês no tempo da adoração, haverá um sacerdote para atender de confissão em razão do Jubileu da Misericórdia.

 

❻. A 21 maio temos os Jubileu das Famílias. Parque Santa Catarina a partir das 12h30. Missa na Sé às 16h30. As famílias podem fazer 1 flor e escrever 1 mensagem. As flores são enviadas depois ao papa Francisco.

 

❼. As pessoas que vão à festa do Espírito Santo aos Açores já podem pagar a sua viagem de 8 a 14 de julho de 2016.

 

❽. Recorda-se aos pais e às catequistas que as confissões para a 1ª Comunhão e a Profissão de Fé são no sábado, dia 21 de maio, às 10h na igreja. Aconselha-se os pais e outros a participarem nesta celebração.

 

❾. A Igreja celebra de 15 a 22 de maio a Semana da Vida. Trata-se de uma semana de reflexão e de tomada de consciência pelo alto valor da vida humana

1ª Leitura: Act 2, 1-11 – Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. 3 Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. 5 Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 Atónitos e maravilhados, diziam : «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? 8 Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? 9 Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, 11 judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»

MESA DA PALAVRA

2ª Leitura:.1 Cor 12, 3-7.12-13 – Por isso, quero que saibais que ninguém, falando sob a acção do Espírito de Deus, pode dizer: «Jesus seja anátema»; e ninguém pode dizer: «Jesus é Senhor», a não ser pelo Espírito Santo. 4 Há, contudo, diversidade de dons, mas um mesmo Espírito; 5 diversidade de serviços, mas um mesmo Senhor; 6 diversidade de funções, mas um mesmo Deus, que realiza tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum. 12 Pois, assim como o corpo é um só, embora tendo muitos membros;  e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo; assim também Cristo. 13 De facto, fomos todos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo — judeus ou gregos, escravos ou livres — e a todos foi dado a beber um único Espírito.

 

Evangelho – Jo 20,19-23 – 19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco!» 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. 21 E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» 22 Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»