«Reconheceram-n’O!…»

O Evangelho deste domingo (Lc 24,13-35), Páscoa III é uma bela catequese do Evangelista Lucas sobre a identidade dos cristãos, dos  sinais e dos símbolos que identificam os seguidores de Jesus. É uma bela página da Eucaristia e do alto significado que esta possui na vida da Igreja de todos os tempos. Como cristãos somos chamados a ler, meditar, viver e testemunhar a importância da Eucaristia na vida da Igreja e das comunidades. Os discípulos de Emaús só reconheceram Jesus Ressuscitado pelos sinais e gestos da Última Ceia, da Eucaristia, que Jesus celebrou com os seus no Cenáculo: “se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lhe!”

Completemos esta visão / realidade com a leitura de Jo 6 sobre a multiplicação do pão e do peixe e já agora com a nossa vivência concreta da eucaristia, da missa. Continua a ser difícil reconhecer os gestos do Ressuscitado também nos dias de hoje. Vejamos o que se diz e fala da missa. Podemos fazer e ouvir discursos inflamados, pode arder o coração, pode entusiasmar o pregador, mas se não se reconhece a importância da eucaristia, passa-nos ao lado a centralidade do mistério cristão: “Todas as vezes que comermos do pão e bebermos do cálice, anunciamos a morte do Senhor, até que Ele venha” (cf.1Cor 11,23-26).

Cá está, um sinal inequívoco da presença de Jesus no meio dos cristãos, não só por se reunirem no Seu nome, mas sobretudo por celebrarem o mistério pascal de Jesus e torná-lo vivo, presente e atuante nas suas vidas e nas comunidades.Logo devia ser normal/habitual os cristãos viverem a Eucaristia e em Eucaristia. Isto é, viver a entrega de Jesus por nós e unirem-se à entrega de Jesus, fazendo da Eucaristia uma missa permanente nas suas vidas (cf. Pe. Dehon, fundador dos scj). Se assim fosse não se ouviria dizer: ” que seca ir à missa, é sempre o mesmo, demora tanto e para que serve?…Não se diz o resto que se ouve, pois não!…” Também se diz que 5m na igreja é mais do que 2h no café!…” . Há muita coisa que se ouve. Não é normal nos cristãos. É um absurdo. Dê-se importância à Eucaristia a fim de sabermos dar importância ao resto. Como se é cristão se não se liga à missa!?

ACONTECE NA PARÓQUIA

. A Festa das Obras de Misericórdia dos jovens do 9º ano da catequese, é já neste sábado dia 29 de abril na missa das 17h30. Os jovens e pais estão vivamente convidados a participarem.

. Os pais e os jovens da Primeira Comunhão (sábado, 10 de Junho-17h30) e da Profissão de Fé (domingo 11 de junho-11h30) têm encontro de preparação no Domingo, dia 7 de maio, após a missa das 10h. Recomenda-se a presença de todos estes nesta preparação.

❸. As catequistas da primeira Comunhão e da profissão da Fé têm reunião de preparação na 4ª feira, dia 3 de maio às 20h no salão.

❹. Terço no mês de maio, às 20h na igreja, exceto aos sábados e domingos. Inicia-se esta devoção na 3ª feira, 2 de maio. As capelas estão disponíveis para a reza do terço, é só combinar com as zeladoras das mesmas a hora melhor. Apelo à prática desta devoção em especial neste este ano em que celebramos o 1º Centenário das Aparições em Fátima. A procissão das Velas é feita no dia 31 de maio, às 20h. No dia 12 de Maio não se faz para quem quiser ver pela TV a chegada do papa Francisco a Fátima.

❺. Os jovens Crismandos têm o seu encontro de preparação no domingo 14 de maio com missa às 10h e encontro no salão.

❻. O Passeio aos Açores promovido pela paróquia da Ribeira Brava realiza-se de 12 a 18 de Julho, completando o circuito das ilhas que falta visitar: São Jorge, Graciosa, Pico, Faial (dormida) e São Miguel (dormida se não alterar a hora do voo de regresso). Preço em Regime de Pensão completa, barco e voos inter-ilhas: 1.390,00€ por pessoa. Tem reembolso após a viagem e valor final fica em 1.186,39€. Organizado pela agência Good Luck tours. Documentos necessários: Cartão de Cidadão ou então Bilhete de Identidade e Contribuinte. Inscrições na paróquia e/ou na agência.

❼. As Flores para o altar de Nª Senhora Fátima durante o mês de maio são sempre bem recebidas, assim queiram oferecer e agradece-se desde já.

VISITAS DO ESPÍRITO SANTO

Domingo, 30 Abril

Cruz Banda Além – Tem Festeiro

Meia Légua – Tem Festeiro (missa no fim da visita – 19h)

Cova e Caminho Chão – Tem Festeiro

Domingo, 7 Maio

Terça, Moreno, Pedra Mole, Fajã Flores – Tem Festeiro

Fajã Urtiga – Tem Festeiro

Domingo, 14 de Maio

Fajã da Ribeira – Tem Festeira

Cabouco, Fonte Pinheiro, Cruz e Caldeira – Tem Festeiro

Domingo, 21 de Maio

Pomar da Rocha – Tem Festeiro

Murteira – Tem Festeiro

Espigão – Tem Festeiro

Domingo, 28 de Maio

Apresentação – Tem Festeiro

Furna – Tem Festeiro

Muro e Moinhos – Tem Festeiros (2 grupos)

Domingo, 4 de junho – Pentecostes

Vila – Tem Festeiro

Lombo Cesteiro – Tem Festeiro

1. Obrigado às famílias e às pessoas que nos sítios se juntaram e assim colaboraram na Visita do Espírito Santo. Que O Espírito Santo a todos cumule dos seus dons e bens também!