• Objectivo geral

Cidadão do Reino. Viver e testemunhar a Fé em Comunidade Cristã animados na oração, na esperança e na caridade.

• Objectivos específicos

Animar e viver a FéSentir-se chamado à vida. Acolher a sua pessoa. Aceitar as diferenças. Sentir-se cristão. Acolher Deus na vida e informar a vida de Deus. Sentido de Pertença à comunidade cristã. Sentido responsável e livre do destino da vida. Cultivar a interioridade.

• Animar e fortalecer o CREDO

Construir a Comunidade Cristã. Acolher e valorizar a pessoa e a comunidade. Aprofundamento pessoal e comunitário da fé. Animar e promover as vocações. Viver e aprofundar a solidariedade. Reforçar e animar a Vida Litúrgica. Consciencializar a Vivência Sacramental. Criara espaços de encontro pessoal e comunitário. Incentivar e animar a participação activa dos leigos na paróquia. Formação à fé, à vida cristã, litúrgica, caritativa e solidária. Incentivar os movimentos paroquiais existentes e incentivar novos. Colaborar com as várias entidades públicas e privadas presentes na paróquia em vista do bem comum.

• Animar e viver a CARIDADE

Ora et Labora. Informar a caridade na partilha e na solidariedade. Partilha material e vivencial. Solícitos pelos pobres e humildes. Presença junto dos enfermos e anciãos. Animar as crianças e os jovens à fraternidade. Viver o Sacramento do “Agape” – A Eucaristia.

• Animar a LITURGIA

Leitores. Acólitos. Grupo Coral. Ministros extraordinários da Comunhão.

• Animar a CATEQUESE

Catequizandos – Crianças, Jovens e adultos. Pais. Catequistas.

• Animar a VOCAÇÕES

Apreço e estima pelas vocações. Celebrações e datas vocacionais. Desdobráveis vocacionais. Visitas às escolas e às famílias.

• Animar o ESPÍRITO MISSIONÁRIO

Potenciar os grupos missionários. Correspondência com os missionários. Partilha espiritual e material.

• Animar a ESPIRITUALIDADE

Retiros. Encontros. Propostas de Leitura (Livro do mês? Ano?…). Animar e coordenar os grupos laicais. Valorizar as Sextas-feiras. Sacramento da Reconciliação.

• Animar o CONVÍVIO

Criar espaços físicos de encontro e partilha. Festas/aniversários. Passeios/Peregrinações. Boletim Paroquial.

• Estratégias

A nível pessoal. Empenhamento dos Párocos da Zona Pastoral de viverem em Comunidade Religiosa.. Testemunhar a pertença a uma Congregação, os SCJ – Dehonianos. Viver a espiritualidade peculiar. Testemunhar um estilo de vida simples e pobre. Acolhimento Às pessoas e às instituições. Formação e participação em acções de formação.