Tema: Testemunhas da Misericórdia de Deus numa Igreja Jovem e em saída!

O Programa Pastoral da Paróquia da Ribeira Brava para o Ano Pastoral de 2018 tem este ano este tema pela razão de querermos realizar uma síntese de vida, tendo por base a proposta dos Dehonianos de Portugal: «Testemunhas da Misericórdia de Deus membros duma Igreja e duma Congregação em saída» e o programa pastoral da diocese do Funchal, onde estamos inseridos e no cuidado pastoral das paróquias a nós confiados, em concreto a Paróquia da Ribeira Brava: «Igreja Jovem com os Jovens», tendo como pano de fundo o Sínodo sobre os jovens que tem lugar em Roma no mês de outubro de 2018.

O Pe. Dehon falando dos jovens dizia: “Os jovens são como as flores num jardim, que precisam de cuidadas”, logo a preocupação da formação humana e cristã desta faixa etária, sabendo de antemão que eles são futuro e responsabilidade da vivência, conti- nuidade e transmissão da fé cristã católica. O Evangelho será o que nós vivemos e transmitimos, logo a importância a darmos à catequese. A catequese tem duas vertentes: ensino e transmissão da fé.

Daremos importância à experiência de comunidade feita pelas crianças na catequese e na celebração da Eucaristia. Não compreendemos uma catequese que não tenha participação efetiva na celebração da paróquia / comunidade, onde frequenta a catequese e/ou onde passa o fim de semana ou as férias com a família, amigos e avós. Há um fenómeno que passa despercebido a muitos pais e catequistas, o facto termos crianças e jovens que vêm do estrangeiro e no fim da missa, pedem ao sacerdote celebrante, que assine como aquele (a) jovem participou na missa. Não se conteste a importância de celebrar a fé na comunidade, seja onde for!

Incentivo pais, avós, família e catequistas no cuidado a terem com a formação dos mais novos. Deus é amor! Deus é eterno! As mentalidades, modas, modelos, tradições, usos e costumes, passam como o tempo. Deus permanece, o seu amor permanece e é eterno (cf. 1 Cor 13). Havemos de realçar os momentos fundantes da fé: Batismo, Confissão, Primeira Comunhão, Comunhão Solene, Crisma, Matrimónio e Vocação. Estes momentos são de festa nas famílias e nas paróquias. Demos maior importância à preparação espiritual também dos pais com os filhos nestes atos. Vamos todos fazer o esforço, a começar pelos pais: os sacramentos não se reduzam a atos sociais.

As festas preparam-se e as festas da fé também. Para Deus todos são bonitos! Atenção às expressões fami- liares e sociais “destes atos religiosos” para que não afastem os jovens e as crianças do essencial: “A experiência pessoal com Jesus, o Filho de Deus!” Os adultos hão-de ter o bom senso de em diálogo com os responsáveis pastorais, obterem consensos de modo a salvaguardar “o sacramento” a viver por crianças e jovens. Sejamos facilitadores!

Os sacramentos são um ato de Cristo e da Igreja, vividos em Igreja. Para maior vivência exige-se maior esforço de participação nas reuniões que antecedem e preparam os sacramentos: do Batismo ao Matrimónio! Deste modo adquire-se consciência e atenção às ações “religiosas” dando maior participação e vivência!

O crisma é sempre algo que “revoluciona as paróquias” por tudo quanto implica. Tenham os jovens e a família, cuidado e preparação. Na paróquia há empenho e preocupações acrescidas. Em sintonia com a Igreja que este ano olha com esperança e atenção os jovens e na linha do Sínodo dos jovens em Roma no próximo mês de outubro, e em dinâmica juvenil, está programada uma “Semana de Juventude” para a 1ª semana de Julho (de 2 a 6, 15h-17h), dirigida ao nosso arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol, em particular para os jovens do 10º ano.

Queremos jovens que olhem o futuro com esperança e com Deus no horizonte e na aventura da vida juvenil.

Convidamos as famílias à abertura da vocação dos seus membros num projeto missionário, vocacional, sacerdotal e familiar. Nunca é tarde perguntar. “Que é que Deus quer de mim, de nós? Como podemos viver o projeto que Ele nos reserva?”. Incentivamos a ida ao Seminário como experiência de vocação.

S. Bento traçou um ideário espiritual válido para todos os tempos: “Ora et labora”! Completamos este ideal no olhar amoroso de Deus, o Coração de Jesus! A busca da civilização do amor, faz-nos profetas e obreiros da reconciliação de Deus com os homens, numa especial atenção a quantos buscam apoio e suporte para serem escutados. A todos e a cada um proporcionar a “zona de conforto” que a todos assiste!

Em atitude de acolhimento que nos define e abertos ao outro e ao mundo em Igreja, a paróquia procurará proporcionar experiências de comunhão e encontro mediante passeios (Ram e Europa) e na peregrinação à Terra Santa (11 a 18 Julho). Apoiaremos as missões e missionários. Continuamos a celebração das Festas na paróquia e em especial a vivência das visitas do Espírito Santo.

Paróquia da Ribeira Brava, 18 de janeiro de 2018

Pe. Bernardino Trindade,scj – Pároco