«Mês das Almas!…»

Vivemos com plena alma missionária o mês de outubro, recordando os nossos missionários e entrámos nesta semana no mês de novembro com um forte apelo da Igreja à santidade. Logo no 1º dia com a celebração de “Todos os Santos – também aqueles sem nome e nossos desconhecidos – e no dia 2º dia somos convidados a meditar e a rezar a finitude da vida, que ganha sentido, se doada e entrega ao Eterno e Misericordioso Pai Celeste. Vemos quão breve é a vida humana, comparada pela salmista com ” a flor do campo que de manhã floresce e à tarde murcha e seca!…”

Os batizados em Cristo Jesus são chamados à Santidade (LG), pois são habitados pelo Espírito Santo, que os santifica e os constitui num só corpo, o Corpo de Cristo. Templos e moradas de Deus, os cristãos são chamados a testemunharem as sementes de bem e a tomarem consciência do tesouro que transportam no seus corpos, “vasos de barro” no dizer de S. Paulo. Somos chamados a reconhecermos a dignidade cristã que constituímos por sermos filhos de Deus. O Pe. Dehon afirmava que devemos ser santos, não para sermos canonizados, mas porque Deus quer que sejamos santos. “Sede santos porque Deus é santo” (cf. Êxodo) ou “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste” (cf. Jesus).

Nestes dias as castanhas, as nozes e outras iguarias de novembro, ajudam certamente a vivermos a beleza da vida cristã. A fé projeta-nos para o infinito e torna possível a vida que Deus nos dá. As “boas obras- ou seja as obras de misericórdia” são o fiel da balança para nós “cristãos”, pois todas as vezes que fizermos o bem ao mais pequeno que seja, é ao próprio Deus que o fazemos (cf., Mt. 25, 31-46). Logo termos o olhar fito no céu e pés assentes na terra, como dizia Diogneto. Sejamos conscientes e convictos da fé batismal e cientes da nossa missão: “ser sal e Luz!”, pois não basta dizer: “Senhor, Senhor!…” (Jesus). Termino esta breve comunicação com uma frase que li nestes dias: «Com dinheiro…podemos ter muitas coisas e, até, viver bem, mas só quando sabemos o que é amar, podemos ser felizes, embora, em algumas ocasiões, aconteça não vivermos tão bem» (cf. Jesus Mayo, cmf). Endereço a todos vós os meus votos de Bom Pão-por Deus!

. Mudança hora inverno neste fim de semana: 28/29 Outubro com atraso de 1h nos relógios. A partir do domingo a missa da tarde é às 17h. No horário de inverno as missas da tarde ao sábado e ao domingo passam para as 17H.

. celebrações de todos os Santos e Fiéis defuntos /Almas:

Santos, 1 Novembro: 8H, 10H e 17H ( Feriado e Dia Santo)

Almas2 Novembro: 8H, 10H (ida ao cemitério após a missa se o tempo permitir) e 19H. As missas são pelos defuntos da paróquia. Os Ofertórios deste dia destinam-se à celebração de missas pelos defuntos da paróquia.

❹. Agenda de catequese em novembro

Sábado 11 – Festa Acolhimento do 1º Ano, 17H.

Domingo 12 – Preparação do Crisma na missa das 10H.

❺. Tempo de meditação

“Sede santos, porque Eu sou santo”, diz-nos o Senhor. Porque nos dará Deus uma ordem semelhante?

É que nós somos seus filhos; e, se o Pai é santo, os filhos devem sê-lo também.  Só os santos podem esperar a felicidade de ir gozar da presença de Deus, que é a própria santidade. Com efeito, ser cristão e viver em pecado é uma contradição. Um cristão não cessa de nos repetir; e, a fim de a gravar nos nossos corações, apresenta-nos um Deus infinitamente santo, a santificar uma multidão infinita de santos..

Nós podemos ser santos e devemos trabalhar para chegar a sê-lo. Os santos foram mortais como nós, fracos e sujeitos às tentações como nós; nós temos os mesmos auxílios, as mesmas graças, os mesmos sacramentos; mas é preciso fazer como eles…tomá-los por modelo

(cf. Sermão do Cura de Ars no dia de Todos os Santos)

MESA DA PALAVRA – ANO A

Evangelho do XXX Domingo Comum: Mt 22, 34-40 – Constando-lhes que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, os fariseus reuniram-se em grupo. 35 E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar: 36 «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» 37 Jesus disse-lhe:  Amarás ao Senhor, teu Deus,  com todo o teu coração,  com toda a tua alma  e com toda a tua mente. 38 Este é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.»

Evangelho Todos os Santos: Mt 5, 1-12 – Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. 2 Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: 3 «Felizes os pobres em espírito,  porque deles é o Reino do Céu. 4 Felizes os que choram,  porque serão consolados. 5 Felizes os mansos,  porque possuirão a terra. 6 Felizes os que têm fome e sede de justiça,  porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos,  porque alcançarão misericórdia. 8 Felizes os puros de coração,  porque verão a Deus. 9 Felizes os pacificadores,  porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça,  porque deles é o Reino do Céu. 11 Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

Evangelho – Fiéis Defuntos (2ª missa): Jo 11, 21-27 – Marta disse, então, a Jesus: «Senhor, se cá tivesses estado, o meu irmão não teria morrido. 22 Mas, ainda agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele to concederá.» 23 Disse-lhe Jesus: «Teu irmão ressuscitará.» 24 Marta respondeu-lhe: «Eu sei que ele há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.» 25 Disse-lhe Jesus: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto?» 27 Ela respondeu-lhe: «Sim, ó Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.»