Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial

Historial

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

Ora et Labora

« Seduzidos por Deus!...»
A Palavra de Deus neste Domingo reveste-se de uma particular beleza: transmite a mística atracção de Deus por cada um de nós. Apela e responsabiliza à interioridade pessoal, como resposta necessária ao convite divino. Devemos estar atentos à Palavra que nos interpela a lançar-nos na aventura da fé e à renovação espiritual da mente, para discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito(2ª Leitura).
Santo Agostinho no seu livro as Confissões exprime a sua busca de Deus ao afirmar: «O nosso coração está inquieto e não encontra repouso senão em vós Senhor meu Deus….tarde Vos encontrei, beleza tão nova e tão antiga» O profeta Jeremias testemunha a sua inquietação de Deus: «Vós me seduziste Senhor e eu deixei-me seduzir. Não mais falarei no seu nome. Mas havia no coração um fogo ardente, procurava contê-lo, mas não podia. (1ª Leitura)
Pedro ao seu modo diz também o seu amor pelo Mestre, apesar de traído pela sua humanidade, mesmo afirmando a divindade de Jesus diante de todos, é chamado à atenção, pela razão que Deus tens planos diferentes dos seus (Evangelho). Jesus nunca mostrou facilitismo no seguimento do Pai e muito menos quando devia cumprir a sua vontade, também no sofrimento (cruz). Vemos que as contradições e os absurdos da fé, incompreensíveis à razão, são aceites à luz de Deus. Precisamos renovar o entusiasmo na alegria do Evangelho (Papa Francisco). Compromisso e empenho levam ao encontro inquietante de Deus. Possam as famílias e os jovens questionar-se no seguimento e na doação de vida, originando vocações na Igreja. Também aqui é preciso acolher os dons de Deus nos jovens, qual barómetro da generosidade das famílias cristãs, e se ainda pensam assim, Deo gratias!

Pe. Trindade,scj

AO RITMO DA PALAVRA

1ªLeitura: Jer 20,7-9 - Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir! Tu me dominaste e venceste. Sou objecto de contínua irrisão, e todos escarnecem de mim. 8 Todas as vezes que falo é para proclamar: «Violência! Opressão!» A palavra do Senhor tornou-se para mim motivo de insultos e escárnios, dia após dia. 9 A mim mesmo dizia: «Não pensarei nele mais! Não falarei mais em seu nome!» Mas, no meu coração, a sua palavra era um fogo devorador, encerrado nos meus ossos. Esforçava-me por contê-lo, mas não podia.1

2ª Leitura: Rm 12,1-2 - Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Será este o vosso verdadeiro culto, o espiritual. 2 Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus:
que é bem, o que lhe é agradável, o que é perfeito.

Salmo 62(63) 2-6.8-9: A minha alma tem sede de Vós meu Deus.

Evangelho Domingo: Mt 16,21-27 - A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, dia, 22 Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: a Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!» 24 Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25 Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. 26 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar ao homem em troca da sua vida? 27 Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.

VIDA PAROQUIAL

1. INSCRISÇÕES PARA A CATEQUESE para as crianças que vêm pela 1ª vez
continuam em aberto no Horário do Cartório: 4ª 5ª e 6ª feira, 8h30-11h e fins de semana, antes e após as missas. Favor trazer a cédula do Baptismo no acto da inscrição. As outras crianças já estão inscritas e por isso não precisam de fazer a matrícula.

2. No contexto dos 500 ANOS está projectado um monumento composto por 1 cruz e 1 caravela a ser inaugurado a 8 de Dezembro. A diocese deseja que seja uma marca dos emigrantes. Para tal é pedida a colaboração deles e nossa. Assim o ofertório do último fim de semana de Agosto destina-se a este fim. Se algum emigrante ou famílias quiserem oferecer algo em separado para esse fim será dado na diocese. O monumento terá 1 placa com o nome dos países dos emigrantes que contribuíram para o mesmo. Desde já obrigado a todos pela atenção e pela colaboração!

3. OS BOMBEIROS DA RIBEIRA BRAVA estão a precisar da nossa ajuda. Uma forma concreta de ajudar são os particulares, as famílias e as empresas contribuírem com tinta para a manutenção do Quartel. Os donativos podem ser dados em tinta ou em dinheiro. Os donativos abatem nos impostos, fazem-nos sócios dos Bombeiros e dão descontos nos serviços dos Bombeiros aos ofertantes( espera-se não usar, mas na necessidade tudo vale). Para mais informações passar no Quartel. Ajudar a quem nos ajude é urgente! Pensem no assunto sff!

4. SEMANA BÍBLICA DO FUNCHAL com o tema: «Família, Evangelho da Vida» de 08 a 12 de Setembro no Convento de Santa Clara, 19h30-21h30. Inscrições no local ou na paróquia.

5. CONGRESSO DOS 500 ANOS DIOCESE DO FUNCHAL, decorre de 17 a 20 de Setembro no Funchal.

6. CATEQUESE: Reunião Catequistas de programação Catequese na 4ª feira, 24 Setembro no Salão, 20h. Encontro de Pais de todos os anos de Catequese no Domingo 28 de Setembro após a missa das 10h