Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial
 
 
 
Menu Principal
Inicial
Historial
Horário Litúrgico
Ora et Labora
Actividades
Fotografias
Centro Social
Links Gerais
Paroquia da Ribeira Brava
Missa Nova
Museu
Casamentos
Baptismo
Horário da Catequese
Celebrações da Catequese
Projecto Pastoral
Oração da S- Bento
Quem está Em Linha
Estatísticas
Visitas: 200354
Contactos

Telf - 291 952 172
Fax - 291 957 958
Sugestões - paroquia_ribeirabrava
@netmadeira.com

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

 
Inicial
Descrição
Ora et Labora

«O Evangelho!...»


O Evangelho deste Domingo recorda-nos a importância da «PACIÊNCIA» na situação do "bem como na mal" e como diz o provérbio: «É preciso dar tempo ao tempo. Cada coisa no seu lugar!» Jesus dá a lição: "Não suceda que ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo ao mesmo tempo." Cortar o mal pela raiz nem sempre é a solução. A pressa é inimiga do bom, pois é difícil fazer o bem e depressa. O Livro do Eclesiastes proporciona uma boa leitura para as férias e nem só. Ajuda a relembrar atitudes e exemplos de vida para toda a família e constitui uma boa meditação para todos. Basta arranjar ambiente para tal e vontade para fazê-lo. No último Domingo de Julho o Evangelho fala do tesouro escondido. Quem o encontra não pode perdê-lo. Os cuidados da vida, os afazeres, as fadigas e as preocupações desviam do tesouro: Quem tem Deus tem um tesouro! Sabemos que o "Tempo da Palavra" é importante, pois é isso que Jesus recorda em casa de Marta e Maria.
No último fim de semana celebra-se a festa da Senhora da Saúde na capela da Meia Légua. Trata-se de pedir à Virgem um bem precioso, a saúde. Tesouro para ser valorizado, guardado e cuidado.
Não só pedir saúde, pedir também a guarda da saúde. Celebramos também a Festa dos Avós, celebrando São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Que o Senhor os conserve juntos dos netos e das famílias. São eles o tesouro da estabilidade, da garantia das tradições e da família, do afecto e do amor: "Os pais educam e os avós amam!" Pelo que vemos são os avós que exercem estas funções: Educação e Afecto. São os que estão na linha da proximidade, já que os pais andam noutras preocupações. As férias permitam a proximidade, a união e o convívio.
Pe. Trindade,scj


AO RITMO DA PALAVRA

1ª Leitura: Sb 12,13.16-19 - Não há fora de ti um Deus que cuide de tudo, a quem tenhas de mostrar que os teus juízos não são injustos. Pois o teu poder é o princípio da justiça e o teu domínio sobre tudo te torna indulgente para com todos. Demonstras a tua força a quem não crê no teu poder e confundes a ousadia de quem a reconhece. Mas Tu, que dominas a tua força, julgas com bondade e nos governas com grande indulgência, pois podes usar o teu poder quando quiseres. Ao actuar assim, Tu ensinaste o teu povo que o justo deve ser amigo dos homens, e deste a teus filhos uma boa esperança porque, após o pecado, dás a conversão.

2ªLeitura Rm 8,26-27 - É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como se deve; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que examina os corações conhece as intenções do Espírito, porque é de acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos.

Evangelho Domingo XVI: Mt 13, 24-30 - Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é comparável a um homem que semeou boa semente no seu campo. Ora, enquanto os seus homens dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e afastou-se. Quando a haste cresceu e deu fruto, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram ter com ele e disseram-lhe: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?' 'Foi algum inimigo meu que fez isto' -respondeu ele. Disseram-lhe os servos: 'Queres que vamos arrancá-lo?' Ele respondeu: 'Não, para que não suceda que, ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo ao mesmo tempo. Deixai um e outro crescer juntos, até à ceifa; e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; e recolhei o trigo no meu celeiro.'»

 

VIDA PAROQUIAL

1. Matrículas nas Aulas de Moral e Religião
para «os alunos e as alunas» do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário. Lanço o apelo aos pais e aos avós que peçam também a matrícula na Disciplina de EMRC na Escola em que estão matriculados os jovens. Esta Não dispensa a Catequese, antes complementa.

2. INSCRISÇÕES PARA A CATEQUESE para as crianças que vêm pela 1ª vez a partir de 19 Julho no Horário do Cartório: 4ª 5ª e 6ª feira, 8h30-11h e fins de semana, antes e após as missas. Favor trazer a cédula do Baptismo no acto da inscrição. As outras crianças já estão inscritas e por isso não precisam de fazer a matrícula.

3. Passeio Paroquial: Domingo 3 de Agosto de 2014. Preço. 8.50€ pp.
Percurso: Ribeira Brava (saída 8h30 junto ao adro), via expresso: Ponta do Sol, Madalena, Arco, Calheta (vila), Estreito, Prazeres (Missa e almoço), Raposeira, Ponta do Pargo, Achadas da Cruz, Santa, Porto Moniz, Seixal, S. Vicente, Chão dos Louros ou Túnel, Serra de Água e Ribeira Brava.

4. Viagem/Peregrinação à Polónia de 22 a 29 de Agosto de 2014:
"Nos Caminhos de João Paulo II"

Inscrições na Bravatour. Preço por pessoa: 1.400,00€, regime de pensão completa e viagem, excepto bebida às refeições.
Funchal-Lisboa Varsóvia (avião), Wadowice, Kalwiar, Zakopane, Ludzmierz, Wielickza, Nova Huta, Auschwitz, Lagiewniki, Cracóvia, Varsóvia, Lisboa, Funchal (avião). Documentos. BI/CC/Passaporte. Recomenda-se Seguro Europeu de Saíde.

5. São muitos os parabéns que tenho recebido por causa do tapete da Festa do Senhor. Os parabéns vão para todos quantos se empenharam em realizar "toda a trabalheira" do mesmo. E porque a alma de toda esta gente não é pequena, valeu e vale a pena, fazer sempre o tapete de manhã. É o melhor cartaz que podemos oferecer. PARABÉNS!