Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial
 
 
 
Menu Principal
Inicial
Historial
Horário Litúrgico
Ora et Labora
Actividades
Fotografias
Centro Social
Links Gerais
Paroquia da Ribeira Brava
Missa Nova
Museu
Casamentos
Baptismo
Horário da Catequese
Celebrações da Catequese
Projecto Pastoral
Oração da S- Bento
Quem está Em Linha
Estatísticas
Visitas: 217303
Contactos

Telf - 291 952 172
Fax - 291 957 958
Sugestões - paroquia_ribeirabrava
@netmadeira.com

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

 
Inicial
Descrição
Ora et Labora

«As Festas de Nossa Senhora!...»


As Novenas da Apresentação e a respectiva festa de Nossa Senhora da Apresentação dão início à nossa preparação espiritual e humana para a Festa do Natal. Esta preparação continua com as Novenas da Festa da Conceição e a sua festa, com um culminar de movimento humano nas Missas do Parto e nas festas de Natal. Graças a Deus que este ano tivemos dois festeiros, um para cada festa de cada capela: na Apresentação e na Conceição ou Avé Maria. Desejo sinceramente que os festeiros se sintam abençoados nas suas promessas e com eles alegramo-nos com o gesto de generosidade. Pode bem ser um exemplo para outras famílias que bem podiam unir-se para fazer a festa e sem exageros. Claro está! Tudo o que é exagerado nem serve aos homens nem louva a Deus. Serve apenas para ufanação das pessoas. O que é demais não nunca é bom, como é conhecido de todos.
Na Festa da Apresentação, 21 Novembro, vamos celebrar a festa e o momento da Apresentação de Maria-Menina no Templo pelos seus pais, Joaquim e Ana. Os Evangelhos não falam desta festa, fala sim, uma antiga tradição. Recordamos também o dia do nosso Baptismo, dia em que fomos "apresentados" pelos nossos pais e padrinhos na Igreja e passamos a ser filhos de Deus; cristãos!... Segundo a tradição Maria Menina foi trazida ao templo pelos pais onde ficou ao serviço do Senhor, dedicando-se ao trabalho e ao estudo, principalmente da Escritura. Isto leva a pensar também na 'apresentação' de Jesus no Templo onde ficou a ouvir e a interrogar os doutores da Lei(cf. Lc 2). Maria no Tempo ofereceu-se ao Senhor e a Ele entrega toda a sua vida: 'ser de Deus'. Fala-se já da festa em 1372 com o embaixador do rei de Chipre e 'Jerusalém'. Está no Missal a partir de 1505.
Na Festa da Conceição, dia 8 de Dezembro, celebramos a Virgem Maria na sua Imaculada Conceição. A Igreja acredita e celebra este dia, porque acredita que Maria foi concebida sem a mácula do pecado original. Trata-se do privilégio dado por Deus a Maria: a Mãe do Salvador. É a "cheia de graça" e o Senhor está com Ela (cf.Lc 1).
No meio destas duas festas da Virgem Maria temos a Festa de Cristo Rei. Aceitamos que Jesus, Filho de Deus e da Virgem Maria, é Rei e Senhor dos corações. Ele está à porta e chama. (cf. Ap 3). Que Maria nos conduza a Jesus seu Filho e tenhamos a alegria de recebê-Lo na nossa vida.
Pe. Trindade,scj


AO RITMO DA PALAVRA

Evangelho Cristo Rei: Mt 25, 31-46 - «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. 32 Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. 34 O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 35 Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, 36 estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.' 37 Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? 39 E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?' 40 E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.' 41 Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! 42 Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, 43 era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.' 44 Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?' 45 Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.' 46 Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»

Evangelho Domingo I Advento: Mc 13, 33-37 - O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32 Quanto a esse dia ou a essa hora, ninguém os conhece: nem os anjos do céu, nem o Filho; só o Pai.» 33 «Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. 34 É como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos seus servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. 35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar o galo, se de manhãzinha; 36 não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. 37 O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai!»

VIDA PAROQUIAL

1. Festa da Apresentação:

Capela da Apresentação a 22/23 Novembro, têm festeiro que colabora com a paróquia. Os sítios organizem-se para fazerem as romagens como é habitual. As Novenas da Apresentação começam no Domingo 16 Novembro às 19h e Semana de 17 a 21 Novembro, 20h. Véspera da Festa no Sábado 22 Novembro. As Romagens às 15h e Novena da Festa às 20h. Domingo, 23 de Novembro, Festa às 15h com missa e Procissão e bênção das crianças.

2. Festa da Conceição- Capela da Conceição a 7/8 de Dezembro, têm festeiro que colabora com a paróquia. As Novenas da Conceição vão de 29 Novembro a 6 de Dezembro às 20h, excepto no Domingo 30 Novembro às 19h. Véspera da festa no Domingo 7 de Dezembro as Romagens às 18h, do Moreno e Caminho Chão às 19h. Novena da Festa, 20h30. 2ª feira 8 de Dezembro, Festa, às 15h seguida de procissão. Pedimos aos sítios que se organizem para fazer as romagens como é habitual.

3. CATEQUESE: Festa Acolhimento para as crianças do 1º ano da Catequese no sábado, 15 de Novembro na missa das 17h. Festa da Palavra do 4º ano de catequese no Sábado, 6 de Dezembro, às 17h.

4. Encontro Diocesano de Leigos, no Sábado, 22 de Novembro, 10h-16h no Colégio Santa Teresinha. Fichas de inscrição na paróquia.

5. Catequistas ainda são precisas, pois há grupos grandes!..

6.Ano Vida Consagrada declarado pelo Papa Francisco em Roma e decorre de 30 Novembro 2014 a 2 de Fevereiro de 2016. Convido a todos na paróquia da Ribeira Brava a rezarmos pela vocações: sacerdotais, religiosas e missionárias. É preciso despertar nas famílias também esta forma de vida

7.Ano da Vida Consagrada decorre de 30 de Novembro 2014 a 2 de Fevereiro de 2016, declarado pelo Papa Francisco, tempo de valorização de todos desta forma de vida!..