Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial

Historial

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

Ora et Labora

«Tende coragem, não temeis!»
Ao lermos a Sagrada Escritura descobrimos que na História da Salvação do Povo de Deus sempre houve altos e baixos ou seja, épocas de abundância e épocas de crise. Os mecanismos humanos nem sempre resultam em bem para todos e as soluções intentados nos momentos precisos nem sempre resolveram os problemas de modo satisfatório. Todos temos limitações e contingências humanas. A vida nem sempre sorri como gostaríamos, mas também não é sempre "um vale de lágrimas!" Deus sempre enviou sinais de coragem e auxílio através dos profetas, que foram os instrumentos de Deus para animarem e acalentarem o seu povo. Nos tempos que atravessamos muitos de nós sentimos bem viva a "questão da crise económico-financeira"
após tempos de "fartura e abundância", quais panelas do Egito, lembradas pelo povo na travessia do deserto, sem nos darmos conta, que a liberdade de opção tem o seu preço. Permanente e fiel é Deus, o humano é sempre passageiro! Precisamos de ouvir Diogneto no séc. II: "Os cristãos vivem na terra como o olhar fito no céu!" Era bom que assim acontecesse!
Neste Domingo as leituras ajudam-nos a ganhar calos «humanos e espirituais» para os nossos dias. De ouvidos 'afitos' na mensagem da Palavra de Deus, deve ecoar aos nossos ouvidos e ao nosso coração: "Dizei aos corações atribulados: Tende coragem, não temais. Aí está o vosso Deus para fazer justiça e dar a recompensa"(1ª Leit.). Deus que não faz diferenciação de pessoas (2ª Leit.) é um Deus que acolhe em qualquer condição e convida a abrir-nos à sua presença (Evang.). Trata-se de uma bela mensagem sempre atual e atuante, basta que abramos o coração e a mente a Cristo para recebermos o sopro de Deus, nos gestos que Deus suscita e realiza em todos os tempos a favor do seu povo. Temos nós a capacidade de questionarmo-nos até que ponto ainda somos capazes de escutar a Palavra de Deus? As preocupações, os problemas, as angústias, as aflições de momento e os apertões da vida, ofuscam a mente e o coração para o bem maior que é Deus. Lá vem de Deus o auxílio, a ele pertence o céu e a terra! Logo a mensagem «Tende coragem, não temeis!» é a pedra de toque que vem ao encontro de todos nós, não esquecendo o dito de Jesus: «Quando rezardes, dizei: Pai nosso!..."
P.Trindade,scj

VIDA PAROQUIAL

1.. Matrículas na Catequese para as crianças que façam este ano 6 anos. Pede-se que no ato da matrícula tenham a cédula de Batismo. As inscrições são feitas no horário do escritório à semana e ao Domingo, antes e após a missa das 10h.

2.. CNE/Escuteiros recebe inscrições para crianças que queiram fazer a experiência escutista. Favor contatar os chefes: Zé Maltez e Profª Cláudia

3.. Peregrinação à Terra Santa no Jubileu do Pe. B. Trindade, de 27 de Outubro a 3 de Novembro de 2015. As inscrições são feitas na paróquia até ao dia 22 de Setembro. A viagem em regime de pensão completa, conforme o programa, com custo de 1.630,00€. Documentos exigidos: passaporte em dia, Bilhete de Identidade e Contribuinte ou Cartão Cidadão. Realiza a viagem a agência Geostar.

4.. Aconselha-se o livro de leitura nas férias a nova encíclica do Papa Francisco: Laudato si sobre as questões do ambiente.

5.. Na 5ª feira, dia 20 de Agosto, conforme anunciado oportunamente decorreu o 1º Encontro de universitários da paróquia da Ribeira Brava no salão paroquial. Encontro informal e de troca de informações.

6.. As catequistas tenham em atenção a Reunião de preparação do ano catequético de 2015/2016 no dia 16 de Setembro, 4ª feira, às 20h15 no salão.

VOTOS DE BOAS FÉRIAS
E/OU BOM TRABALHO PARA TODOS!..

MESA DA PALAVRA

1ª Leitura - Is,35, 4-7 - Dizei aos que têm o coração pusilânime: «Tomai ânimo, não temais!» Eis o vosso Deus, que vem para vos vingar. Deus vem em pessoa retribuir-vos e salvar-vos. 5 Então se abrirão os olhos do cego, os ouvidos do surdo ficarão a ouvir, 6 o coxo saltará como um veado, e a língua do mudo dará gritos de alegria. Porque as águas jorraram no deserto e as torrentes na estepe. 7 A terra queimada mudar-se-á em lago, e as fontes brotarão da terra seca. No covil onde repousavam os chacais, crescerão canas e juncos.

Salmo: 145(146) - Ó minha alma, louva o Senhor

2ª Leitura: Tg 2, 1-5 - Meus irmãos, não tenteis conciliar a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo glorioso com a aceção de pessoas. 2 Suponhamos que entra na vossa assembleia um homem com anéis de ouro e bem trajado, e entra também um pobre muito mal vestido, 3 e, atendendo ao que está magnificamente vestido, lhe dizeis: «Senta-te tu aqui, num bom lugar», e dizeis ao pobre: «Tu, fica aí de pé»; ou «Senta-te no chão abaixo do meu estrado.» 4 Não é verdade que, então, fazeis distinções entre vós mesmos e que julgais com critérios perversos? 5 Ouvi, meus amados irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres segundo o mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

Evangelho do XXIII Domingo Comum: Mc 7, 31-37 - Tornando a sair da região de Tiro, veio por Sídon para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. 32 Trouxeram-lhe um surdo mudo e rogaram-lhe que impusesse as mãos sobre ele. 33 Afastando-se com ele da multidão, Jesus meteu-lhe os dedos nos ouvidos e fez saliva com que lhe tocou a língua. 34 Erguendo depois os olhos ao céu, suspirou dizendo: «Effathá», que quer dizer «abre-te.» 35 Logo os ouvidos se lhe abriram, soltou-se a prisão da língua e falava corretamente. 36 Jesus mandou-lhes que a ninguém revelassem o sucedido; mas quanto mais lho recomendava, mais eles o apregoavam. 37 No auge do assombro, diziam: «Faz tudo bem feito: faz ouvir os surdos e falar os mudos.»