Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial
 
 
 
Menu Principal
Inicial
Historial
Horário Litúrgico
Ora et Labora
Actividades
Fotografias
Centro Social
Links Gerais
Paroquia da Ribeira Brava
Missa Nova
Museu
Casamentos
Baptismo
Horário da Catequese
Celebrações da Catequese
Projecto Pastoral
Oração da S- Bento
Quem está Em Linha
Estatísticas
Visitas: 206243
Contactos

Telf - 291 952 172
Fax - 291 957 958
Sugestões - paroquia_ribeirabrava
@netmadeira.com

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

 
Inicial
Descrição
Ora et Labora

« Seduzidos por Deus!...»
A Palavra de Deus neste Domingo reveste-se de uma particular beleza: transmite a mística atracção de Deus por cada um de nós. Apela e responsabiliza à interioridade pessoal, como resposta necessária ao convite divino. Devemos estar atentos à Palavra que nos interpela a lançar-nos na aventura da fé e à renovação espiritual da mente, para discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito(2ª Leitura).
Santo Agostinho no seu livro as Confissões exprime a sua busca de Deus ao afirmar: «O nosso coração está inquieto e não encontra repouso senão em vós Senhor meu Deus….tarde Vos encontrei, beleza tão nova e tão antiga» O profeta Jeremias testemunha a sua inquietação de Deus: «Vós me seduziste Senhor e eu deixei-me seduzir. Não mais falarei no seu nome. Mas havia no coração um fogo ardente, procurava contê-lo, mas não podia. (1ª Leitura)
Pedro ao seu modo diz também o seu amor pelo Mestre, apesar de traído pela sua humanidade, mesmo afirmando a divindade de Jesus diante de todos, é chamado à atenção, pela razão que Deus tens planos diferentes dos seus (Evangelho). Jesus nunca mostrou facilitismo no seguimento do Pai e muito menos quando devia cumprir a sua vontade, também no sofrimento (cruz). Vemos que as contradições e os absurdos da fé, incompreensíveis à razão, são aceites à luz de Deus. Precisamos renovar o entusiasmo na alegria do Evangelho (Papa Francisco). Compromisso e empenho levam ao encontro inquietante de Deus. Possam as famílias e os jovens questionar-se no seguimento e na doação de vida, originando vocações na Igreja. Também aqui é preciso acolher os dons de Deus nos jovens, qual barómetro da generosidade das famílias cristãs, e se ainda pensam assim, Deo gratias!

Pe. Trindade,scj


AO RITMO DA PALAVRA

1ªLeitura: Jer 20,7-9 - Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir! Tu me dominaste e venceste. Sou objecto de contínua irrisão, e todos escarnecem de mim. 8 Todas as vezes que falo é para proclamar: «Violência! Opressão!» A palavra do Senhor tornou-se para mim motivo de insultos e escárnios, dia após dia. 9 A mim mesmo dizia: «Não pensarei nele mais! Não falarei mais em seu nome!» Mas, no meu coração, a sua palavra era um fogo devorador, encerrado nos meus ossos. Esforçava-me por contê-lo, mas não podia.1

2ª Leitura: Rm 12,1-2 - Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Será este o vosso verdadeiro culto, o espiritual. 2 Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus:
que é bem, o que lhe é agradável, o que é perfeito.

Salmo 62(63) 2-6.8-9: A minha alma tem sede de Vós meu Deus.

Evangelho Domingo: Mt 16,21-27 - A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, dia, 22 Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: a Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!» 24 Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25 Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. 26 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar ao homem em troca da sua vida? 27 Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.

VIDA PAROQUIAL

1. INSCRISÇÕES PARA A CATEQUESE para as crianças que vêm pela 1ª vez
continuam em aberto no Horário do Cartório: 4ª 5ª e 6ª feira, 8h30-11h e fins de semana, antes e após as missas. Favor trazer a cédula do Baptismo no acto da inscrição. As outras crianças já estão inscritas e por isso não precisam de fazer a matrícula.

2. No contexto dos 500 ANOS está projectado um monumento composto por 1 cruz e 1 caravela a ser inaugurado a 8 de Dezembro. A diocese deseja que seja uma marca dos emigrantes. Para tal é pedida a colaboração deles e nossa. Assim o ofertório do último fim de semana de Agosto destina-se a este fim. Se algum emigrante ou famílias quiserem oferecer algo em separado para esse fim será dado na diocese. O monumento terá 1 placa com o nome dos países dos emigrantes que contribuíram para o mesmo. Desde já obrigado a todos pela atenção e pela colaboração!

3. OS BOMBEIROS DA RIBEIRA BRAVA estão a precisar da nossa ajuda. Uma forma concreta de ajudar são os particulares, as famílias e as empresas contribuírem com tinta para a manutenção do Quartel. Os donativos podem ser dados em tinta ou em dinheiro. Os donativos abatem nos impostos, fazem-nos sócios dos Bombeiros e dão descontos nos serviços dos Bombeiros aos ofertantes( espera-se não usar, mas na necessidade tudo vale). Para mais informações passar no Quartel. Ajudar a quem nos ajude é urgente! Pensem no assunto sff!

4. SEMANA BÍBLICA DO FUNCHAL com o tema: «Família, Evangelho da Vida» de 08 a 12 de Setembro no Convento de Santa Clara, 19h30-21h30. Inscrições no local ou na paróquia.

5. CONGRESSO DOS 500 ANOS DIOCESE DO FUNCHAL, decorre de 17 a 20 de Setembro no Funchal.

6. CATEQUESE: Reunião Catequistas de programação Catequese na 4ª feira, 24 Setembro no Salão, 20h. Encontro de Pais de todos os anos de Catequese no Domingo 28 de Setembro após a missa das 10h