Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial

Historial

9350-214 Ribeira Brava

Ora et Labora

A SEMANA SANTA

A Páscoa vem recordar aos cristãos a centralidade da fé: Jesus entregou-se a Deus Pai pelos homens, à morte na Cruz, para realizar a vontade de Deus: "Salvar o género humano", cumprindo assim o seu plano salvador. Realiza a Nova e eterna Aliança no alto do Calvário. Cristo é o novo cardeiro pascal, vítima sem de feito, que versa o sangue no madeiro da cruz. S. João descreve a cena da Transfixão num relance breve e realista de quem viveu profundamente aquele momento: "Jesus é trespassado com a lança" (Jo, 19). Jorram o sangue e a água, como jorrou a água no rochedo! É a branquidão tornada efetiva e possível do peito do Salvador que purifica a humanidade dos pecados. Ao olharmos hoje o crucifixo, não podemos ficar indiferentes ao que a cruz simboliza e significa: o Calvário onde vemos Jesus suspenso no madeiro da cruz.
Por isso não é normal que os cristãos afastem da sua casa a cruz para colocarem "amuletos" que nada fazem a não ser ilusões e falsas seguranças. Isso sim, provocam!
A cruz atravessa as latitudes e as vicissitudes da história e da civilização. Muitos mártires houve e continuam a dar-se nos nossos dias. Inimigos da cruz não faltam como não falta a "graça/força de Deus". Recordo Tertuliano: "Sangue de mártires, semente de cristãos!" As nossas democracias nascidas na civilização cristã, precisam de legislar o afastamento da cruz da sociedade e ambientes públicos. Pretende-se substituir " a alma" pelo nada e por isso geram vazios de vida, pessoal, humana e social. Muita gente tem "medo" da cruz, mas não tem medo nem pejo de vociferar contra a cruz, aberta ou subtilmente. Deviam deixar escrito que não pregassem a cruz no seu esquife. Fica bem, mas é mais uma falsidade entre tantas outras em que viveram!
A Semana Santa despertará certamente para a fé. O adensar o mistério pascal na celebração da Ceia e do Lava Pés na Quinta feira, a celebração da Paixão e Enterro do Senhor na Sexta feira, a Vigília Pascal na noite de Sábado e a Ressurreição do Senhor no Domingo com a Procissão e a Eucaristia, aquece e ilumina a alma. Cristo está à porta e bate! (Apc). Boa Páscoa!

P.B. Trindade,scj

VIDA PAROQUIAL

1. SEMANA SANTA, decorre de 29 de Março, Domingo de Ramos a 05 de Abril, Domingo de Páscoa.

Domingo de Ramos, 29 Março, Missas às 7h E 17h30. 9h45- Bênção de Ramos no Largo Herédia. Missa da Paixão às 10h.

Quinta-feira Santa, 02 de Abril - Ceia e Lava Pés às 20h, seguida de Adoração. A confraria do SSS e todos estão vivamente convidados para este momento de oração após a celebração.

Sexta-feira Santa, 03 de Abril - Laudes Cantadas às 10h. Celebração da Paixão e Enterro do Senhor às 19H. DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA.

Sábado Santo, 04 de Abril, Vigília Pascal com Batismos às 21h.

Domingo de Páscoa, 05 de Abril - 9h -Exposição do SSS. 9h30 Procissão da Ressurreição e Missa. Só há esta missa neste dia na paróquia.

NB. Para enfeitar a igreja para a Semana Santa faço o convite à boa vontade das pessoas para a oferta de flores a trazer para a igreja até 4ª feira Santa de manhã. Desde já obrigado.

2. VISITAS DO ESPÍRITO SANTO NA RIBEIRA BRAVA EM 2015

24 MAIO - 7ª VISITA - PENTECOSTES
VILA - NÃO TEM FESTEIRO

CABOUCO, FONTE PINHEIRO, CRUZ E CALDEIRA - TEM FESTEIRA
POMAR DA ROCHA - TEM FESTEIRO(VENEZUELA)

31 MAIO - FURNA - TEM FESTEIRO

NB. Nos sítios que faltam festeiros era de bom tom que alguém se disponha a fazer este serviço!...

3. MESA DA PALAVRA - EVANGELHOS DA SEMANA SANTA
RAMOS E TRÍDUO PASCAL

Domingo de Ramos: Mc 15, 1-39
Quinta feira Santa: Jo 13, 1-15
Sexta Feira Santa: Jo 18, 1-19,42
Sábado Santo: Mc 16,1-8
Domingo de Páscoa : Jo 20, 1-9

4.RENÚNCIA QUARESMAL destina-se este ano para o Fundo Social Diocesano e para o "Projeto + Criança", uma rede de Centros de Recuperação Nutricional da Igreja Católica a Guiné-Bissau.

Peço que com os envelopes da Renúncia Quaresmal se leve também o Novo Testamento com o símbolo dos 500 anos. Trata-se de educar-se através da Palavra de Deus, que deve estar à mão de semear!

VOTOS DE BOA SEMANA SANTA E SANTA PÁSCOA