Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial

Historial

9350-214 Ribeira Brava

Ora et Labora

Perda de tempo!...
Sabemos do muito esforço que as famílias, as comunidades e as paróquias realizam para a transmissão da Fé aos mais novos. São muitos meios que são postos à disposição e ao serviço destes. Penso em especial nas catequistas que semanalmente se deslocam para ensinarem a catequese: na Vila, na Apresentação e Ave Maria. Penso também na organização dos dez anos de catequese para o Crisma, ano em que completam este ciclo, passando a responsabilidade da formação cristã para o nível pessoal, visto que assume a vivência da fé cristã. Para quem desejar mais, há sempre ofertas formativas, mas isso parece ser coisa de "somenos e passa ao lado", mas não devia ser assim. Pede-se aos pais que assumam a sua responsabilidade de educadores da fé. A catequese na paróquia é uma colaboração não uma substituição dos pais. Aqui falta sempre tempo, mas ponha-se a mão na consciência se o melhor tempo não é o que passam com os filhos? Tudo depende como se ensina a estar juntos. O "crivo dos pais" é preponderante para a vivência dos valores humanos e cristãos. Saibam e queiram os pais viver este papel.
Num destes dias tive uma boa história de alguém que ia fazer a Primeira Comunhão e a Srª Catequista dizia: «Tens que vir à missa, não faz sentido fazeres a 1ª Comunhão se não vens à missa. - para quê, responde a criança - a minha mãe diz que ir à missa é uma perda de tempo! Estejam descansados que não foi na Ribeira Brava, desta vez foi nas Desertas que isto foi dito! Ó tempos, ó costumes que são estes de hoje, diria Catilina, onde estamos e para onde vamos? Será só por causa da festa que se faz uma 1ª comunhão, profissão de Fé ou crisma. Com esta crise, é melhor ficar quieto! Para quê gastar tanto em fatos só por uma hora (não estou a contar com o tempo das fotografias!)Talvez não seja perda de tempo, uma vez que estes momentos da Fé até são vistos como uma boa passerelle! Estarei a exagerar! Talvez. Não penso andar longe da realidade! Deus o sabe. Pedir coerência não é demais. Tudo faz parte da festa, mas tem o seu quê. Como pedir bons comportamentos e boas práticas aos mais novos se falta bom senso aos grandes? Deus nos ajude e nos acuda!

P.Trindade,scj

VIDA PAROQUIAL

1. VISITAS DO ESPÍRITO SANTO NA RIBEIRA BRAVA EM 2015

26 ABRIL - 3ª VISITA
CUZ BANDA ALÉM - TEM FESTEIRO
ESPIGÃO - TEM FESTEIRO - Missa às 19h30.
FAJÃ URTIGA - TEM FESTEIRA

03 MAIO - 4ª VISITA
TERÇA, MORENO, FAJÃ DAS FLORES - TEM FESTEIRA
LOMBO CESTEIRO - TEM FESTEIRA
FAJÃ DA RIBEIRA - TEM FESTEIRO

10 DE MAIO -5ª VISITA
MURTEIRA - TEM FESTEIRO
COVA E CAMINHO CHÃO - TEM FESTEIRO

17 MAIO - 6ª VISITA
MURO E MOINHOS - TEM FESTEIRO PARA 1 GRUPO.

24 MAIO - 7ª VISITA - PENTECOSTES
VILA - NÃO TEM FESTEIRO
CABOUCO, FONTE PINHEIRO, CRUZ E CALDEIRA - TEM FESTEIRA
POMAR DA ROCHA - TEM FESTEIRO(VENEZUELA)

31 MAIO - FURNA - TEM FESTEIRO

2. Semana das Vocações - Termina neste Domingo, mas o essencial continua. O Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol promove uma Vigília pelas vocações na 6ª feira, dia 22 de Maio, pelas 20h30 na igreja da Ribeira Brava.

3. CONVIDA-SE a quem faz o IRS que ajude o Lar, indicando 0,5 do seu IRS, sem pagar mais por isso, ao Centro Social e Paroquial de São Bento da Ribeira Brava com NIF. 511 058 110. Basta preencher o quadrado indicado. Obrigado desde já!

4. Encontro de Pais de 1ª Comunhão, Profissão de Fé e Crisma no Domingo, 3 de Maio, após a missa das 10h. As catequistas da 1ª Comunhão, Profissão de Fé e Crisma têm encontro na 4ª feira, 29 Abril pelas 19h30 no Salão.

3. MESA DA PALAVRA

1ª Leitura: Act 4, 8-12 - Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, 9 já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e sobre o modo como ele foi curado, 10 ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós. 11 Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se transformou em pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar.»

Salmo: Sl 117(118)- A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular.

2ªLeitura: 1Jo 3,1-2 - Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, ao ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele. 2 Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos como Ele é.

Evangelho: Jo 10, 11-18 - Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, 13 porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, 15 assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também a estas Eu preciso de trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho, um só pastor. 17 É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida e por haver de retomá-la. 18 Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

→[No mês de Maio celebraremos o terço na igreja às 20h. Não há no fim de semana. Nas capelas pode-se também rezar o terço, combinando a hora com as pessoas que se encarregam de zelar pelos espaços..]