Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial
 
 
 
Menu Principal
Inicial
Historial
Horário Litúrgico
Ora et Labora
Actividades
Fotografias
Centro Social
Links Gerais
Paroquia da Ribeira Brava
Missa Nova
Museu
Casamentos
Baptismo
Horário da Catequese
Celebrações da Catequese
Projecto Pastoral
Oração da S- Bento
Quem está Em Linha
Estatísticas
Visitas: 226948
Contactos

Telf - 291 952 172
Fax - 291 957 958
Sugestões - paroquia_ribeirabrava
@netmadeira.com

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

 
Inicial
Descrição
Ora et Labora

«Tradições Quaresmais! …»

A Quaresma é um período espiritual e humanamente forte, cheio de usos, tradições e imagens que nos transportam ao silêncio, à interioridade, à reflexão, à meditação e à contemplação, muito ao gosto do nosso povo. É certo que precisamos de algo que nos recordo e nos leve ao alto, capaz de encher a mente e o coração. Aqui vejo e penso nalgumas tradições muito ao nosso jeito e que nos empurram a levar a vida com outra visão e ação. Estou a pensar que ao entrarmos na igreja vemos algo diferente e que nos chama a atenção. Nunca é demais recordar o que nos ajuda a viver a Quaresma.
Senhor da Cana Verde-Ecce Homo: Na narrativa da paixão os Evangelhos mostram Jesus apresentado ao povo por Pilatos com um manto de púrpura e coroado de espinhos, como troça e gozo aos judeus. Sabemos que Jesus é Rei não ao modo humano, mas ao modo de Deus: Servir. Na tradição coloca-se uma cana verde, o cetro (bastão), sinal de poder, não como entedia Pilatos e os judeus.
Senhor dos Passos - Jesus no andor coroado de espinhos e com o manto. Cena que nos leva ao caminho do Calvário, caminhos sempre sofredor e horrendo. Só por amor se compreende Jesus.
Cruz com toalha de linho à volta - Cruz que é colocada na igreja neste tempo quaresmal e que acompanha as meditações de cada estação da via Sacra levada por um irmão entre velas.
Mãe Dolorosa - Virgem dolorosa com uma espada a trespassar o coração. Recordamos a Profecia de Simeão no templo (Lc 2)e a Virgem que se encontra com o filho no caminho do Calvário e acompanha-O e está com ele crucifixão.
Esquifo - Recorda Jesus morto, realidade bem humana assumida por Jesus e que ganha vida na Sua Ressurreição. Imagem levada na procissão do «Enterro do Senhor» e que está em exposição neste tempo para recordar a brevidade da nossa vida.
Via Sacra - Tradicionalmente são 14 as estações de Via Sacra e hoje fazemos 15 (a última meditamos na Ressurreição de Jesus) Trata-se de meditar os «passos» os sofrimentos de Jesus por nós! Esta devoção é tradicionalmente feita nas sextas feiras da Quaresma. Permite-nos acompanhar Jesus na Via Dolorosa para cumprir o mistério da Redenção.
Tudo o que contribui para a nossa devoção e conversão é sempre bom!
Pe. Trindade,scj


LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura: Gn 22,1-2.9.10-13.15-18 - Após estas ocorrências, Deus pôs Abraão à prova, e chamou-o: «Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou.» 2 Deus disse: «Pega no teu filho, no teu único filho, a quem tanto amas, Isaac, e vai à região de Moriá, onde o oferecerás em holocausto, num dos montes que Eu te indicar. 9 Chegados ao sítio que Deus indicara, Abraão construiu um altar, dispôs a lenha, atou Isaac, seu filho, e colocou-o sobre o altar, por cima da lenha. 10 Depois, estendendo a mão, agarrou no cutelo, para degolar o filho. 11 Mas o mensageiro do Senhor gritou-lhe do céu: «Abraão! Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou.» 12 O mensageiro disse: «Não levantes a tua mão sobre o menino e não lhe faças mal algum, porque sei, agora, que, na verdade, temes a Deus, visto não me teres recusado o teu único filho.» 13 Erguendo Abraão os olhos, viu, então, atrás dele, um carneiro preso pelos chifres a um silvado. Foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto, em substituição do seu filho. 15 O mensageiro do Senhor chamou Abraão do céu, pela segunda vez, 16 e disse-lhe: «Juro por mim mesmo, declara o Senhor, que, por teres procedido dessa forma e por não me teres recusado o teu filho, o teu único filho, 17 abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Os teus descendentes apoderar-se-ão das cidades dos seus inimigos. 18 E todas as nações da terra se sentirão abençoadas na tua descendência, porque obedeceste à minha voz.»

2ª Leitura: Rom 8,31-34 - Que mais havemos de dizer? Se Deus está por nós, quem pode estar contra nós? 32 Ele, que nem sequer poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não havia de tudo nos oferecer juntamente com Ele? 33 Quem irá acusar os eleitos de Deus? Deus é quem nos justifica! 34 Quem irá condená-los? Jesus Cristo, aquele que morreu, mais, que ressuscitou, Ele é quem está à direita de Deus, é quem intercede por nós?

Evangelho: Mc 9, 2-10 - Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles. 3 As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim. 4 Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele. 5 Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias.» 6 Não sabia que dizer, pois estavam assombrados. 7 Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.» 8 De repente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles. 9 Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos. 10 Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar de entre os mortos.

VIDA PAROQUIAL

1. ACONTECE EM MARÇO

07. Festa Bem Aventuranças do 7º Ano Catequese-17h
08. Dia do Doente na Missa das 10h.
14. Via Sacra da Catequese para todos os anos - 17h
15. Início da Semana de São Bento com a procissão dos Passos - 17h
16 a 20 - Novenas de São Bento - 19h30. 19-São José,Dia do Pai - 20h.
21. Confissões catequese às 10h. Véspera da Festa de São Bento - 20h.
22. Festa de São Bento: Missa e Procissão às 15H
29. Domingo de Ramos

2. VIA SACRA realiza-se em cada sexta feira da Quaresma. No dia 27 de Fevereiro e no dia 20 de Março a Via Sacra é feita na missa das 8h. Nas outras sextas a Via Sacra é às 17h30 seguida de missa.

3. DIA DO DOENTE no Domingo, 8 de Março na Missa das 10h, 3º Domingo da Quaresma. Pede-se aos familiares que tragam os seus doentes à igreja. Os doentes agradecem esta atenção!

4. Na Semana de São Bento só há missa às 8h na sexta feira. As novenas de preparação da festa com pregação são às 19h30. Todos convidados para este tempo forte de Quaresma. Cosias para fazer há sempre!...

7. RETIRO DE QUARESMA no Colégio Missionário, Funchal, aberto a casais, famílias, catequistas, Jovens e movimentos, Domingo, dia 1 de Março das 10h às 17h com o tema: "Fortalecer os corações" (Tg 5,8). Quem desejar participar é favor comunicar para o Pe. Alcindo, Colégio Missionário através do Tel. 291 22 10 23

RENÚNCIA QUARESMAL destina-se este ano para o Fundo Social Diocesano e para o "Projeto + Criança",
uma rede de Centros de Recuperação Nutricional da Igreja Católica na Guiné-Bissau.

Peço que com os envelopes da Renúncia se leve também o Novo Testamento com o símbolo dos 500 anos. Trata-se de educar-se através da Palavra de Deus, que deve estar à mão de semear!