Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial
 
 
 
Menu Principal
Inicial
Historial
Horário Litúrgico
Ora et Labora
Actividades
Fotografias
Centro Social
Links Gerais
Paroquia da Ribeira Brava
Missa Nova
Museu
Casamentos
Baptismo
Horário da Catequese
Celebrações da Catequese
Projecto Pastoral
Oração da S- Bento
Quem está Em Linha
Estatísticas
Visitas: 204109
Contactos

Telf - 291 952 172
Fax - 291 957 958
Sugestões - paroquia_ribeirabrava
@netmadeira.com

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

 
Inicial
Descrição
Ora et Labora

«Mais importante!...»


O mês de Agosto traz as férias e com elas o reencontro das famílias, amigos e conhecidos. Entre nós passa por ser um mês de muitas festas dedicadas à Virgem, ao Santíssimo e aos santos. É todo o ambiente, a azáfama e os eventos que proporcionam um clima diferente. Além do retemperar das forças humanas não esquecer de retemperar as espirituais (as igrejas estão sempre no mesmo lugar e as casas também!…) As visitas às festas têm também o sentido de peregrinação, se bem que estejam ligadas aos arraiais, há sempre uma passagem ainda que breve no centro da festa: passagem na igreja/capela. Espero que isto não se esqueça, e lembrem-se a razão do fazer/organizar as festas. Não aconteça que a promessa ao santo "fique pelas capelas dos comes e bebes". Para isso, como diria alguém, os santos já não precisam disso, precisam sim do modo como fazemos estas coisas e aqui está a diferença!
Das muitas coisas que se ouve e vê nestes momentos, aprendi nestes dias uma lição, que não foi dirigida a mim em particular, era para os presentes, mas já agora, aproveito para formação e pensamento para todos. Um homem bem formado diz à mesa do almoço: «Mais importante que a boca que diz as coisas são os ouvidos que ouvem!» Logo outro acrescenta: « Já agora, sabe o sr. padre porque é que Deus deu-nos duas orelhas e só uma boca? Respondi-lhe que era para falar pouco e numa boca quanto mais pequena possível melhor. Diz-me à laia de resposta: «Não senhor, foi para ouvir bem e só falar metade daquilo que se ouve!» Era o mesmo por outras palavras. Diria mais, serve para não aumentar outros pontos! Evite-se o «disse do disse!...». Boas férias, bom trabalho ou bons reencontros de família.

Pe. Trindade,scj


AO RITMO DA PALAVRA

Evangelho Domingo 3 Agosto Mt 14, 13-21 - Tendo ouvido isto, Jesus retirou-se dali sozinho numa barca, para um lugar deserto; mas o povo, quando soube disto, seguiu-o a pé, desde as cidades. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de misericórdia para com ela, curou os seus enfermos. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Este sítio é deserto e a hora já vai avançada. Manda embora a multidão, para que possa ir às aldeias comprar alimento.» Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmos de comer.» Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» «Trazei-mos cá» -disse Ele. E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobejou, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Evangelho Domingo 10 Agosto: Mt 14,22-32: Depois, Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só. A barca encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitada pelas ondas, pois o vento era contrário. De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-no caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» E gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» -disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo da barca, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, por que duvidaste?» E, quando entraram na barca, o vento amainou.

Evangelho Domingo 17 Agosto: Mt 15,21-28 - Jesus partiu dali e retirou-se para os lados de Tiro e de Sídon. Então, uma cananeia, que viera daquela região, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem misericórdia de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio.» Mas Ele não lhe respondeu nem uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-lhe com insistência: «Despacha-a, porque ela persegue-nos com os seus gritos.» Jesus replicou: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.» Mas a mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: «Socorre-me, Senhor.» 26 Ele respondeu-lhe: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros.» 27 Retorquiu ela: «É verdade, Senhor, mas até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» 28 Então, Jesus respondeu-lhe: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como desejas.» E, a partir desse instante, a filha dela achou-se curada.

 

VIDA PAROQUIAL

1. MATRÍCLAS NAS AUALAS MORAL E RELIGIÃO-EMRC
- para «os alunos e as alunas» do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário. Lanço o apelo aos pais e aos avós que peçam também a matrícula na Disciplina de EMRC na Escola em que estão matriculados os jovens. Esta Não dispensa a Catequese, antes complementa.

2. INSCRISÇÕES PARA A CATEQUESE para as crianças que vêm pela 1ª vez a partir de 19 Julho no Horário do Cartório: 4ª 5ª e 6ª feira, 8h30-11h e fins de semana, antes e após as missas. Favor trazer a cédula do Baptismo no acto da inscrição. As outras crianças já estão inscritas e por isso não precisam de fazer a matrícula.

3. Passeio Paroquial: Domingo 3 de Agosto de 2014. Preço. 8.50€ pp.
Percurso: Ribeira Brava (saída 8h30 junto ao adro), via expresso: Ponta do Sol, Madalena, Arco, Calheta (vila), Estreito, Prazeres (Missa e almoço), Raposeira, Ponta do Pargo, Achadas da Cruz, Santa, Porto Moniz, Seixal, S. Vicente, Chão dos Louros ou Túnel, Serra de Água e Ribeira Brava.

4. O dia 15 de Agosto é dia santo e feriado. As missas: às 7h,10h e 17h30. A missa da véspera às 17h30. Não há às 8h.

5. PEREGRINAÇÃO à Polónia de 22 a 30 de Agosto de 2014.
"Nos Caminhos de João Paulo II"
Ainda há lugares!
Inscrições na Bravatour. Preço por pessoa: 1.400,00€, regime de pensão completa e viagem, excepto bebida às refeições.
Funchal-Lisboa Varsóvia (avião), Wadowice, Kalwiar, Zakopane, Ludzmierz, Wielickza, Nova Huta, Auschwitz, Lagiewniki, Cracóvia, Varsóvia, Lisboa, Funchal (avião). Documentos. BI/CC/Passaporte. Recomenda-se Cartão Europeu de Saúde.

6. AS BOAS VINDAS a Emigrantes e Visitantes. A este propósito recordo a Regra de S. Bento sobre a hospitalidade: «Todos os hóspedes que se apresentam sejam recebidos como se fosse o próprio Cristo. E a cada um sejam prestadas as honras convenientes!....»