Pagina Inicial Ora Et Labora Horário Liturgico Projecto Pastoral Museu Casamento Baptismo Fotografias Historial
 
 
 
Menu Principal
Inicial
Historial
Horário Litúrgico
Ora et Labora
Actividades
Fotografias
Centro Social
Links Gerais
Paroquia da Ribeira Brava
Missa Nova
Museu
Casamentos
Baptismo
Horário da Catequese
Celebrações da Catequese
Projecto Pastoral
Oração da S- Bento
Quem está Em Linha
Estatísticas
Visitas: 220203
Contactos

Telf - 291 952 172
Fax - 291 957 958
Sugestões - paroquia_ribeirabrava
@netmadeira.com

Morada - Rua Comachos Nº20
9350-214 Ribeira Brava

 
Inicial
Descrição
Ora et Labora

« Dai-nos as Festas felizes!...»

As Missas do Parto são para todos nós a porta e ao mesmo tempo a celebração do Natal. Trata-se de uma bela antecipação celebrada e vivida com toda a tradição natalícia e condimentada com o convívio e a confraternização entre as pessoas nas comunidades paroquiais. Assim testemunhamos e vivemos a nossa devoção à Virgem sob a invocação de Virgem do Parto, a Bem-aventurada de Deus Pai. Saboreamos desde já o tal gostinho de Natal, apesar de sabermos que o "Natal acontece todos os dias" desde que façamos que isso aconteça.
Celebrar o Natal é reconhecer que Deus nasce "Menino", na fragilidade de Criança, deixa-se embalar pelos homens e embala os homens para Deus-Pai, na ternura e na inocência do "Menino Jesus". Deus confia-se a um casal humano, Maria e José para «olhar» pela Sua humanidade, na qual nos convida a contemplar o Deus-Amor, que nos achou tão importantes, que desceu do céu à terra para elevar-nos da terra ao céu (St. Ireneu). Seja este Natal celebrado em família com o presépio ou com a Lapinha, nas nossas casas e ambientes, pedindo ao Menino e predispondo os nossos corações alterosos ou bondosos, para que venha habitar-nos e a todos encante a ternura de Deus na sua imagem contemplada, meditada e rezada no presépio.
Associamos as famílias a esta festa tão peculiar e cara. É sem dúvida a festa de todos os que constroem e promovem as famílias. Se Deus necessitou de uma família para habitar este mundo, diz a necessidade de honrar e preservar este núcleo humano tão querido a Deus. Saibamos valorizar e estimar a família como bela imagem da família trinitária. Seja um momento ímpar dos membros poderem viver unidos e haja a hombridade de ultrapassar as dificuldades em maior ou menor grau, para dar lugar à paz, à harmonia e à concórdia, condições que fazem o Natal acontecer. Desejo aos ribeirabravenses e a quanto nos visitam umas Santas e Felizes Festas de Natal na alegre contemplação e aceitação do Deus que "se fez carne e habitou entre nós" (S. João), desejoso de construir o Seu templo no homem a fim de colocar Deus nos homens( S. Clemente de Alexandria). Sejam festas com alegria, amor e unção!

Pe. Trindade,scj


LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura: Is 61, 1-2.10-11. O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me consagrou: enviou-me para levar a boa nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados, e a liberdade aos prisioneiros; 2 para proclamar o ano da graça do Senhor, o dia em que o nosso Deus fará justiça; para consolar os tristes, 10 Rejubilo de alegria no Senhor, e o meu espírito exulta no meu Deus, porque me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de triunfo. Como um noivo que cinge a fronte com o diadema, e como uma noiva que se adorna com as suas jóias. 11 Porque, assim como a terra faz nascer as plantas, e o jardim faz brotar as sementes, assim o Senhor Deus faz germinar a justiça e o louvor diante de todas as nações.

2ª Leitura: 1 Tes 5, 16-24 - Sede sempre alegres. 17 Orai sem cessar. 18 Dai graças em tudo, pois esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, a vosso respeito. 19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo, guardai o que é bom. 22 Afastai-vos de toda a espécie de mal. 23 Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e todo o vosso ser — espírito, alma e corpo — se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é aquele que vos chama: Ele o há-de realizar.

Evangelho III Domingo Advento: Jo 1,6-8.19-28. 6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. 8 Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz. 9 O Verbo era a luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina. 19 Este foi o testemunho de João, quando as autoridades judaicas lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Tu quem és?» 20 Então ele confessou a verdade e não a negou, afirmando: «Eu não sou o Messias.» 21 E perguntaram-lhe: «Quem és, então? És tu Elias?» Ele disse: «Não sou.» «És tu o profeta?» Respondeu: «Não.» 22 Disseram-lhe, por fim: «Quem és tu, para podermos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?» 23 Ele declarou: «Eu sou a voz de quem grita no deserto: 'Rectificai o caminho do Senhor', como disse o profeta Isaías.» 24 Ora, havia enviados dos fariseus, que lhe perguntaram: 25 «Então por que baptizas, se tu não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» 26 João respondeu-lhes: «Eu baptizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27 É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.» 28 Isto passou-se em Betânia, na margem além do Jordão, onde João estava a baptizar.

VIDA PAROQUIAL

1 MISAS DO PARTO DE 15 A 23 DE DEZEMBRO, 6H

2ª feira,15 Dezembro - VALE E BARREIRO - 6H

3ª feira, 16 Dezembro - VILA -6H

4ª feira, 17 Dezembro - MURO, MOINHOS E MURTEIRA -6H

5ª feira, 18 Dezembro - MEIA LÉGUA, FAJÃ DA RIBEIRA E ESPIGÃO, 6H

6ª feira, 19 Dezembro - PICO,CRUZ BANDA ALÉM,LOMBO CESTEIRO,6H

Sábado, 20 Dezembro - ACHADA E APRESENTAÇÃO

Domingo, 21 Dezembro - FAJÃ URTIGA, PICO FERREIRO, FONTE CRUZADA, FAJÃ CEREJO, FURNA E POMAR DA ROCHA, 6H

2ª feira, 22 Dezembro CRUZ E CALDEIRA, FONTE PINHEIRO, CABOUCO, TERÇA, MORENO, PEDRA MOLE E FAJÃ DAS FLORES, 6H

3ª feira,23 Dezembro - COVA E CAMINHO CHÃO, 6H

4ª feira, 24 Dezembro - 12H MISSA NATAL (AVÓS E NETOS) 22H -
Abertura igreja-22H, Romagens-23H, MISSA DO GALO-24H

NATAL, 8H30- Apresentação, 10H-Vila e 11H - Avé Maria

Para os que querem e podem colaborar com sapatinhos e outras flores, para enfeitar a igreja para as festas de Natal, é favor trazer para a igreja até 2ª feira, 22 Dezembro. Obrigado.

NB. Os Encarregados dos sítios façam o favor de tirar as ofertas para as Missas do Parto. O salão paroquial está disponível para os sítios fazerem o convívio com a ajuda de todos. É o momento de tirar o pó dos instrumentos musicais e de afinar as gargantas. Haja festa com paz, alegria e compreensão!

2. A Catequese tem a sua Festa de Natal no dia 27 de Dezembro às 17h na igreja matriz. O encontro de Natal de Catequistas faz-se em Janeiro de 2015.

3. O Concerto de Natal é no Sábado, 27 de Dezembro, 20h30 na Igreja Matriz. Todos estão convidados.