O Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium reflete sobre a ressurreição. Transcrevo os números  276 e 278 para uma leitura atenta:

«..a ressurreição não é algo do passado; contém uma força de vida que penetrou o mundo. Onde parecia que tudo morreu, voltam a aparecer por todo o lado os rebentos da ressurreição. É uma força sem igual. É verdade que muitas vezes parece que Deus não existe: vemos injustiças, maldades, indiferenças e crueldades que não cedem. Mas também é certo que, no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz fruto. Num campo arrasado, volta a aparecer a vida, tenaz e invencível. Haverá muitas coisas más, mas o bem sempre tende a reaparecer e espalhar-se. Cada dia, no mundo, renasce a beleza, que ressuscita transformada através dos dramas da história. Os valores tendem sempre a reaparecer sob novas formas, e na realidade o ser humano renasceu muitas vezes de situações que pareciam irreversíveis. Esta é a força da ressurreição, e cada evangelizador é um instrumento deste dinamismo.» (276)

«A fé significa também acreditar n’Ele, acreditar que nos ama verda- deiramente, que está vivo, que é capaz de intervir misteriosamente, que não nos abandona, que tira bem do mal com o seu poder e a sua criatividade infinita. Significa acreditar que Ele caminha vitorioso na história «e, com Ele, estarão os chamados, os escolhidos, os fiéis» (Ap 17, 14). Acreditamos no Evangelho que diz que o Reino de Deus já está presente no mundo, e vai-se desenvolvendo aqui e além de várias maneiras: como a pequena semente que pode chegar a transformar-se numa grande árvore (cf. Mt 13, 31-32), como o punhado de fermento que leveda uma grande massa (cf. Mt 13, 33), e como a boa semente que cresce no meio do joio (cf. Mt 13, 24-30) e sempre nos pode surpreender positivamente: ei-la que aparece, vem outra vez, luta para florescer de novo. A ressurreição de Cristo produz por toda a parte rebentos deste mundo novo; e, ainda que os cortem, voltam a despontar, porque a ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. Não fiquemos à margem desta marcha da esperança viva! »(278)

Que a alegria que o Espírito Santo nos traz seja contagiante e a todos cumule dos seus dons.

. VISTAS DO ESPÍRITO SANTO

DOMINGO, 29 DE ABRIL

CRUZ BANDA ALÉM – Tem Festeiros

POMAR DA ROCHA – Tem Festeiros

DOMINGO, 6 DE MAIO

CABOUCO, FONTE PINHEIRO, CRUZ E CALDEIRA – Tem Festeira

MURTEIRA – Ainda não tem Festeiro

ESPIGÃO – Tem Festeira

DOMINGO, 13 DE MAIO

FURNA – Tem Festeiros

MURO E MOINHOS 1-Tem Festeiro.

MURO E MOINHOS 2-Tem Festeiro

DOMINGO 20 DE MAIO

VILA 1 – Tem Festeira

VILA 2 – Ainda não Tem Festeiro

MORENO,TERÇA, PEDRA MOLE E FAJÃ DAS FLORES – Tem Festeira

❷.Terço no mês de maio de 2ª a 6ª feira, às 20h na igreja. Nas capelas combinar a hora com as encarregadas. Aceita-se flores para o altar de Nª Sª de Fátima.

❸. Agenda de abril

28 de abril.  Festa Obras de Misericórdia(9º ano), 17H30

29 de abril – Reunião de Pais da 1ª Comunhão e Profissão de Fé após a missa das 10H.

❹.agenda de Maio

1. Aniversário da Banda, 10H. Aniversário concelho Ribeira Brava

7. Festa da Escola Pe. Manuel Álvares, 09H30

1. 12. Missa e Procissão Velas em honra de Nª Sª de Fátima, 20H
  2. 20. Festa do Espírito Santo-Pentecostes, 10H

Mesa da Palavra – Ano B – V Domingo de Páscoa

1ª Leitura: Act 9, 26-31 – Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos os temiam, por não acreditarem que fosse discípulo. Então, Barnabé tomou-o consigo, levou-o aos Apóstolos e contou-lhes como Saulo, no caminho, tinha visto o Senhor, que lhe tinha falado e como em Damasco tinha pregado com firmeza em nome de Jesus. A partir desse dia, Saulo ficou com eles em Jerusalém e falava com firmeza no nome do Senhor. Conversava e discutia também com os helenistas, mas estes procuravam dar-lhe a morte. Ao saberem disto, os irmãos levaram-no para Cesareia e fizeram-no seguir para Tarso. Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e vivendo no temor do Senhor e ia crescendo com a assistência do Espírito Santo.

2ª Leitura: 1Jo 3, 18-24 –  Meus filhos não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade. Deste modo saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante de Deus; porque, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. Caríssimos, se o coração não nos acusa, tenhamos confiança diante de Deus e receberemos d’Ele tudo o que Lhe pedirmos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe é agradável. É este o seu mandamento:  acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu.

Evangelho: Jo 15, 1-8Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».